GRATUITO- 22.4 - Estação Educativa - Projeto do Oi Futuro celebra Dia do Latino


 A Estação Educativa de abril traz holofote para a cultura, história e

tradição da população latino-americana   


Inspirado no Dia do Latino, que acontece em 21 de abril, o projeto Polos Hub, iniciativa de intercâmbio cultural museológico do Oi Futuro e da Coeficiente Artístico, apresenta a estação educativa "Abya Yala + Roda de Conversa". A agenda gratuita, em homenagem à cultura, história e tradição da população latino-americana, acontece no dia 22 de abril no Térreo do Centro Cultura Oi Futuro. 


Sob direção de Dani Câmara, atuação e roteiro de Igor Veloso, a performance “Minhas viagens pela América Latina” retrata os relatos biográficos do ator. O monólogo revisita os sonhos de Igor e suas batalhas para viajar os 13 países da América Latina com dinâmica e contato com o espectador. 


Sobre Abya Yala ou Abiayala

Termo que representa toda América na língua kuna, que significa "terra em plena maturidade" ou "terra de sangue vital". No século XXI, passou a ser utilizado por diferentes organizações e comunidades indígenas de todo o continente.


Mais sobre Igor Veloso

Formado pela Escola de teatro Martins Penna. Ator, produtor cultural, comunicador e co-criador do canal Vozes Latinas. Atuou em mais de trinta espetáculos durante os últimos quinze anos nas diversas regiões do país. Tem experiência em TV e cinema. Viajou como mochileiro por 13 países da América Latina. 


Instagram - @igorpelomundo



Sobre o Polos Hub


O Polos Hub é um projeto de intercâmbio e de qualificação de profissionais de museus e instituições culturais do estado do Rio de Janeiro. Baseado no Museu das Comunicações e Humanidades - MUSEHUM, localizado no Centro Cultural Oi Futuro, no Rio, o projeto reúne especialistas para compartilhar saberes e atividades com outros cinco museus selecionados em dezembro de 2022o Museu Histórico da Cidade, o Museu Histórico de Campos, o Museu Casa Santos Drumont, a Casa Museu Scliar e a Casa Cultural de Paraty. O programa proporcionará aos cinco museus polos um período de assessoramento técnico, compartilhamento de ideias, construções colaborativas e práticas culturais em seus respectivos pólos.

 

“Os museus e casas POLO convidados estão localizados em diversas regiões do território fluminense, evidenciando a abrangência que buscamos com o projeto, de forma mais ampliada e descentralizada. Os museus de forma geral vivenciam questões e desafios em comum, independente de sua tipologia, tamanho ou estrutura, porém necessitam ter um olhar ainda mais alinhado à realidade de seus territórios e suas práticas para o aprofundamento e promoção de melhorias e uma maior integração de suas atividades com seus públicos e profissionais e reverberação com seus territórios, disse Rafaela Zanete, idealizadora e coordenadora do projeto. 

 

Durante o ciclo, também são ofertados cursos à distância em plataforma de ensino remoto, distribuídos em módulos e fóruns de discussão; workshops online, em formato de videoaulas com conteúdo acessível em Libras e audiodescrição e legendas. De autoria da Coeficiente Artístico em correalização com o Oi Fututo e Musehum, o projeto tem o patrocínio da Oi e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Lei de incentivo, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.


https://www.instagram.com/poloshubprojeto/ | https://poloshub.com/ 


Ficha Técnica

Atuação e roteiro: Igor Veloso

Direção: Dani Câmara (voluntária)


Serviço:

Gratuito - Estação educativa: Abya Yala + Roda de Conversa 

Nome da cena: “Minhas viagens pela América Latina”

Data 22/04

Local: Térreo - Centro Cultural Oi Futuro -  R. Dois de Dezembro, 63 - Flamengo, Rio de Janeiro - RJ, 22220-040

Horário: 15h

Classificação indicativa: Livre

Entrada Franca: sujeito a lotação

Comentários