Cia de Danças de Diadema na BIENAL DA CRIANÇA no CE

 


Entre os dias 02 e 07 de maio, a Companhia de Danças de Diadema participa com dois espetáculos de seu repertório da II Bienal Criança, segmento infantil da VII Bienal Internacional de Dança do Ceará de Par em Par. Essas apresentações também fazem parte do projeto MOVIMENTO 28, da Companhia de Danças de Diadema, contemplado pelo Prêmio Funarte Circulação e Difusão da Dança - 2022.

 

As sessões de Crocodilo Embaixo da Cama (coreografia de Clébio Oliveira) ocorrem nas cidades de Fortaleza, Sobral, Trairi e Itapipoca; já Nas Águas do Imaginar (coreografia de Ton Carbones e elenco), em Fortaleza e Paracuru. Os integrantes da Companhia também ministram Workshop de Dança para Crianças, em Paracuru. Os ingressos para a programação da Bienal são gratuitos.

 

As duas montagens têm direção geral de Ana Bottosso, diretora e coreógrafa da Companhia, e elenco de intérpretes formado por: Carlos Veloso, Carolini Piovani, Daniele Santos, Felipe Julio, Flávia Rodrigues, Guilherme Nunes, Leonardo Carvajal, Noemi Esteves, Thaís Lima e Ton Carbones.


O projeto MOVIMENTO 28, da Companhia de Danças de Diadema, compreende apresentações de dança contemporânea para público adulto e infantil, além de ações formativas como bate-papo após apresentações, oficinas práticas e workshops. A circulação contempla dois estados brasileiros, São Paulo e Ceará, buscando o rompimento de fronteiras entre linguagens artísticas - música, teatro, dança, artes plásticas e visuais. O título do projeto vem da junção dos algarismos 2 + 8, que somam 10 apresentações, e também destaca o 28º aniversário da Companhia de Danças de Diadema, comemorado em 2023. Na circulação estão as seguintes obras: EU por detrás de MIMForça FluidaSCinestesiaNas Águas do Imaginar e Crocodilo Embaixo da Cama, sendo que a programação se ajusta conforme a cidade visitada.

 

Crocodilo Embaixo da Cama

 

Crocodilo Embaixo da Cama foi concebido em 2021, durante a pandemia. Pela ótica infantil, o espetáculo é uma viagem poética sobre o nosso tempo, sobre a pandemia, sobre nossos estados mentais que podem desencadear monstros diante de algo que não conhecemos, sejamos crianças ou adultos. O enredo explora o imaginário infantil, repleto de bichos, fantasmas e monstros que podem despertar medo a qualquer hora do dia, principalmente na hora de dormir. Medos e fobias fazem parte do desenvolvimento da criança, expressa a descoberta do mundo, o discernimento entre o que é real e o que é fantasia, mas o que acontece quando esse imaginário é afetado por uma pandemia assustadora? A montagem caminha na direção de várias questões. Como seria enxergar o mundo atual pela ótica infantil? Quais as reflexões, expressões e reações da criança ao se defrontar com o desconhecido? Como encarar algo ameaçador e invisível? Como ficam as emoções, os medos e os sentimentos ao ter que encarar a extraordinária realidade?

Direção geral: Ana Bottosso. Criação coreográfica: Clébio Oliveira. Ligth designer: Mirella Brandi. Música original: Matresanch. Concepção de figurino: Salomé Abdala. Assistência de direção e produção administrativa: Ton Carbones. Assistência de coreografia: Carolini Piovani. Aderecistas: Marcos Sanchez e Patrícia Lopes. Operação de luz: Luan Vinícius. Assistência de produção e sonoplastia: Jehn Sales.

 

Nas Águas do Imaginar

 

Uma criança é surpreendida, na hora de dormir, por seres fantásticos que surgem no quarto, instigando sua imaginação. Ávida pela diversão, ela se arma de coragem e muita criatividade para embarcar em uma viagem ao mundo do imaginar. No início da viagem, as roupas jogadas pelo quarto vão ganhando vida, dançando e se organizando. Como se estivesse sonhando ela sai da cama, os objetos do quarto se transformam e a aventura começa. Surgem Piratas engraçados e atrapalhados; uma Polvo aparece junto com agitadas criaturas Siamesas; um Caçador e uma Sapa planejam roubar a imaginação da criança, ajudados por seres misteriosos, deslizantes e muito suspeitos; no fundo do mar, um navio é comandado pela capitã Polvo e seus Piratas. Enquanto a criança se diverte com brinquedos que ganham vida, transformações mágicas, amigos imaginários e personagens que emitem sons curiosos, o caçador coloca em prática o plano de roubar sua imaginação, mas ele não contava com a astúcia das Siamesas que mostram que a imaginação não pode ser roubada.

Direção geral: Ana Bottosso. Coreografia: Ton Carbones e elenco. Assistência de direção e produção administrativa: Ton Carbones. Assistência de coreografia: Carolini Piovani. Concepção musical: Luciano Sallun. Concepção figurino: Salomé Abdala. Cenografia e adereços: Ateliárea - Daniel Sapiência e Paula Martins. Desenho de luz: André Prado, Ton Carbones, Ana Bottosso. Operação de luz: Luan Vinícius. Assistência de produção e sonoplastia: Jehn Sales.




 

PROGRAMAÇÃO

 

Companhia de Danças de Diadema

II Bienal Criança | VII Bienal Internacional de Dança do Ceará de Par em Par

Projeto MOVIMENTO 28 | Prêmio Funarte de Circulação e Difusão da Dança - 2022

De 02 a 07 de maio/2023 – terça a domingo. Gratuito. Livre.

 

02 de maio. Terça-feira, às 16h

Espetáculo infantil: Crocodilo Embaixo da Cama

Local: Cuca José Walter

Rua 69 -  Prefeito José Walter. Fortaleza/CE.

 

03 de maio. Quarta-feira, às 15h

Espetáculo infantil: Nas Águas do Imaginar

Local: Cuca Mondubim

Rua Prof. Glauco Lobo - Mondubim. Fortaleza/CE.

 

04 de maio. Quinta-feira, às 18h

Espetáculo infantil: Crocodilo Embaixo da Cama

Local: Escola de Ensino Fundamental Jonas Henrique de Azevedo

Avenida Celso Barroso - Centro. Trairi/CE.

 

05 de maio. Sexta-feira, às 18h

Espetáculo infantil: Crocodilo Embaixo da Cama

Local: Teatro Municipal de Itapipoca

Rua Dom Aureliano Matos, 220 - Centro. Itapipoca/CE.

 

06 de maio. Sábado, das 9h às 11h

Workshop: Workshop de Dança para Crianças

Local: Centro Cultural Companhia de Dança Paracuru

Rua Pedro Barroso, 175 - Boca do Poço. Paracuru/CE.

 

06 de maio. Sábado, às 18h

Espetáculo infantil: Nas Águas do Imaginar

Local: Praça de Eventos

Rua Cel. Meireles - Paracuru/CE.

 

07 de maio, domingo, às 15h

Espetáculo infantil: Crocodilo Embaixo da Cama

Local: Theatro São João

Praça São João, 156 - Centro. Sobral/CE.

 

 

Site: ciadedancas.apbd.org.br | YouTube: @CiadeDancasdeDiadema

Facebook: @companhiadedancas | Instagram: @ciadedancasdiadema

WhatsApp: (11) 99992-7799 e (11) 99883-8276.

Comentários