2ep LANÇAMENTO 20/5 - “Narrando Mulheres” 2023 com websérie no YouTube e exposição de fotos no Instagram

 


Patrocínio: Governo do Estado do Rio de Janeiro / Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do RJ - Edital Retomada Cultural II

Projeto multimídia “Narrando Mulheres” 2023

com websérie no YouTube e exposição de fotos no Instagram 

Lançamento do 2º EP, dia 20/5, sábado, às 20h

 

Já está no ar a 2ª temporada do “Narrando Mulheres”, projeto multimídia que inclui websérie com narrativas orais de histórias inspiradoras, além de exposição de fotos com as homenageadas dos três episódios: Maria Felipa, Bárbara de Alencar e Dionísia. O trabalho idealizado por Luciana Zule e Natália Simonete destaca em diferentes histórias a vida de três grandes mulheres brasileiras que participaram do processo de independência do Brasil, mas que não são sempre citadas nos livros acerca do tema. Fotografia de Maria Paula Freire.

O lançamento do segundo episódio no dia 20/5, sábado, às 20h, narrado pela atriz Suzana Nascimento, faz homenagem a Bárbara de Alencar, uma das poucas mulheres participantes da Revolução Pernambucana de 1817. Já no dia 27/5, o projeto segue exibindo o último Ep da série e o fechamento da programação será no dia 31/5 com making of e episódios com acessibilidade, mas tudo poderá ser assistido por tempo ilimitado nas redes sociais do projeto.

 

A importância das homenageadas

Por Luciana Zule (diretora, roteirista, produtora cultural, dramaturga, atriz e narradora oral à frente da

Magalona Produções Culturais)

 

Cada uma das três mulheres que terão suas histórias contadas nessa segunda temporada de “Narrando Mulheres”, deixou uma marca de luta e resistência no período das guerras pela Independência do Brasil. Suas histórias revelam a complexidade desse período histórico, no qual um desejo em comum, o do país independente, é atravessado pela realidade social de uma nação forjada num sistema colonial extremamente exploratório e violento. Por isso, a história de cada mulher homenageada pelo projeto, ajuda a contar a luta pela independência do Brasil a partir do ponto de vista do grupo social do qual elas pertencem.

Maria Felipa, homenageada do episódio 1, é uma mulher negra, da ilha de Itaparica, livre e independente, em pleno contexto escravagista, que assume lugar de liderança em sua comunidade e conduz um grupo de 40 mulheres para combater invasões portuguesas, saindo vitoriosa. A história de Maria Felipa se mistura à história de independência do próprio território baiano, pois a Bahia celebra sua independência no dia 2 de julho de 1823. É importante lembrar que o Brasil só é declarado oficialmente independente em 1825, após a assinatura do Tratado de Paz e Aliança, em que o Brasil indenizou Portugal com 2 milhões de libras.

Bárbara de Alencar, a homenageada do episódio 2, foi uma mulher branca, dona de terras, que se envolve nos movimentos liberais pela independência, influenciada pelas informações trazidas pelos filhos, dos estudos em Olinda. Foi uma mulher à frente do seu tempo, que valorizava a educação e a liberdade feminina. Sonhou um Brasil independente da ação exploratória portuguesa, almejando uma ida direta para o regime republicano. Pagou caro por isso, tendo sido presa e torturada.

Já a indígena Dionísia, homenageada no episódio 3, foi uma mulher que, junto com sua comunidade, se rebela contra os abusos de um bispo católico, que tutelava o território de seu povo. A história de Dionísia nos aproxima da realidade dos diretórios indígenas, pouco tratada nas aulas de História, que mostra como os debates e lutas pela independência nem sempre levavam em conta o respeito pelo território indígena. Mantendo essa população num fogo cruzado de interesses, presos a ideia de que sempre precisariam ser tutelados. Ideia que começa a se romper, efetivamente, agora, com a chegada de mulheres indígenas a cargos de comando na política e nas instituições que cuidam dos direitos dos povos indígenas.

 

EPISÓDIOS

 

1 - Maria Felipa (Canto a Maria Felipa e suas 40 companheiras)

Interpretação: Marcia do Valle

Atriz com formação pela Casa das Artes de Laranjeiras, produtora, diretora e professora de teatro. Trabalhou com os diretores Aderbal Freire Filho, Amir Haddad, Paulo Betti, Stephany Brodt, Márcio Abreu, entre outros. No cinema e na televisão atuou em filmes, novelas e minisséries e um dos seus últimos trabalhos no teatro foi na peça “Luiza Mahin… Eu ainda continuo aqui”, direção de Édio Nunes.

