Dia Internacional da Dança - Teatro Clara Nunes


 A Companhia de Danças de Diadema celebra o Dia Internacional da Dança (29 de abril) com uma programação especial no Teatro Clara Nunes – Centro Cultural Diadema, nos dias 29 e 30 de abril, sábado, às 20 horas, e domingo, às 19 horas, com entrada gratuita. 

 

Em ambos os dias, a Companhia de Danças de Diadema apresenta trechos do espetáculo Força Fluida, coreografia de JaeDuk Kim e direção de Ana Bottosso, e também recebe companhias, grupos e bailarinos convidados. O evento reúne 80 bailarinos em variadas apresentações.

 

No dia 29/4, a Cisne Negro Cia de Dança divide o palco com a Companhia de Danças de Diadema, apresentando o espetáculo Lampejos: Uma Degustação Visual, de Andressa Miyazato com direção de Dany Bittencourt.

 

Já no dia 30/4, a Companhia recebe grupos e artistas da dança com atuação na cidade de Diadema. São eles: Corpo Único, com Incompletude, de Alessandra Fioravanti e Orland Dantas; Balletomane, com Cegueira, de Jaqueline Batista e elenco; Arlene Ramos, com Árvores da CapitalGrupo Jovem - Attos, com Formas, de Nilson Rodrigues; Ariana Macedo, com EnquantoBlack in Lak’Ech, com Corpa Sem Órgãos, de Brena Alves, Vinicius Silva, Vanceli Masta e Robson Rosa; e Afrobreak, com Garagem, Um Processo de Transmutação, de Davi Bizerra, Gerson Cardoso, Jessica Pereira e Lucilene Santos.

 

PROGRAMAÇÃO

 

Dança: Dia Internacional da Dança

Dias 29 e 30 de abril - Sábado (às 20h) e domingo (às 19h)

Ingresso: Gratuito – Retirar 1h antes na bilheteria.

Teatro Clara Nunes - Centro Cultural Diadema

Rua Graciosa, 300 – Centro. Diadema/SP. Tel: (11) 4056-3366.

 

29 de abril - Sábado, às 20h

 

Companhia de Danças de Diadema

Espetáculo: Força Fluida

Coreografia: JaeDuk Kim. Direção: Ana Bottosso.

Elenco: Carlos Veloso, Carolini Piovani, Daniele Santos, Felipe Julio, Flávia Rodrigues, Guilherme Nunes, Leonardo Carvajal, Noemi Esteves, Ton Carbones e Thaís Lima.

Duração: 12 minutos. Classificação: Livre.

 

Força Fluida, do coreógrafo sul-coreano JaeDuk Kim, é uma obra criada especialmente para a Companhia de Danças de Diadema, em 2017. JaeDuk Kim transita pelo minimalismo dos movimentos que dialogam com a trilha sonora, ora se expressando com a força de um guerreiro ora com a delicadeza de uma folha caindo no outono. Estes e outros elementos da ancestral cultura oriental se concentram na obra, traduzidos pelo olhar contemporâneo deste sensível artista e dos intérpretes da Companhia que atuam em Força Fluida.

 

Cisne Negro Cia de Dança

Espetáculo: Lampejos: Uma Degustação Visual

Coreografia: Andressa Miyazato. Direção: Dany Bittencourt.

Elenco: Beatriz Galli, Carlos Nunes, César Cirqueira, Gustavo Ambrósio, Isabelle Dantas, Jennifer Rosa, Júlia Poletto, Leonardo Branco, Maria Zanatta, Mário Gilberto, Renata Soares e Willian Gásparo. Foto: Reginaldo Azevedo.

Duração: 40 minutos. Classificação: Livre.




 

Em lançamento nacional em 2022, Lampejos: Uma Degustação Visual apresenta uma coreografia inspirada na dança butoh, tema do mestrado da coreógrafa e criadora Andressa Miyazato, transcendendo o tempo cronológico e apresentando uma degustação visual e cênica de sentimentos, sensações e memórias. A criação também se inspira no reencontro de Andressa com a Cisne Negro Cia de Dança. “Lampejos é a expressão do meu reencontro com a Cisne Negro, companhia em que atuei por sete anos, e sempre foi meu desejo fazer parte dessa companhia. A coreografia ilustra um pouco do meu trajeto profissional, mas expressa também o sentimento de estar de volta aonde tudo começou” explica a coreógrafa. A coreografia é formada por movimentos marcantes, que refletem os atritos que derivam pontuados pela sonorização, criada exclusivamente pelo músico francês Jean-Jacques Lemêtre, conhecido internacionalmente por obras para a companhia Théâtre Du Soleil. Para o espetáculo, o músico desenvolveu uma trilha que é marcada por tambores e até berrante, instrumento que faz parte das memórias afetivas de Andressa Miyazato.

 

30 de abril - Domingo, às 19h

 

Corpo Único

Espetáculo: Incompletude

Coreografia: Alessandra Fioravanti e Orland Dantas. Direção: Orland Dantas.

Elenco:  Alessandra Fioravanti e Orland Dantas.

Duração: 12 minutos. Classificação: Livre.

 

A coreografia Incompletude é uma criação dos coreógrafos e bailarinos Alessandra Fioravanti e Orland Dantas, inspirada em uma frase do escritor Manoel de Barros: “Tem mais presença em mim o que me falta.”

