GRATUITO - 29/04 - Rolé decolonial no Museu Histórico Nacional

 

A programação de 2023 reúne agenda mensal de passeios temáticos, por bairros e museus cariocas, todos com um olhar decolonial


O tradicional Rolé Carioca inaugura sua 11ª edição com a comemoração dos 100 anos do Museu Histórico Nacional - MHN, no dia 29 de abril, com um passeio que propõe uma experiência única e inédita: o acervo centenário da instituição será visitado a partir de uma abordagem decolonial assim como do estudo e mediação do grupo de pesquisadores formado por negros, indigenas e mulheres. 


Conhecido por promover conteúdos e eventos que fogem do eixo tradicional, o Rolé abre a agenda de 2023 com essa ação, fruto da parceria com a Petrobras e o MHN, por meio do edital Petrobras Cultural Múltiplas Expressões, que selecionou 15 projetos dentre os mais de 400 inscritos. 


O Rolé irá promover uma visita mediada e gratuita propondo uma revisão da história do Brasil apresentada no Museu Histórico Nacional. A instituição conta com mais de 300 mil peças em seu acervo para contar a história a partir de múltiplos olhares. 


"Este primeiro Rolé de 2023 marca uma nova fase do projeto: um trio de pesquisadores com enfoque em narrativas decoloniais, propõe passeios guiados abordando de forma ampla e inclusiva a memória e a história da cidade e do país." diz Isabel Seixas, idealizadora do projeto. 


Com o título ‘Rolé Visita Narrativas Decoloniais no Museu Histórico Nacional’, o passeio aborda de forma ampla o acervo do museu tendo à frente os pesquisadores Marize Vieira de Oliveira, pedagoga indígena focada no resgaste memória e difusão da cultura dos povos originários; Diego Rogério, dedicado à pesquisa de personagens negros na história; e Amanda Custódio, que nessa ação se focou na abordagem acerca da participação das mulheres na sociedade brasileira. 


O trio levará os rolezeiros por uma experiência de visitação inédita, contando outras versões da história, para além das narrativas ditas oficiais. O vasto acervo do museu é ao mesmo tempo valorizado e questionado, refletindo sobre presenças e ausências, pertencimento e apagamentos. Como nos versos da Mangueira, o Rolé nos convida a ouvir sobre a história que a história não conta. 


“Precisamos trazer narrativas que nem sempre são valorizadas para garantir novas possibilidades de construção dos novos capítulos da história, que ela seja contada cada vez mais por mais pessoas. Isabel Seixas, idealizadora do projeto” finaliza, Isabel.


O passeio é gratuito, livre de inscrições e o ponto de encontro é na entrada do museu às 13 horas. Ao final do passeio, atividades culturais e um picnic serão realizados.


No mês de maio, a agenda contempla atividades voltadas para professores e estudantes da rede pública de ensino, além do lançamento de um ambiente virtual educativo e curtas documentários sobre a instituição centenária, compondo a série de vídeos do canal do Rolé no youtube (www.youtube.com/@RoleCarioca). Todas as atividades, inclusive o passeio guiado, contam com acessibilidade, seja por meio de libras ou audiodescrição.



A edição de 2023 conta com o patrocínio da Petrobras, White Martins, por meio da lei Federal de Incentivo à Cultura, e copatrocínio da Estácio, do Instituto Yduqs e do Grupo First, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro. 



Programação Anual 2023


Para 2023, a programação conta com roteiros e lugares importantes para a memória do Rio de Janeiro de modo que resgate histórias invisibilizadas. Dentre os passeios gratuitos e abertos ao público, ao longo do ano, a agenda promove os seguintes roteiros:


  • Rolé por Realengo - Maio; 
  • Rolé pelas Lugares de resistência LGBTQIAP+ - Junho;
  • Rolé Visita o Museu do Pontal - Julho;
  • Rolé pela presença indígena no Rio - Agosto;
  • Rolé visita  a Ilha Fiscal - Setembro.


Serviço 

Rolé visita Museu Histórico Nacional

Gratuito, livre de inscrições 

Data: 29/04

Horário: 13h

Local: Museu Histórico Nacional (Praça Mal. Âncora - Centro, Rio de Janeiro)


Sobre Rolé Carioca


O Rolé é um projeto cultural que pesquisa, cataloga e difunde conteúdo sobre o patrimônio histórico e cultural do Rio de Janeiro. Com mais de 50 mil seguidores nas redes sociais, o Rolé tem a missão de formar um acervo multiplataforma sobre a história, cultura e memória da cidade, com ações que o apresentam em diferentes formatos, tais como passeios guiados por mais de 650 roteiros, banco de dados com mais de 500 pontos mapeados, canal de vídeos, site, jogo, aplicativo etc.


Criado em 2012 a partir de passeios presenciais por diferentes roteiros, contando histórias sobre o Rio e seus personagens, o Rolé adaptou sua programação ao momento de pandemia, para continuar a ouvir histórias de moradores e trazer reflexões sobre o espaço urbano, por meio de ações como o museu virtual Mapa de Memórias, o webseminário Papo de Rolé e a mostra de filmes CineCidades.


O projeto considera as dimensões sociais, culturais e naturais do Rio para construir plataformas práticas de difusão da memória da cidade: uma memória social, histórica e afetiva. Por sua metodologia e resultados, o Rolé Carioca foi um dos vencedores de 2019 do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, concedido pelo IPHAN a iniciativas de preservação e difusão do patrimônio histórico e cultural.


O canal de vídeos do Rolé está no ar e em constante crescimento, já tendo mais de 50 vídeos disponíveis sobre a história do Rio de Janeiro e ao longo do ano novos conteúdos serão lançados. O conteúdo é de utilidade para professores, alunos, moradores e turistas que querem descobrir mais sobre a cidade: (www.youtube.com/@RoleCarioca) 


https://www.rolecarioca.com.br/ | https://www.instagram.com/rolecarioca/



Sobre o estúdio M’Baraká (UM-BA-RA-KÁ) 

Criado há 17 anos por Isabel Seixas e Diogo Rezende, o estúdio M’Baraká desenvolve projetos múltiplos com profissionais de diversos segmentos e se destaca por sua metodologia, que envolve criação, pesquisa, planejamento estratégico e direção de arte. Desde 2013, a economista Larissa Victorio faz parte da sociedade. Os projetos do grupo são únicos, focados na criação de experiências relevantes, que geram conhecimento e valor para seus públicos.


Realizador e idealizador do projeto

Estúdio M’Baraká (UM-BA-RA-KÁ) 


Comentários