Convidada: Jurema Werneck (Médica, diretora-executiva da Anistia Internacional Brasil, fundadora do Grupo Criola, uma das principais organizações na luta pelo acesso à saúde para mulheres negras)

Mais informações: https://www.escavador.com/sobre/4180065/jurema-pinto-werneck

Roteiro e direção: Luciana Zule 

 

2 - Bárbara de Alencar (conto por Suzana Nascimento e Luciana Zule)

Interpretação: Suzana Nascimento

Atriz, autora, diretora, apresentadora, produtora, contadora de historias. Artista multidisciplinar, pesquisadora e criadora, com 20 anos de carreira, atua em diversos espetáculos profissionais com destaque para “Calango Deu! Os causos da Dona Zaninha”, premiado solo em que assina pesquisa e autoria, com direção de Isaac Bernat.

Convidada: Victoria Grabois (Fundadora do Grupo Tortura Nunca Mais do Rio de Janeiro)

Mais informações: https://resistenciasubsfem.com.br/portfolio/victoria-grabois/

Roteiro: Luciana Zule e Suzana Nascimento

Direção: Luciana Zule

 

3 - Dionísia (Conto para se criar o retrato de Dionísia)

Intepretação: Verônica Rocha

Atriz, dubladora, professora e diretora de teatro, formada pela UNIRIO. Atuou em diversas produções teatrais em todo o país, trabalhando com alguns dos mais renomados diretores e companhias, como Rodrigo Portella, Paulo de Moraes, Diego Molina, entre outros. Para televisão, atualmente interpreta a personagem “Roxana” da novela “Vai na Fé” (TV Globo).

Convidada: Lúcia Moraes Tucuju (Narradora de Histórias, escritora, especialista em Literatura Infantil e Juvenil, Membro da Academia Internacional de Letras do Brasil. Integra o Mulherio das Letras Indígenas)

Mais informações: https://www.portaldashistorias.com.br/cursos/biografias-inspiradoras/trajetorias-lucia-morais-tucuju

Roteiro e direção: Luciana Zule

 

Ficha Técnica:


Idealização: Luciana Zule (@lucianazuleatriz) e Natália Simonete (@nataliasimonete) 
/ Roteiro, direção e apresentação: Luciana Zule/ Assistente de direção: Renato Marques (@renamour3) / Pesquisa histórica: Fabiana Melo Sousa (@fabianamelosousa) / Atriz: Marcia do Valle (@marciaa_do_valle) / Convidada: Jurema Werneck (@juremawerneck) / Direção de arte: Bruno Pertatto (@bperlatto) / Visagismo: Francisco Leite/ Trilha sonora original: Rodrigo Ferrero (@rodrigoferrerooficial) / Fotografias: Maria Paula Freire (@mariapaulafreire) / Câmera, animação e finalização: Renato Marques/ Montagem e edição: Renato Marques e Luciana Zule/ Operadores de som/áudio direto: Diego Alonso (@diegoalonso.av) e Renata Lima (@renatali.ma) / Design Gráfico: Raquel Alvarenga (@raquel_alvarenga) / Assessoria de Imprensa: Clóvis Corrêa (@clovis.ciclo) / Mídias sociais: Winston Sacramento/ Assistente de Produção: Janaína Baptista (@janainarita.tkt) / Assistentes de figurino: Evelyn Cirne (@evelyncirne) e Luísa Marques (@luisa.marques) / Assistente Administrativo: Pedro Henrique Cavalcanti (@pedrohenrik7) / Assessoria Jurídica: Paulo Cravo (@paulo.cravo) e Nicole Muniz (@nicoleemunizz) / Coro da Vinheta: Júlia Fialho (@juliafialhooficial) / Gravação e Mixagem da Vinheta: Michael Sexauer e Fellipe Mesquita - Tuhumusic Audiovisual (@tuhumusic) / Coordenação Geral: Natália Simonete/ Direção de Produção: Luciana Zule e Natália Simonete/ Patrocínio: Governo do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (@sececrj) / Realização: Magalona Produções e Estufa de Ideias (@estufadeideias)

SERVIÇO:

2ª temporada da websérie “Narrando Mulheres”. Direção de Luciana Zule.

Ep 1 já está no ar!

·        Lançamento 20/5, sábado, às 20h

Ep 2: Bárbara de Alencar (Conto por Suzana Nascimento e Luciana Zule)

Interpretação: Suzana Nascimento

·        Lançamento 27/5, sábado, às 20h.

Ep 3: Dionísia (Conto para se criar o retrato de Dionísia)

Intepretação: Verônica Rocha

·        31/5 - making of e episódios com acessibilidade.

Exibição: canal do projeto no YouTubeDisponível por tempo ilimitado. Acesso gratuito. Classificação indicativa: livre. Exposição de fotos no Instagram @narrandomulheres

Comentários