[Cinema - Documentário] "Fios Ancestrais" estreia no Centro Cultural São Paulo - dias 6 e 7 de maio


ESTREIA DO DOCUMENTÁRIO “FIOS ANCESTRAIS” 

NO CENTRO CULTURAL SÃO PAULO - SALA LIMA BARRETO

Dias 6 e 7 de maio

Entrada Gratuita 

CRÉDITO: Guilherme Di Curzio

FIOS QUE CONTAM HISTÓRIAS

O documentário “FIOS ANCESTRAIS” nos convida para um tocante encontro com a ancestralidade. A atriz, idealizadora e diretora, Amarilis Irani resgata suas raízes para dar corpo e alma a essa criação. Trazendo o Candomblé - religião de matriz africana - como um potente fio desse emaranhado de histórias – em que traz questões como empoderamento feminino negro, ancestralidade e autoestima. Com estreia na Sala de Cinema Lima Barreto, no Centro Cultural São Paulo, para o dia 06 (sábado) de maio de 2023, às 15:30, o trabalho audiovisual foi filmado na cidade de São José do Rio Preto (SP), terra natal da atriz, e a locação escolhida foi a Casa de Yemanjá, axé que Amarilis e sua família frequentam. No dia 7 (domingo) haverá a segunda sessão do filme no mesmo horário. O projeto “EMARANHADO – FIOS ANCESTRAIS” foi contemplado pelo Edital ProAC de “Cultura Negra” nº 31/ 2021 .

O documentário, gravado em setembro de 2022, chegou como um sopro depois de viajar com o espetáculo “Emaranhada”, que serviu de base para o filme: “E se você retratasse a sua família, como seria?”, esta era a pergunta que ecoava pela mente de Amarilis. Tendo raízes no Candomblé junto à família biológica (pai e mãe), todos haviam acabado de iniciar na religião – ritos que estabelecem um vínculo da sua vida com o seu Orixá – retratando a riqueza da troca, a descoberta em família. A idealizadora partiu do conceito de SANKOFA, da África Ocidental, que significa ‘se você deixou alguma coisa importante no passado, você não pode seguir adiante, você tem que voltar e buscar’. “Nós buscamos E essa história ajuda a contar parte do que é vital para o povo brasileiro, sua ancestralidade”, completa.

Amarilis sempre cita uma frase por conta deste trabalho: “Um fio pode esticar, ou se emaranhar, mas nunca se romper”. O documentário “FIOS ANCESTRAIS” traz essa significativa jornada sobre o tempo. O tempo no Candomblé. A luta diária de uma religião que, com a sua verdade, a sua tolerância e a sua força, resistiu ao tempo e está resistindo ainda mais. “O público pode esperar lindíssimas histórias, sobre: herança, família, religiosidade e ancestralidade. Sendo trançadas por pessoas que decidiram criar raízes profundas. Todos nós somos provenientes de uma raiz antepassada e o Candomblé reverencia, agradece e cuida dos que vieram antes de nós. Então, a fim de mostrar suas riquezas, desmistificar preconceitos e difundir suas práticas, queremos mostrar toda essa pluralidade cultural e religiosa do nosso país”, diz. 

 “Foi um grande mergulho, ficamos uma semana inteira imersos no set. Assino a direção do documentário e convido o Luan Valero, também dramaturgo do espetáculo EMARANHADA, para estar comigo na assistência e dividindo o roteiro. Significativos parceiros compõem a ficha técnica, a cineasta Nanda Cipola, na Direção de Fotografia e os queridíssimos da ABAETÉ, produtora audiovisual rio-pretense, estiveram conosco no set. Toda a plateia é nossa convidada, estamos radiantes de poder trançar o filme e suas histórias ancestrais”, finaliza Amarilis Irani.

Desde 2022, Amarilis tem viajado por cidades brasileiras apresentando o espetáculo EMARANHADA - teatro infantojuvenil sobre o empoderamento dos cabelos de uma menina negra.  Nesta história, a atriz trouxe para o teatro uma HEROÍNA NEGRA, a pequena-grande Mavi. Numa fascinante saga de EMPODERAMENTO FEMININO, a personagem faz dos CABELOS o caminho para encontrar aceitação. Emaranhando a força, beleza e poesia da REPRESENTATIVIDADE NEGRA. O espetáculo serviu de alicerce para construção do documentário “FIOS ANCESTRAIS”. No espetáculo, tudo gira em torno do cabelo como forma de empoderamento. Já no documentário, esses fios são signos de nossa Cultura de Axé, como: fios de conta, fios de afeto, fios de herança e outros tantos que nos emaranham.



SOBRE O DOCUMENTÁRIO “FIOS ANCESTRAIS”  

A semente repousa na terra e, com um sopro, a vida acontece. Ela cresce para baixo e para cima, multiplicando as suas espécies. Ora como raiz provedora, ora como planta que alimenta. E assim, os fios dessa complexa biologia nos recordam que todo crescimento precisa ser base para florir e frutificar. Neste documentário, Amarilis Irani cruza os fios de sua criação artística com os fios de sua ancestralidade, tema central do trabalho. Tratando de temáticas, como: família, herança, religiosidade e criação de raízes na construção da autoestima e empoderamento desde a infância. Os FIOS ANCESTRAIS que marcam sua trajetória estão presentes nas artes e na chegada ao Candomblé (religião de matriz africana), mais especificamente como Yàwó (filha) da Casa de Yemanjá, em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, sua terra natal. 


FICHA TÉCNICA DO DOCUMENTÁRIO

Direção: AMARILIS IRANI

Assistência de Direção: LUAN VALERO

Roteiro: AMARILIS IRANI e LUAN VALERO

Orientação: BABALORISÁ JUNIOR TY OGUNTÉ e BABAKÈKÈRÈ FÁBIO TY ODÉ

Direção de Fotografia e Edição: NANDA CIPOLA

Câmera Adicional: GUILHERME DI CURZIO

Assistência de Filmagens: CAROLINA CAPELLI

Som Direto: FERNANDO MACACO e JEFERSON TELLES

Catering: BELL MARIA BRITO

Apoio Local: FERNANDA MISSIAGGIA

Comunicação: ALEXANDRE AQUINO

Produção e Realização: ARTE, MOVIMENTO & LUZ 




SERVIÇO – “FIOS ANCESTRAIS”

CCSP – SALA DE CINEMA LIMA BARRETO

Dias 06 e 07 de maio de 2023

Sábado e Domingo, às 15h30

Endereço Rua Vergueiro 1000, Paraíso, São Paulo/ SP (Metrô Vergueiro) 

Classificação LIVRE

Duração 15 min

Ingressos GRATUITOS (distribuídos 1h antes no local)

Comentários