CINE INCLUSÃO - Idosos - Inscrições a partir de 4/5

 


Tendo a terceira idade como tema, o 4º Festival Cine Inclusão abre inscrições - no período de 4 de maio a 22 de junho - para as mostras de curtas-metragens nas categorias Competitiva e 60+ Em Ação.

 

A novidade desta edição é a realização do Concurso de Roteiro e de quatro Oficinas de Cinema (estas para residentes nas comunidades de Heliópolis, Paraisópolis, Cidade Tiradentes e Capão Redondo). Ambos são destinados para pessoas com mais de 60 anos.

 

Idealizado e dirigido pelo produtor Daniel Gaggini e realizado pela MUK, o Festival Cine Inclusão será realizado entre os dias 2 e 9 de setembro com exibições e atividades nas quatro maiores comunidades populares e na região central da cidade de São Paulo. Serão exibidos mais de 20 curtas-metragens em língua portuguesa de todos os gêneros, divididos nas duas mostras, além da premiação no Concurso de Roteiro e da realização das quatro Oficinas de Cinema. O objetivo do evento é promover espaço para que pessoas na terceira idade possam se expressar pela sétima arte, difundir suas criações e trocar conhecimentos.

 

Calendário das inscrições para atividades do 4º Festival Cine Inclusão

 

Inscrições / MOSTRAS - De 4 de maio a 22 de junho

A participação é aberta a cineastas, entidades e artistas independentes. É imprescindível que os filmes se enquadrem no perfil de cada mostra.

 

·        Mostra Competitiva: Podem ser inscritos curtas-metragens em português, cujos temas estejam relacionados à terceira idade.

·        Mostra 60+ Em Ação: Podem ser inscritos filmes de curta-metragem em português, cujos realizadores tenham mais de 60 anos.

 

Inscrições / OFICINAS - De 11 a 31 de maio

 

·        Oficina de Cinema: Podem se inscrever pessoas com mais de 60 anos, que sejam moradoras das comunidades de Heliópolis, Paraisópolis, Cidade Tiradentes ou Capão Redondo (São Paulo/SP). Em cada oficina, um filme de curta duração será produzido e exibido na abertura oficial do evento, em setembro.




 

Inscrições / ROTEIRO - De 18 de maio a 29 de junho

 

·        Concurso de Roteiro: Podem ser inscritos roteiros de curta-metragem inéditos (não filmados), escritos por pessoas com mais de 60 anos, com tema livre. O vencedor receberá o prêmio de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), com o intuito de valorizar seu trabalho como roteirista (amador ou profissional).

 

 

Onde se inscrever – Todas as inscrições devem ser efetuadas unicamente por meio da ficha de inscrição disponível no site do evento. É necessário ler o regulamento e preencher corretamente a ficha correspondente a cada categoria.

 

4º Festival Cine Inclusão

Inscrições Mostras: 4 de maio a 22 de junho de 2023

Inscrições Oficinas de Cinema: 11 a 31 de maio de 2023

Inscrições Concurso de Roteiro: 18 de maio a 29 de junho de 2023

Regulamento e ficha de inscriçãowww.cineinclusao.com.br
Mais informaçõescineinclusao@muk.nu
Nas redes: Instagram - @cineinclusao | Facebook - @festivalcineinclusao

Realização: ProAC Editais e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.




 

O Festival Cine Inclusão

 

As três edições anteriores do Festival Cine Inclusão foram realizadas em 2015, 2017 e 2021. A primeira, voltada para filmes produzidos por associações e/ou entidades que utilizam o cinema como ferramenta de inclusão, foi realizada nas comunidades de Capão Redondo e Cidade Tiradentes. Além da exibição de 24 filmes, foram capacitados 60 moradores das regiões no fazer cinematográfico, com sessão de encerramento no Cineclube Latino-Americano, do Memorial da América Latina. A segunda foi dedicada à terceira idade e ocorreu nas comunidades de Heliópolis e Paraisópolis. Também foram exibidos 24 filmes, 60 idosos participaram das oficinas e as sessões de abertura e encerramento ocorreram na Unibes Cultural. A terceira edição teve como homenageada a atriz Ruth de Souza e aconteceu de forma on-line, por conta da pandemia. Mais de 7.000 pessoas assistiram à programação composta por 17 filmes de língua portuguesa. 

 

 

 

Comentários