Brasil de Tuhu realiza concertos didáticos em Escolas Municipais do Rio de Janeiro em maio

 


Com origem no apelido de infância do maestro Heitor Villa-Lobos, o programa de educação musical Brasil de Tuhu retorna ao Rio de Janeiro para realização dos Concertos Didáticos em escolas municipais da cidade, entre os dias 15 e 18 de maio. Combinando música, história e ludicidade, o objetivo do projeto é levar musicalização para crianças e ambiente escolar. Realizado desde 2009 em 315 escolas públicas de todo o país, o projeto já foi assistido por mais de 57 mil crianças em 40 cidades, de 13 estados brasileiros. 


Os concertos didáticos apresentam noções básicas de ritmo, melodia e harmonia, convidando as crianças a aprenderem brincando. As apresentações são conduzidas pelo Quarteto Brasil de Tuhu - liderado pela premiada violinista e diretora pedagógica do projeto, Carla Rincón no primeiro violino, mais Rafael Almeida no segundo violino, Soraya Vieira na viola e Davi Santos no violoncelo. O roteiro é costurado pelo compositor, arranjador e autor teatral Tim Rescala, responsável, entre outros trabalhos, pelas trilhas sonoras das minisséries Hoje é Dia de Maria, Capitu e Sítio do Picapau Amarelo. O concerto conta ainda com a participação da atriz Verônica Bonfim e do boneco Tuhu, que junto com os músicos interagem realizando brincadeiras musicais.

O pontapé inicial do Concerto foi o encontro da violonista e diretora do projeto, Carla Rincón, com o Guia Prático do maestro Heitor Villa-Lobos. Ela, que é venezuelana, conta que, quando mudou para o Brasil, pesquisou muitas obras de Villa-Lobos e conheceu o Guia Prático. "Eu sou da Venezuela, e lá toda a musicalização infantil é feita com o folclore venezuelano. Quando me mudei para o Brasil, pesquisei amplamente sobre Villa-Lobos e me deparei com o Guia Prático e, desde essa descoberta, tenho o Guia como referência em todo o trabalho que desenvolvo. Nos Concertos Didáticos, fazemos uma conexão entre as músicas e a história de forma lúdica, com uma apresentação teatral musicalizada, e vemos que, para muitas crianças, é a primeira vez que escutam falar sobre Villa-Lobos, que ouvem instrumentos de cordas, que assistem a um espetáculo. É uma forma de fazê-las conhecerem sua arte, cultura e raízes. Levar isso para as escolas públicas brasileiras é incrível", diz Carla.


Após os Concertos Didáticos, os alunos recebem o gibi ‘O Brasil de Tuhu’, com a história de um jovem musicista e jogos de musicalização. Além disso, todas as escolas participantes recebem um kit com materiais especialmente pensados para auxiliar os professores em atividades de educação musical em sala de aula.


Biblioteca Online


O projeto conta também com uma biblioteca online que oferece ferramentas e apoio para a musicalização infantil, como uma série de atividades e brincadeiras musicais, onde é possível aprender brincando. “Há 15 anos, trabalhamos para ampliar o acesso à educação musical de forma inclusiva no país e aproximar as crianças do universo da música brasileira”, conta Paula Sued, diretora de produção da Baluarte Cultura, empresa realizadora do projeto. 


CD, desenho animado e gibi: por acreditar que a música é uma importante ferramenta de transformação, individual e coletiva, o projeto desenvolve e disponibiliza gratuitamente em seu site, materiais de apoio em diferentes linguagens para professores, mães, pais e educadores com o intuito de estimular e aprimorar a sensibilização, a sociabilização, a concentração e a aprendizagem por meio da musicalização.


“O objetivo é levar suavidade para o dia-a-dia das escolas, estimular a criatividade, resgatar emoções e proporcionar conhecimento sobre nossa cultura através do universo de Villa-Lobos”, finaliza Sued.

O Brasil de Tuhu é uma realização da Baluarte Cultura, em parceria com Carla Rincón e é patrocinado pela Elekeiroz e Governo Federal, com copatrocínio da GLP, apoio da Genial Investimento e Farol, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. 

Para saber mais sobre o projeto, acesse o site brasildetuhu.com.br


SERVIÇO:

Escola Municipal Mozart Lago

Endereço: Rua José Carvalho Salgado, s/ nº - Oswaldo Cruz

Data: 15/05

Horários: 9h30 e 14h30


Escola Especial Municipal Rotary Club

Endereço: Rua Cambaúba, nº 159 - Jardim Guanabara - Ilha do Governador

Data: 16/05

Horários: 9h30 e 14h


Escola Especial Municipal Doutor Hélio Pelegrino

Endereço: Rua Felipe Cardoso,  nº 750 - Santa Cruz

Data: 17/05

Horários: 9h30 e 14h30


Escola Municipal Pablo Picasso

Endereço: Rua Arari, s/ nº - Bangu

Data: 18/05

Horários: 9h30 e 10h30


SOBRE A BALUARTE CULTURA


A Baluarte Cultura cria soluções que unem interesses da sociedade e empresas, ajudando a construir um mundo com mais equidade, através de parcerias multissetoriais. Em 17 anos de atuação, já realizou projetos que beneficiaram mais de 3 milhões de pessoas em todo o Brasil. Empresa B Certificada desde 2015, a Baluarte também é signatária do Pacto Global e foi uma das vencedoras do 1º Prêmio ODS da Rede Brasil do Pacto Global com o case Estúdio Escola de Animação.


Comentários