CUFA Empreenda: cursos gratuitos de capacitação acontecem entre maio e junho

 CUFA Empreenda: cursos gratuitos de capacitação acontecem entre maio e junho

Idealizado pela Central Única das Favelas projeto oferece aulas virtuais e presenciais com temáticas voltadas para o público empreendedor



                Seguindo novo mote, “Jornada do Empreendedor”, a partir de 8 de maio, o Cufa Empreenda realiza novas oficinas de capacitação, em modo híbrido, ou seja, o primeiro módulo do projeto promove 4 encontros virtuais que acontecem no canal da instituição e o segundo proporciona os demais encontros presenciais, no Sesc Ceilândia, com uma equipe de profissionais de referência. As inscrições devem ser realizadas pelo site da entidade (https://cufadf.com.br/ ).

                A programação conta com 8 distintos cursos, como Redes Sociais, Gestão Financeira, Plano de Negócios e Oficina de Co criação, por exemplo, além de monitorias individuais com os professores. A proposta para esta temporada do Empreenda é que os alunos participem de toda a formação já que as aulas foram pensadas e construídas para serem complementares, promovendo assim uma ampla capacitação para aqueles que empreendem ou sonham com o próprio negócio.

                O valioso projeto – iniciado em 2020, no marco do concurso de beleza Top Cufa-DF – ofereceu ao público empreendedor de Brasília formações gratuitas em diferentes edições que aconteceram em 2021 e 2022. Este ano, o projeto segue a todo vapor alçando novos voos. A novidade nesta edição é que, para as pessoas que não se inscreveram nas oficinas virtuais e têm interesse em adquirir o conhecimento compartilhado, a Central irá disponibilizar as aulas no site da organização, tornando assim o conhecimento ainda mais acessível.

                Essa nova fase, idealizada para expandir o alcance do projeto, é promovida pela Central Única das Favelas do Distrito Federal (Cufa/DF), em parceria com o Projeto SA e com o Ministério Público do Trabalho. Como explica o próprio presidente da Cufa-DF, Bruno Kesseler, “nosso objetivo principal, com a edição Jornada do Empreendedor, é dar continuidade a um trabalho muito importante e que tem dado resultados muito positivos. Um projeto que realizamos há três anos com as comunidades periféricas. Nossa proposta é a de expansão permanente, porém, buscando sempre maior qualidade”.

Cronograma dos Cursos

Módulo I - Online e ao vivo

Curso: Você e Seu Negócio na Prática.

·         Data:  8 de maio (segunda-feira)

·         Horário: 19h30 às 21h30

·         Duração: 2h.

·         Local: Canal Cufa DF.

·         Professora: Angelica Diano.

·         Sobre a oficina: “Você e Seu Negócio na Prática” é a oficina de introdução da Jornada do Empreendedor. E assim como uma jornada, é nessa aula que proporcionamos aos alunos, conceitos básicos para começar e manter um negócio. A proposta é fazer uma análise específica e detalhada para que o caminho seja de bons frutos.

Curso: Ferramentas de Gestão para o Sucesso.

·         Data:  15 de maio (segunda-feira)

·         Horário: 19h30 às 21h30

·         Duração: 2h.

·         Local: Canal Cufa DF.

·         Professor: Leo Ornelas.

·         Sobre a oficina: agora que já sabemos para onde vamos e temos um plano, precisamos de ferramentas que nos auxiliem durante essa jornada. Quais são os equipamentos e tecnologias que irão auxiliar o próprio negócio? Essa e outras questões serão respondidas e experimentadas neste encontro.

Curso: Redes Sociais.

·         Data:  22 de maio (segunda-feira)

·         Horário: 19h30 às 21h30h

·         Duração: 2h.

·         Local: Canal Cufa DF.

·         Professora: Tauana Oliveira.

·         Sobre a oficina: se tem algo que o empreendedor quer é vender. Ele precisa desse combustível para continuar a jornada. E, hoje em dia, sabemos que um excelente caminho para as vendas são as redes sociais. É muito importante que o empreendedor conheça o funcionamento das redes sociais e tudo o que ela engloba para colaborar com o crescimento do negócio.

 

Curso: Gestão Financeira - Valores e Custos.

·         Data:  29 de maio (segunda-feira)

·         Horário: 19h30 h às 21:30h

·         Duração: 2h.

·         Local: Canal Cufa DF.

·         Professora: Lai Santiago.

·         Sobre a oficina: chegamos na fase da jornada em que precisamos falar de dinheiro. É aqui, neste encontro, onde vamos aprender a lidar com a gestão financeira da nossa empresa. Quais os aspectos devem ser priorizados, como e quais os critérios para precificar produtos e serviços.

Módulo II - Presencial

Curso:  Plano de Negócios I

·         Data:  10 de junho (sábado)

·         Horário: 09 às 12h

·         Duração: 3h

·         Local: Sesc Ceilândia.

·         Sobre a oficina: no segundo módulo da Jornada do Empreendedor, o projeto dará continuidade às capacitações com os encontros presenciais. Nesta etapa as seguintes perguntas irão basear a primeira aula:  O que preciso saber para vender mais? Como me comunicar para alcançar minha meta de vendas?

Exemplos do dia a dia, referências de livros, vídeos, cases de sucesso e dinâmicas de interação, farão parte da aula presencial. O objetivo é desenvolver as habilidades de comunicação e persuasão.

Curso:  Plano de Negócios II

·         Data:  11 de junho (domingo)

·         Horário: 09 às 12h

·         Duração: 3h

·         Local: Sesc Ceilândia.

·         Sobre a oficina:  "É hora do Pitch". A prática de olhar para as pessoas, enxergar possíveis clientes e trabalhar a comunicação efetiva no processo de vendas são estratégias que farão parte da nossa jornada. Neste momento faremos mais um dia de treinamento prático do pitch de vendas.

Curso:  Formalização Fomentos e Portfólio

·         Data:  17 de junho (sábado)

·         Horário: 09 às 12h

·         Duração: 3h

·         Local: Sesc Ceilândia.

·         Sobre a oficina:  e agora, quais as possibilidades de expansão da minha empresa? O processo de formalização e entendimento das leis de trabalho e de alternativas de fomentos vão ajudar seu negócio a estar cada vez mais profissional.

Curso: Oficina de Co criação e Simpósio

·         Data:  18 de junho (domingo)

·         Horário: 09 às 15h

·         Duração: manhã e tarde.

·         Local: Sesc Ceilândia.

·         Sobre a oficina: Último encontro, chegamos ao fim de nossa jornada. Neste momento vamos construir, em equipe, uma grande ideia de negócios para trabalharmos a nossa criatividade. A dinâmica acontece com atividades práticas que vão envolver todo o processo da jornada até aqui, do olhar para o seu negócio até a formalização. E na finalização do dia de trabalho, teremos um grande encontro com nomes que são grandes referências do empreendedorismo.



Serviço – Cufa Empreenda – Jornada do Empreendedor

Módulo I

Data: 8 a 29 de maio (sempre às segundas)

Horário: 19h30 às 21h30

Local: Canal Cufa DF - https://www.youtube.com/c/CUFADF

Inscrições: https://cufadf.com.br/site/?page_id=4712

Módulo II

Data: 10 a 18 de junho (sábados e domingos)

Local: Sesc Ceilândia

Inscrições: https://cufadf.com.br/site/?page_id=4712

 

Comentários