13/5 - Museu do Samba - Expo Aos Herois da Liberdade

 “Aos Heróis da Liberdade”, exposição com Gringo Cardia

na curadoria e textos do Luiz Antônio Simas com vozes de Tia Surica, Dona Ivone Lara e Cartola

 

abertura 13 de maio, sábado – Grátis




 

O Governo do Estado, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, a Petrobras, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e o Museu do Samba apresentam a exposição interativa “Aos Heróis da Liberdade” com a curadoria de Gringo Cardia e os textos de Luiz Antônio Simas, vozes de Cartola, Tia Surica, Dona Ivone Lara e Martinho da Vila.

 

Em uma viagem pela história do samba, grandes sambistas e suas composições são homenageados durante a exposição, cujo nome é inspirado no samba-enredo da Império Serrano, de 1969. O acervo convida o visitante a conhecer narrativas por trás das instalações cenográficas que exaltam a cultura negra ao passo que combate ao racismo e à censura em seu resgate histórico.

 

Em uma mistura de ritmos, recursos audiovisuais, canto e dança, “Aos Heróis da liberdade” apresenta a relação das escolas de samba com a primeira manifestação cultural do povo escravizado. Segundo o historiador Luiz Antônio Simas, é uma exposição que “escancara as africanas e africanos que chegaram ao Brasil nos tumbeiros, e os seus descendentes, subverteram o horror do cativeiro e do racismo cotidiano em arte, beleza, sociabilidade, festa e esperança.

 

Para Simas, esse é o grande legado que o samba deixa para o Brasil: “Mergulhar nas trajetórias dos heróis da liberdade é um ato político e poético de comprometimento com o futuro”. Dentre os principais heróis que batalharam pela música pretas presente na mostra está Cartola, Dona Ivone Lara, Martinho da Vila, Dona Dodô, Tia Surica, entre outros.

 

Nilcemar Nogueira, idealizadora do projeto e fundadora do Museu do Samba, reforça que esse resgate histórico só é possível graças ao patrocínio da Petrobras e do Governo do Estado. “São fundamentais para ampliarmos o alcance de nossas iniciativas artísticas e sociais, já que viabiliza uma programação que une entretenimento, cultura e conscientização. A parceria contribui também, de forma decisiva, para que o Museu do Samba siga com seu compromisso de preservação da memória do samba, valorização dos sambistas e fomento da educação patrimonial para as novas gerações, começando pela comunidade da Mangueira e as escolas de ensino fundamental do entorno".

 

A exposição "Aos Heróis da Liberdade" foi selecionada para patrocínio por meio da Chamada Pública de Múltiplas Expressões, do Programa Petrobras Cultural, lançado em 2022, e que selecionou 15 projetos de 10 estados brasileiros. O financiamento está sendo feito pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.



Mais Heróis da Liberdade que estarão na exposição

1.  Ismael Silva

2.  Paulo da Portela

3.  Candeia

4.  Cartola

5.  Carlos Cachaça

6.  Mano Décio da Viola

7.  Silas de Oliveira

8.  Dona Ivone Lara

9.  Martinho da Vila

10. Luiz Carlos da Vila

11. Joaquim Casemiro Calça Larga

12. Isabel Valença

13. Dona Dodô

14. Nelson Sargento

15. Tia Surica

16. Dona Neuma

17. Dona ZicaTia Maria do Jongo

18. Tia Cirene

19. Tia Eulália

20. Heitor dos Prazeres

 

Sobre Gringo Cardia

Gringo Cardia é referência mundial em cenografia e está por trás dos maiores eventos do showbiz. Diretor de mais de 70 vídeo clipes, entre musicais e institucionais, cenógrafo em mais de 100 peças teatrais, idealizador de projetos gráficos e diretor de shows para artistas como Maria Bethânia, Marisa Monte, Rita Lee, Daniela Mercury, Gilberto Gil, Marcelo D2, Carlinhos Brown, Tom Jobim, Lulu Santos, Skank, Marina Lima e Chico Buarque. Formado em arquitetura, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, criou uma nova linguagem nas áreas cenográficas de teatro, espetáculos de dança e show, tornando-se um dos artistas expoentes do Brasil e do mundo.

 

Sobre Luiz Antônio Simas

É mestre em História do Brasil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor, escritor e compositor. É autor e coautor de mais de 20 livros sobre o que costuma definir como o universo das culturas de rua: festas, religiosidades populares, futebol, música popular e carnaval. Ganhou, pelo Dicionário da História Social do Samba, em parceria com Nei Lopes, o Prêmio Jabuti de Livro de Não Ficção do Ano, em 2016. Foi finalista do Prêmio Jabuti

em 2017, com o livro “Coisas Nossas” e em 2020, com “O Corpo Encantado das Ruas”. Tem mais de uma centena de artigos e textos publicados em jornais, revistas e livros sobre cultura popular brasileira. É jurado do Estandarte de Ouro, premiação mais importante do carnaval do Rio de Janeiro. Em 2020 lançou, em mais uma parceria com Nei Lopes, “Filosofias Africanas: uma introdução”.

 

Sobre o Museu do Samba

O Museu do Samba é uma organização social que atua para promover a valorização, a difusão e a preservação da memória do samba e dos sambistas. Dentro de uma metodologia própria de educação experiencial, trabalha para o desenvolvimento humano e social de indivíduos em situação de vulnerabilidade, por meio de atividades culturais, de pesquisa, exposições, oficinas, cursos, educação patrimonial e geração de acervo.

Localizado aos pés do Morro de Mangueira, na zona norte do Rio de Janeiro, o museu possui um acervo único, com mais de 45 mil itens que contam a história do samba, do carnaval e dos sambistas tradicionais, além do maior acervo audiovisual do gênero, com mais de 160 depoimentos inéditos.

Fundado em 2001 pelos netos de Cartola e Dona Zica, o museu nasceu com o nome de Centro Cultural Cartola. Em 2015, o local foi rebatizado com o nome atual e ampliou sua atuação. O dossiê que levou o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) a conceder às Matrizes do Samba do Rio de Janeiro o título de Patrimônio Cultural do Brasil foi elaborado pelos pesquisadores do museu.

   

  
SERVIÇO

Exposição gratuita “Heróis da Liberdade”

Data: 13 de maio de 2023 até 31 de dezembro de 2023

Horário: 16h

Local: Museu do Samba

Endereço: Rua Visconde de Niterói, 1296 Ingresso: gratuito

 

Programação de abertura

16h Lavagem da escadaria do Museu do Samba com as baianas

16h30h Abertura

17h Apresentação Musical











 

Comentários