 

Balletomane

Espetáculo: Cegueira

Coreografia: Jaqueline Batista e elenco. Direção: Jaqueline Batista.

Elenco: Ana Caroliny Lima, Ana Carolyna Gomes, Carla Julia Amaral, Gabriela Sant’Anna, Henrique Queiroz, Marcella Aguiar, Mayara Rosário, Nathalia Galhardo, Nicoly Lima, Talissa Valêncio e Yasmin Lopes.

Duração: 14 minutos. Classificação: Livre.

 

O espetáculo é inspirado no livro Ensaio sobre a Cegueira, de José Saramago, que conta a história de uma epidemia que assola uma grande metrópole deixando as pessoas cegas. As autoridades, diante disso, colocam essas pessoas “em quarentena”, em um manicômio, por acreditar que a doença seja contagiosa, resultando num colapso. O que você é capaz de fazer quando ninguém está vendo? Quais são as cegueiras impostas pela sociedade? Quantas vezes se fingiu de cego ou colocou venda nos olhos para não enxergar alguma coisa?

 

Arlene Ramos

Espetáculo: Árvores da Capital

Coreografia e direção: Arlene Ramos.

Elenco: Arlene Ramos e Eduardo Carolino (violoncelista)

Duração: 6 minutos. Classificação: Livre.

 

Dois corpos, uma bailarina e um violoncelo dançam através da manipulação do ar que une os seres. Uma performance sentimental, sobretudo pela interatividade dos movimentos nesse projeto autoral. Árvores da Capital é uma performance artística inaugurada pela saudade; saudades de Paulo Assis e de tudo o que ele reverberou pela música.

 

Grupo Jovem - Attos

Espetáculo: Formas

Coreografia: Nilson Rodrigues. Direção: Nilson Rodrigues e Penélope Hartvite.

Elenco: Brenda Martins, Beatriz Almeida, Beatriz Santos, Geovanna Lopes, Livia Waldrighe e Raquel Rodrigues.

Duração: 15 minutos. Classificação: Livre.

 

A observação de figuras presentes em um espaço: essas são as formas. A dança é o ligamento entre as expressões do corpo e a música. A formação de movimentos vem de ideias e sentimentos e, antes de serem lapidadas como uma única arte, podem ser vistos como ríspidos. Tal rispidez, acompanhada por uma melodia, é a dança por meio das formas.

 

Ariana Macedo

Espetáculo: Enquanto

Coreografia e direção: Ariana Macedo. Elenco: Ariana Macedo e Vanceli Masta.

Duração: 15 minutos. Classificação: Livre.

 

Enquanto transita entre site specific, pois inicia fora da caixa, recepcionando o público para contemplar o espetáculo em espaço alternativo do saguão; transita entre dança com sequência coreográficas pré-concebidas e performance. Com os movimentos as intérpretes abordam temáticas sobre a efemeridade da vida e a relação com o tempo presente, gerando pelos jogos de improvisação a relação do Enquanto, estabelecendo um diálogo direto com o público de forma poética e sensível.

 

Black in Lak’Ech

Espetáculo: Corpa Sem Órgãos

Coreografia e direção: Brena Alves, Vinicius Silva, Vanceli Masta e Robson Rosa.

Elenco: Brena Alves, Vinicius Silva, Vanceli Masta e Robson Rosa.

Duração: 15 minutos. Classificação: Livre.

 

Evento tem participação da Cisne Negro Cia de Dança e de grupos e artistas de Diadema.


O espetáculo de dança Corpa Sem Órgão é uma investigação cênica e sinestésica provocada pelas intérpretes bailarines sobre as diversas manifestações do instinto e da intuição enquanto força vital, especialmente diante de uma estrutura de movimentação afrodiaspórica da cultura dancehall.

 

Afrobreak

Espetáculo: Garagem, Um Processo de Transmutação

Coreografia: Davi Bizerra, Gerson Cardoso, Jessica Pereira e Lucilene Santos.

Direção: Gerson Cardoso.

Elenco: Davi Bizerra, Gerson Cardoso, Jessica Pereira e Lucilene Santos

Duração: 10 minutos. Classificação: Livre.

 



As roupas não são as mesmas. Os corpos são outros. O cenário mudou e nele tudo transmuda: objetos, sensações, pessoas. A balança reflete números, as correntes transmitem o som e viram música. Dentro das enormes “bags” ou “sacos de polipropileno” está o sustento, o suor e a produção de um produto final que não existe, porque se transforma o tempo todo. E assim seguimos, simultaneamente, batendo meta e apanhando dela. É na garagem, carregada de resíduos e histórias, que surge um novo trabalho. Em um processo de transmutação, ressignifica o espaço, o impacto, a dança.

 

Companhia de Danças de Diadema

Espetáculo: Força Fluida

Coreografia: JaeDuk Kim. Direção: Ana Bottosso.

Elenco: Carlos Veloso, Carolini Piovani, Daniele Santos, Felipe Julio, Flávia Rodrigues, Guilherme Nunes, Leonardo Carvajal, Noemi Esteves, Ton Carbones e Thaís Lima.

Duração: 12 minutos. Classificação: Livre.

 

 

Comentários