28/05 - CCBB RJ - Tom Jobim e João Donato - 60 anos Quinteto Villa-Lobos

60 ANOS DE MÚSICA BRASILEIRA

 Tom Jobim, João Donato e Caetano Veloso são homenageados em concerto do Quinteto Villa-Lobos desta segunda, 29, no CCBB RJ


“A Canção Brasileira” com os convidados Jaques Morelenbaum, Paula Morelenbaum e Lula Galvão - 29 de maio, 19 horas - CCBB-RJ




Os concertos de comemoração aos 60 anos do Quinteto Villa-Lobos chegam à sua quarta edição no dia 29 de maio. O evento, que está marcado para às 19h no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, traz a música popular brasileira como destaque desta apresentação. Na companhia dos instrumentistas Jaques Morelenbaum, Paula Morelenbaum e Lula Galvão, o Quinteto traz canções de Tom Jobim, João Donato e Caetano Veloso, dentre outros.


Já o público virtual, pode garantir a visualização deste encontro musical no Youtube.com  através do canal da Caseiras Produções. A gravação exclusiva estará disponível no dia 05/06 às 19 horas. Os participantes deste encontro poderão se inteirar através do chat.


“A Canção Brasileira” faz parte de uma série de atividades em comemoração ao aniversário de 60 anos do grupo, que ocorrem até meados de junho, em formato presencial, no dia 12, com reapresentação online, na segunda, 19. 


“O futuro e o passado se encontrarão no presente, através das canções, tão presentes na música brasileira como no repertório, no qual sobressai o apuro instrumental e o domínio de diversas linguagens. Como resultado, neste show sobressai a música popular instrumental brasileira. Entre músicas previamente arranjadas, não sendo necessariamente cantadas, são

canções que marcam a história da música brasileira.” afirmam os organizadores do concerto.


Este projeto é contemplado pela Lei Federal de incentivo à Cultura, com patrocínio da Eletrobras Furnas e co-patrocínio da Drilltec. Conta também com o apoio do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro e tem a realização da Caseiras Produções Culturais.


Repertório:

Quinteto Villa-Lobos:

Bachiana n. 5

1- Cantilena

2 -Martelo

3- Valsa da dor

4- Suíte do Hermeto

Quinteto Villa-Lobos, Jaques Morelenbaum e Lula

Galvão:

5- Melodia Sentimental

Quinteto Villa-Lobos e convidados:

6- Modinha (Villa Lobos).m


Convidados:

7- Corcovado (Antonio Carlos Jobim)

8- Coração Vagabundo (Caetano Veloso)

9- A rã (João Donato/Caetano Veloso)

10- Águas De Março ( A.C.J.)

Quinteto Villa-Lobos e convidados:

11- Trenzinho Caipira

Mais sobre o Quinteto Villa-Lobos

O Quinteto Villa-Lobos foi criado com a proposta de divulgar a Música brasileira, especialmente de câmara. Com 60 anos de existência, o grupo é de extrema relevância sociocultural e histórica para a música brasileira instrumental e já se apresentou em diversas salas de concerto, além de festivais no Brasil e no exterior.

Sobre Jaques Morelenbaum 


Carioca, Jaques Morelenbaum tomou parte em 875 álbuns, colaborando, como violoncelista, compositor, arranjador, regente e produtor, com importantes nomes da Música Brasileira como Antonio Carlos Jobim, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Egberto Gismonti, Gal Costa, Milton Nascimento, Chico Buarque, entre tantos outros. Participou também de produções musicais com uma série de artistas internacionais, entre eles Sting e Ryuichi Sakamoto.

Sobre Paula Morelenbaum


Paula Morelenbaum é conhecedora da Bossa Nova, por ter em seu currículo a participação por dez anos na brilhante "Nova Banda" de Antonio Carlos Jobim, onde teve a rica e memorável experiência de conviver como além de inúmeras participações em gravações e shows no Brasil e no mundo, com o maestro.


Sobre Lula Galvão

De formação inicialmente autodidata, teve rápidos contatos com alguns professores brasilienses, dentre eles: Luciano Flemming e Paulo André Tavares, que prontamente identificaram seu talento nato. Desde cedo dedicou-se intensamente ao instrumento, somando experiências bastante ecléticas inicialmente: Clube do Choro, bandas de rock'n roll, jazz e muita bossa nova influência direta de seus dois irmãos mais velhos: o genial baterista Zequinha Galvão, falecido (1996), e o contrabaixista, compositor contemporâneo e maestro Carlos Galvão, também falecido (2009).

Sobre o CCBB RJ


Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o CCBB está instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva. Marco da revitalização do centro histórico do Rio de Janeiro, o Centro Cultural mantém uma programação plural, regular e acessível, nas áreas de artes visuais, cinema, teatro, dança, música e pensamento. 


Em 33 anos de atuação, foram mais de 3 mil projetos oferecidos ao público, e, desde 2011, o CCBB incluiu o Brasil no ranking anual do jornal britânico The Art Newspaper, projetando o Rio de Janeiro entre as cidades com as mostras de arte mais visitadas do mundo. O prédio dispõe de 3 teatros, 2 salas de cinema, cerca de 2 mil metros quadrados de espaços expositivos, auditórios, salas multiuso e biblioteca com mais de 200 mil exemplares. Os visitantes contam ainda com restaurantes, cafeterias e lojas, serviços com descontos exclusivos para clientes do Banco do Brasil. 


O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro funciona de segunda a sábado, das 9h às 21h, no domingo, das 9h às 20h, e fecha às terças-feiras. Aos domingos, das 8h às 9h, o prédio e as exposições abrem em horário de atendimento exclusivo para visitação de pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes, conforme determinação legal (Lei Municipal nº 6.278/2017). 



Sobre o Caseiras Produções Culturais 


A proposta da Caseiras Produções Culturais está no próprio nome: a realização de projetos de forma artesanal. Em seus projetos, busca-se especialmente a brasilidade, inovação e atualização de conteúdos relevantes e históricos. Tem como missão difundir as culturas brasileiras e democratizar o acesso a todos os tipos, linguagens e gêneros artísticos.

A Caseiras atua em diversos ramos culturais, principalmente teatro, música e audiovisual e seus projetos sempre contam com forte presença de módulos de formação e oficinas. 


@caseirasproducoes  | canal no YouTube | caseirasproducoes.art.br


O Quinteto Villa-Lobos


Rodrigo Herculano - Oboé

Aloysio Fagerlande - Fagote

Paulo Sérgio Santos - Clarineta

Philip Doyle - Trompa

Rubem Schuenck - Flauta


Serviço


Quinteto Villa-Lobos: 60 anos de música brasileira apresenta “A Canção Brasileira".

Com Quinteto Villa-Lobos, Jaques Morelenbaum, Paula Morelenbaum e Lula Galvão

data: 29/05/2023
horário: 19h

Local: Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro

Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro/ RJ

Tel. (21) 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br

bb.com.br/cultura


Ingressos: R$30,00 (inteira) e R$15,00 (meia)

À venda na bilheteria física ou no site do CCBB (bb.com.br/cultura)

Estudantes, maiores de 65 anos e Clientes Ourocard pagam meia entrada





            

Comentários