COMEÇA HOJE - Praças públicas da Zona Sul e Zona Oeste recebem teatro de mamulengos com as Fanfarrosas

 Coletiva Fanfarrosas apresenta teatro de mamulengos em praças públicas de São Paulo

O espetáculo “As Presepadas de Gitirana no Terreiro de Dona Dindinha” será apresentado gratuitamente em praças públicas e quadras da Zona Sul e Zona Oeste de São Paulo. 


Praças públicas da Zona Sul e Zona Oeste recebem teatro de mamulengos com as Fanfarrosas


Nos dias 06, 07, 13 e 14 de maio de 2023, as Fanfarrosas realizam apresentações gratuitas do espetáculo “As Presepadas de Gitirana no Terreiro de Dona Dindinha” no projeto Praças da Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo e Prefeitura de São Paulo.


No dia 06 de maio de 2023 (sábado), às 12h, com entrada gratuita, o grupo se apresenta na Praça Arruda - Rio Pequeno, no Butantã, Zona Oeste de São Paulo. E no domingo, dia 07 de maio, às 12h, a apresentação acontecerá na Quadra da Avenida Celso dos Santos, 1036, na Cidade Ademar, Zona Sul de São Paulo.


No dia 13 de maio de 2023 (sábado), às 10h, o grupo se apresenta no Parque da Selma - Praça Wesley Oliveira - Rua Oscar Barros, 579 - Jardim Itapura, na Cidade Ademar, Zona Sul de São Paulo. E no domingo, dia 14 de maio, às 12h, a apresentação acontece no Parque Linear Feitiço da Vila, que fica na Rua Cortegaca, 25 - Campo Limpo, São Paulo - SP.


Em uma grande festa de encantarias e histórias, “As Presepadas de Gitirana no Terreiro de Dona Dindinha” traz situações e figuras populares da sociedade em seus lugares de destaque e protagonismo dentro do teatro de mamulengo, mesclando culturas paulistas e nordestinas.


O Coletivo Fanfarrosas iniciou sua pesquisa sobre o Mamulengo no Brasil em janeiro de 2022, tendo como inspiração histórias de mulheres retirantes e a cultura popular brasileira. 


Sobre a Coletiva Fanfarrosas

Fanfarrosas nasce em 2019, em uma trajetória de pesquisas multiculturais que englobam linguagens como música, palhaçaria, arte de rua e cultura popular. Utilizando manipulação de bonecos e instrumentos de materiais recicláveis, as Fanfarrosas contam e cantam histórias, executando um vasto repertório com músicas das infâncias, MPB e ritmos como coco, cavalo marinho, cacuriá e baião.  


“Partilhamos da vontade de discutir temas que nos atravessam como a pluralidade de gêneros na comicidade, a valorização da cultura popular no país e a arte de rua como facilitadora de acesso ao público”, finaliza o coletivo.

 

Mais informações em : www.facebook.com/fanfarrosas e www.instagram.com/fanfarrosas


SERVIÇO: “As Presepadas de Gitirana no Terreiro de Dona Dindinha” 

Com Coletiva Fanfarrosas

Sinopse: Benedite vendedore ambulante, Rosquelina e seu boi fujão, Padre Lobrobró enviado de Jericó e a cobra Gitirana que só arruma confusão. Uma grande festa que mescla culturas nordestinas e paulistas cheias de encantaria, brincadeiras e memórias. Um teatro de mamulengo que traz situações e causos da sociedade, dando protagonismo à figuras populares e distintas do cotidiano.

Duração: 50 minutos 

Classificação Livre - Grátis


Quando: 06 de maio de 2023 - Horário: 12h

Onde: Praça Arruda- Rio Pequeno - 05386-210 - Subprefeitura Butantã - Zona Oeste


Quando: 07 de maio de 2023 - Horário: 12h

Onde: (Quadra)- Av. Celso dos Santos, 1036 - Subprefeitura Cidade Ademar - Zona Sul - SP


Quando: 13 de maio de 2023 - Horário: 10h

Onde: Parque da Selma - Praça Wesley Oliveira - Rua Oscar Barros, 579 - Jardim Itapura -Subprefeitura Cidade Ademar - Zona Sul - SP


Quando: 14 de maio de 2023 - Horário: 12h

Onde: Parque Linear Feitiço da Vila - R. Cortegaca, 25 - Campo Limpo, São Paulo - SP, 05879-000

Comentários