Teatro grátis - O BURACO D'ORÁCULO

 Em abril de 2023, O Buraco d’Oráculo volta a circular com espetáculos de seu repertório pelas praças e ruas do bairro São Miguel Paulista. Ponto de identidade do grupo teatral, o bairro vem recebendo, desde fevereiro de 2022, as atividades do projeto Centro de Estudos Teatrais Cenopoéticos - Casa d’Oráculo, contemplado pela 38º Edição do Programa de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo.

 

Três montagens da companhia - O Encantamento da RabecaPelas Ordens do Rei Que Pede Socorro e KaoSOS de Rizo - levam arte, teatro e muita diversão para o público, com diversas sessões gratuitas na Praça Pe. Aleixo Monteiro Mafra, na Travessa Roland Berigan e na Comunidade Santa Inês, entre os dias 14 e 28 de abril.

 

O projeto, que vem sendo desenvolvido desde fevereiro de 2022, tem como proposta um estudo sistemático da cenopoesia, linguagem com o qual o Buraco d´Oráculo vem desenvolvendo seus trabalhos e as relações de construções artística. A circulação coloca em prática a experiência adquirida com o estudo cenopoético em contato direto com o público, atuando de forma não cotidiana no cotidiano do transeunte dos locais por onde a trupe se apresenta.

 

O Encantamento da Rabeca conta histórias de transformação, vividas por mulheres brincantes, que cantam, tocam, dançam, usam bonecos e mascaras, com intuito de revelar o protagonismo, a fragilidade, a força e a resistência dessas mulheres em terreno originalmente masculino. O espetáculo parte da pesquisa dos folguedos do universo da rabeca, onde se faz presente ritos e brincadeiras como o cavalo-marinho da Zona da Mata de Pernambuco e o Fandango Caiçara presente no Litoral Sul Paulista. No palco, vida e morte, passado e presente buscam diálogos entre a tradição e a invenção, onde a invenção se transforma em tradição e a tradição dá as cartas para a próxima invenção. FICHA TÉCNICA - Texto e direção: Lu Coelho. Atrizes: Lu Coelho e Nataly Oliveira.

 

Pelas Ordens do Rei Que Pede Socorro é uma intervenção teatral que utiliza a poesia como forma dramatúrgica. Baseando nos princípios da “cenopoesia”, em que imagens, gestos, canções e palavras se misturam para completar um todo, O Buraco d`Oráculo leva à cena um panorama de poemas por meio de cenas fragmentadas que transitam entre o cômico e o dramático com leveza poética e também de forma contundente tocando em temas do nosso cotidiano. Os fragmentos poéticos que permeiam a encenação convergem para um tema central: a questão político-social da disputa de poder. FICHA TÉCNICA - Autor: Ray Lima. Canções: Ray Lima e Júnio Santos. Direção: Elizete Gomes. Atuação: Lu Coelho, Nataly Oliveira, Luiza Galavotti, Edson Paulo e Mizael Alves.

 

KaoSOS de Rizo traz três palhaços que desejam apresentar um número excêntrico musical, mas a todo momento são interrompidos. Conversando com a realidade dos tempos atuais, eles visitam esquetes clássicas, brincam com os noticiários midiáticos (de jornal, rádio e TV) e, poeticamente, lançam um olhar para a pandemia. Equilibrando-se nos pilares “kaô” e “S.O.S”, o público acompanha uma divertida e patética demonstração caótica. FICHA TÉCNICA - Criação e direção coletiva: O Buraco d’Oráculo. Atuação: Edson Paulo, Rodrigo Reis e Mizael Alves.

 

Circulação/teatro: O Buraco d’Oráculo

Projeto: Centro de Estudos Teatrais Cenopoéticos - Casa d’Oráculo

Grátis. Livre. Espetáculos ao ar livre. Duração: 50 min.

 

Praça Pe. Aleixo Monteiro Mafra

End.: Conhecida como Praça do Forró - São Miguel Paulista. SP/SP

 

Dias 14 e 16 de abril – Sexta, às 17h | Domingo, às 11h

Espetáculo: Pelas Ordens do Rei Que Pede Socorro

Dias 28, 29 e 30 de abril – Sexta, às 17h | Sábado, às 15h | Domingo às 11h

Espetáculo: KaoSOS de Rizo

 

Travessa Roland Berigan

End.: Vila Nair - São Miguel Paulista. SP/SP

 

Dia 15 de abril – Sábado, às 15h

Espetáculo: Pelas Ordens do Rei Que Pede Socorro

Dia 21 de abril – Sexta, às 11h

Espetáculo: O Encantamento da Rabeca

Dia 21 de abril – Sexta, às 15h

Espetáculo: KaoSOS de Rizo

 

Comunidade Santa Inês

End.: Rua Cinturão Verde, 213 - Vila Santa Inês. SP/SP

 

Dias 22 e 23 de abril – Sábado e domingo, às 11h

Espetáculo: KaoSOS de Rizo

Dias 22 e 23 de abril – Sábado e domingo, às 15h

Espetáculo: O Encantamento da Rabeca

Comentários