Estreia | Espetáculo Juvenil | 'Os números e a Vida' reúne questões matemáticas inusitadas para despertar o prazer de aprender

 

Você sabia que o baralho tem 52 cartas para representar a quantidade de semanas que formam um ano? E que o Coringa está relacionado ao dia 29 de fevereiro? Essas e outras curiosidades inusitadas estão reunidas no espetáculo Os Números e a Vida, do Coletivo Comum, que faz sua temporada de estreia no Teatro Cacilda Becker, de 29 de abril a 21 de maio, aos sábados e domingos, às 15h. As apresentações são gratuitas.

 

Com texto e direção de Fernando Kinas, o trabalho, destinado a jovens de 10 a 14 anos, mantém a tradição do grupo de despertar no público o prazer de aprender e pesquisar, sempre utilizando técnicas de teatro documental. Na trama, comportamentos comuns na adolescência, como as inquietações existenciais, a utilização de tecnologias digitais e a rebeldia social, são relacionados a questões e jogos matemáticos – com muita leveza e um toque de rebeldia.

 

Pode-se dizer que os espectadores são convidados a explorar conexões entre seu cotidiano e as múltiplas aplicações do número pi, os números primos e naturais, o teorema de Pitágoras, o número de ouro (phi), a sequência de Fibonacci, o quadrado mágico (cuja soma é sempre 34) e outras questões matemáticas. O elenco formado por Fernanda Azevedo, Maria Dressler, Renata Soul, Renan Rovida e o baterista Lienio Medeiros, vai dar forma a tudo isso.

 

“Queremos mostrar como o teatro pode ser uma espécie de manual do mundo - um lugar onde podemos entender a realidade e a nós mesmos, algo muito importante quando lidamos com jovens”, explica Kinas. Por isso, temas como morte, ditadura militar, contexto político-social brasileiro e depressão são evocados pela montagem.

 

Uma dose de rebeldia

 

E, como a adolescência é a fase da contestação e da rebeldia, o trabalho utiliza o rock na trilha sonora e a arte urbana no cenário. “Criamos uma espécie de ateliê permanente, com os atores grafitando frases ao vivo e preenchendo as paredes com os escritos num cine papel (tipo de lousa com bobina que os atores utilizam para demonstrações). A ideia é que tudo fique à mostra e seja cumulativo durante a temporada, como se estivesse em construção permanente”, conta o diretor. Há até um andaime em cena.

 

Essa potente atmosfera foi construída por Julio Dojcsar, importante artista urbano com obras de referência no grafite, que assina a cenografia de “Os Números e a Vida”.

 

A música, por estar intimamente ligada à matemática, assume um papel de protagonismo na encenação. O baterista e percussionista Lienio Medeiros passeia por diferentes sonoridades. Além de dar espaço ao rock, a trilha explora outros universos musicais, como o maracatu e a música de Bach.

 

O texto foi o vencedor do Prêmio Funarte de Dramaturgia 2017 (região sudeste), obtendo a maior pontuação entre as mais de 500 obras inscritas (reunindo as categorias adulto e infanto-juvenil).

 

Vale dizer que a peça também pretende suprir uma demanda no atual cenário das artes cênicas: a pequena quantidade de produções dedicadas ao público de 10 a 14 anos.

 

Sinopse

 

“Os Números e a Vida” propõe associações entre comportamentos comuns na adolescência, como as inquietações existenciais, a utilização de tecnologias digitais e a rebeldia social, com questões e jogos matemáticos. Ao mesmo tempo, mostra mecanismos de solidariedade e o papel positivo que o teatro pode desempenhar.

 

Ficha técnica

Texto e direção: Fernando Kinas

Elenco: Fernanda Azevedo, Maria Dressler, Renata Soul, Renan Rovida

Música ao vivo: Lienio Medeiros

Pesquisa musical: Eduardo Contrera e Fernando Kinas

Assistência direção e produção: Beatriz Calló

Cenografia: Julio Dojcsar

Iluminação: Clébio Ferreira (Dedê)

Figurino: Silvana Marcondes

Produção: Patricia Borin
Assessoria de Imprensa:
Canal Aberto Comunicação | Márcia Marques

Realização: Coletivo Comum, com apoio do Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo

 

Serviço

OS NÚMEROS E A VIDA

29 de abril a 21 de maio, aos sábados e domingos, às 15h
Local: Teatro Cacilda Becker
| Endereço: Rua Tito, 295, Lapa

Ingressos: gratuitos | Retirada na bilheteria com 1 hora de antecedência
Duração:
85 minutos

Classificação: Destinado prioritariamente ao público juvenil (10 a 14 anos)

Comentários