A dupla de gêmeas Pretinhas Leitoras fará a roda “Brincadeiras” neste sábado dia 20 de maio, no Centro Cultural Sesc Quitandinha

 


A dupla de gêmeas Pretinhas Leitoras fará a roda “Brincadeiras” neste sábado dia 20 de maio, no Centro Cultural Sesc Quitandinha, em Petrópolis, dentro da programação cultural gratuita da exposição “Um oceano para lavar as mãos”

 

Conhecidas desde que em 2005, aos nove anos, criaram o projeto para levar literatura a outras crianças, elas farão atividades que incluem a confecção de petecas, uso de lápis de cor e giz de cera sobre cartolina, entre outras, tendo como ponto de partida o livro Kakopi, Kakopi! – Brincando e jogando com crianças de 20 países africanos” (2019, Melhoramentos), de Rogério Andrade Barbosa.

 

Centro Cultural Sesc Quitandinha, Petrópolis

[Biblioteca]

20 de maio de 2023, às 11h

Entrada gratuita

 

 

Dentro da programação cultural gratuita que acompanha “Um oceano para lavar as mãos”exposição inaugural do Centro Cultural Sesc Quitandinha, em Petrópolis, com curadoria de Marcelo Campos e Filipe Graciano, será realizada no dia 20 de maio de 2023, às 11h, a roda “Brincadeiras”, a primeira das quatro atividades previstas da dupla de irmãs gêmeas Pretinhas Leitoras, ao longo do período da mostra em cartaz.

 

O tema da roda “Brincadeiras” parte da ideia de diálogos afro-indígenas sobre brincadeiras, coletividade e democracia. A classificação etária é a partir dos oito anos.

 

A leitura de Kakopi, Kakopi! – Brincando e jogando com crianças de 20 países africanos” (2019, Melhoramentos), de Rogério Andrade Barbosa, com ilustrações de Marilia Pirillo, dá início à série de atividades que abrangem o resgate de brincadeiras através de narrativas dos mais velhos presentes, e um trabalho coletivo em papel, lápis de cor, giz de cera, para a confecção de petecas, e o compartilhamento de memórias sobre as infâncias plurais: brinquedos físicos, textos e demais produções dos colaboradores

 

Helena Ferreira e Duda Ferreira destacam que a proposta das atividades é a de “facilitar a compreensão sobre infâncias, ao apresentar a importância do brincar através do acesso à cidade: suas histórias, memórias, culturas e pluralidade”. As Pretinhas Leitoras convidam toda comunidade a participar da construção e reconstrução das memórias infantis “como forma de convocar o encantamento que desenha o impossível, e a partir da imaginação transforma os sonhos em realidade”. “Brincar é um direito constitucional e, como tal, precisa ser garantido!”, lembram.

 

Outro livro que será abordado na roda “Brincadeiras”, em 20 de maio, é “As serpentes que roubaram a noite e outros mitos” (2001, Editora Peirópolis), Daniel Munduruku, com ilustrações das crianças Munduruku da aldeia Katõ.

 

SOBRE AS PRETINHAS LEITORAS

Helena Ferreira e Duda Ferreira, as Pretinhas Leitoras, incentivam a educação através da leitura. Em 2015, quanto tinham nove anos, as irmãs nascidas no Morro da Providência, no Centro do Rio de Janeiro, tiveram a ideia de compartilhar dicas para estar em casa com segurança, já que o entorno da sua comunidade sofria por causa da violência urbana. “Eu me preocupava com as crianças que iam para a escola e os adultos que iam para o trabalho, tinha receio de que fossem vítimas da violência na rua”, destaca Helena. Inicialmente, elas criaram o projeto com o nome de Rodas de Leitura, para que mais crianças tivessem uma distração em casa. E a leitura possibilitou esse objetivo. O projeto Pretinhas Leitoras foi oficializado em 2018. Filhas de professora, as irmãs são caprichosas com os estudos e já escolheram a carreira que pretendem trilhar. Helena quer ser juíza e Eduarda sonha em ser veterinária. Apaixonadas pela leitura, as gêmeas consideram sua maior conquista o lançamento do livro “Fa-vê-Las, Infâncias e Territórios em Registros”, que foi escrito em produção coletiva com cem crianças de cinco comunidades do Rio de Janeiro, fruto da parceria do projeto Pretinhas Leitoras com o Instituto Entre o Céu e a Favela, que pretende distribuir 1.500 exemplares em escolas e bibliotecas do Rio.

 


“UM OCEANO PARA LAVAR AS MÃOS”

A exposição “Um oceano para lavar as mãos”, que tem curadoria de Marcelo Campos e Filipe Graciano, reúne obras dos artistas negros Aline Motta, Arjan Martins, Ayrson Heráclito, Azizi Cypriano, Cipriano, Juliana dos Santos, Lidia Lisbôa, Moisés Patrício, Nádia Taquary, Rosana Paulino, Thiago Costa e Tiago Sant'ana, que ocupamum espaço monumental de 3.350 metros quadrados do Centro Cultural Sesc Quitandinha, em Petrópolis.

 

A exposição será acompanhada, ao longo de sua duração, de uma programação gratuita de música, cinema, teatro, literatura, atividades infantis, oficinas e um seminário. O Café Concerto do Centro Cultural Sesc Quitandinha, amplo teatro com capacidade para 270 pessoas, sedia a programação de música, cinema e seminário. A curadoria de música é do cantor, compositor, violonista e poeta baiano Tiganá Santana. A mostra de cinema tem como curador Clementino Junior, cineasta dedicado à difusão da obra audiovisual racializada. O grupo Pretinhas Leitoras, formado pelas gêmeas Helena e Eduarda Ferreira, nascidas em 2008 no Morro da Providência, no Rio de Janeiro, está à frente das atividades infantis, que serão feitas na Biblioteca do Centro Cultural. Para ampliar a percepção do público das obras expostas, haverá oito oficinas e laboratórios, nos salões da exposição e nas Varandas. Flávio Gomes, pesquisador do pensamento social e da história do racismo, da escravidão e da história atlântica, é o curador das ações da linguagem escrita, literária e oral paralelas à exposição.

 

SERVIÇO: Roda “Brincadeiras”, com as Pretinhas Leitoras

20 de maio de 2023, 11h

Centro Cultural Sesc Quitandinha

Entrada gratuita

Classificação: a partir de oito anos de idade

Exposição “Um oceano para lavar as mãos”

Terça a domingo, e feriados, das 9h30 às 17h (conclusão do itinerário até às 18h)

Visitas guiadas: terças a domingos e feriados, das 10h às 16h30 (conclusão do itinerário até as 18h)

Centro Cultural Sesc Quitandinha

Avenida Joaquim Rolla, nº 2, Quitandinha, Petrópolis

Assessor de Imprensa Sesc RJ – Wando Soares

+5521.98845.2931

Comentários