CONVOCATÓRIA | Últimos dias para a inscrição no programa na residência artística 'O(s) MOVIMENTO(s) INDÍGENA(s) DO BRASIL COMO TEATRO DOCUMENTAL'

 


Oportunidade de intercâmbio para artistas indígenas e não indígenas

durante o mês de junho e julho de 2023

O TePI - Teatro e os povos indígenas convoca artistas de todo o Brasil para participação na residência artística O(s) MOVIMENTO(s) INDÍGENA(s) DO BRASIL COMO TEATRO DOCUMENTAL, a ser conduzida pela diretora e pesquisadora chilena e Mapuche Paula González Seguel. A residência resultará na criação de um experimento cênico sobre histórias do(s) movimento(s) indígena(s) do Brasil, a ser apresentado na programação da mostra artística do TePI.

O intuito da residência é criar narrativas cênicas a partir de um levantamento sensível da trajetória e ativismo de lideranças indígenas no contexto político brasileiro, perpassando pelos pontos-chave como a luta pela demarcação e retomada de territórios, a inclusão de direitos na Constituição de 88, as organizações jurídicas com representatividade indígena, o ativismo pela questão ambiental, momentos históricos que deflagram o genocídio dos povos no país, a evolução das candidaturas indígenas até a criação do Ministério dos Povos Indígenas, entre outros. Neste processo, o grupo irá priorizar pelo estudo de materiais e referencial bibliográfico contemporâneos e decoloniais cuja autoria seja de pensadores indígenas, possibilitando desta forma a prática de uma revisão histórica.

Esta residência é uma ação que faz parte do “TePI – Teatro e os povos indígenas” que busca a expansão das propostas teatrais e a valorização do corpo em sua produção estética e política. A curadoria é do líder indígena Ailton Krenak e da diretora artística Andreia Duarte. O resultado da residência será apresentado na programação do TePI que se dará entre os dias 7 a 16 de julho de 2023.

A residência será realizada em formato híbrido, com atividades virtuais e presenciais no Sesc Santo Amaro divididas em 3 etapas. Serão selecionados 10 artistas. Ao menos 5 das vagas existentes serão destinadas a pessoas indígenas.

SOBRE PAULA GONZÁLEZ
Paula González Seguel (1983, Santiago de Chile) é artista e diretora artística da compañía Multidisciplinaria KIMVN Teatro - Música y Audiovisual (2008 - 2023). É mestra em Cine Documental, U. de Chile (2022). Realiza estudos de direção teatral na Teatro la Memoria (2010). É Atriz licenciada em Artes Cênicas pela Universidad Mayor (2009). Desde o ano de 2016, conta com a colaboração entre as Artes e as Ciências Sociais do Centro de Estudios Interculturales e Indígena CIIR, pertencente à Universidad Católica de Chile. É Gestora Cultural do espaço cultural itinerante RUKA KIMVN ( 2016 - 2023).

REALIZAÇÃO OUTRA MARGEM

A OUTRA MARGEM acredita em realizações artísticas que buscam a potência da experiência e da transformação humana. A produtora pretende a reinvenção da vida para o bem-estar social e questiona toda e qualquer violência, seja racial, de gênero, de classe, buscando dignidade para os seres e justiça social. Suas ações são feitas em parcerias com artistas emergentes, curadores e intelectuais que pensam métodos coletivos, tencionam os desafios coloniais e valorizam diferentes formas de existência. Um dos seus principais focos é o diálogo e parceria com criadores, pensadores e ativistas dos povos originários do Brasil e mundo, valorizando os seus conhecimentos como fundamentais na conexão com a vida. As produções perpassam espetáculo, mostra artística, exposição, projeção, pintura em empena, intervenção performática, publicação de livro, artigo, incentivo à pesquisa, formação e ações socioculturais.

Para mais informações: www.outramargem.art


PARCERIAS:
SESC SP
MUSEU DAS CULTURAS INDÍGENAS

Serviço:

Residência Artística

O(s) MOVIMENTO(s) INDÍGENA(s) DO BRASIL COMO TEATRO DOCUMENTAL
Período da residência: 12 de junho a 16 de julho de 2023

Quantidade de selecionados: 10 pessoas, sendo 5 indígenas

Inscrições: até dia 19 de maio de 2023

Resultado dos selecionados: 01 de junho de 2023

Origem da chamada: São Paulo, SP

Abrangência: Brasil (necessário falar português)

Público: artistas indígenas e não indígenas envolvidos com o tema da residência Auxílio/Bolsa: Serão destinadas 5 bolsas (ajuda de custo) no valor de R$ 1.000,00, mediante emissão de Nota Fiscal, aos 5 artistas indígenas selecionados para sua manutenção durante as etapas presenciais da residência;

Convocatória e inscrições aqui.

@outramargem

redes.outramargem@gmail.com

 

Comentários