29/4 - Rolé Carioca - Negros, povos originários e mulheres - Museu Histórico Nacional

 Pesquisadores negros, indígenas e mulheres propõe experiência inédita no Museu Histórico Nacional



 

Na comemoração dos seus 100 anos, o Museu Histórico Nacional (MHN) promove a 11° edição do Rolé Carioca, que reúne agenda mensal de passeios temáticos, por bairros e museus cariocas, todos com um olhar decolonial. Conhecido por eventos que fogem do tradicional, a ação abre a agenda de 2023, fruto da parceria com a Petrobras, que selecionou 15 projetos no edital Petrobras Cultural Múltiplas Expressões.

 

"Este primeiro Rolé de 2023 marca uma nova fase do projeto: um trio de pesquisadores com enfoque em narrativas decoloniais." diz Isabel Seixas, idealizadora do projeto. O acervo centenário da instituição será visitado a partir de uma abordagem decolonial assim como do estudo e mediação do grupo de pesquisadores formado por negros, indígenas e mulheres.




Mais informações 


Programação Anual 2023

 

Para 2023, a programação conta com roteiros e lugares importantes para a memória do Rio de Janeiro de modo que resgate histórias invisibilizadas. Dentre os passeios gratuitos e abertos ao público, ao longo do ano, a agenda promove os seguintes roteiros:

 

  • Rolé por Realengo - Maio; 

  • Rolé por Lugares de resistência LGBTQIAP+ - Junho;

  • Rolé Visita o Museu do Pontal - Julho;

  • Rolé pela presença indígena no Rio - Agosto;

  • Rolé visita o Museu do Samba - Setembro.


Serviço

 

Rolé visita Museu Histórico Nacional

Gratuito, livre de inscrições

Data: 29/04

Horário: 13h

Local: Museu Histórico Nacional (Praça Mal. Âncora - Centro, Rio de Janeiro)

Sobre Rolé Carioca





Mais sobre o Rolé 


O Rolé é um projeto cultural que pesquisa, cataloga e difunde conteúdo sobre o patrimônio histórico e cultural do Rio de Janeiro. Com mais de 50 mil seguidores nas redes sociais, o Rolé tem a missão de formar um acervo multiplataforma sobre a história, cultura e memória da cidade, com ações que o apresentam em diferentes formatos, tais como passeios guiados por mais de 650 roteiros, banco de dados com mais de 500 pontos mapeados, canal de vídeos, site, jogo, aplicativo etc.

 

Criado em 2012 a partir de passeios presenciais por diferentes roteiros, contando histórias sobre o Rio e seus personagens, o Rolé adaptou sua programação ao momento de pandemia, para continuar a ouvir histórias de moradores e trazer reflexões sobre o espaço urbano, por meio de ações como o museu virtual Mapa de Memórias, o webseminário Papo de Rolé e a mostra de filmes CineCidades.

 

O projeto considera as dimensões sociais, culturais e naturais do Rio para construir plataformas práticas de difusão da memória da cidade: uma memória social, histórica e afetiva. Por sua metodologia e resultados, o Rolé Carioca foi um dos vencedores de 2019 do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, concedido pelo IPHAN a iniciativas de preservação e difusão do patrimônio histórico e cultural.

 

O canal de vídeos do Rolé está no ar e em constante crescimento, já tendo mais de 50 vídeos disponíveis sobre a história do Rio de Janeiro e ao longo do ano novos conteúdos serão lançados. O conteúdo é de utilidade para professores, alunos, moradores e turistas que querem descobrir mais sobre a cidade: (www.youtube.com/@RoleCarioca)

 

https://www.rolecarioca.com.br/ | https://www.instagram.com/rolecarioca/

 

Sobre o estúdio M’Baraká (UM-BA-RA-KÁ)

 

Criado há 17 anos por Isabel Seixas e Diogo Rezende, o estúdio M’Baraká desenvolve projetos múltiplos com profissionais de diversos segmentos e se destaca por sua metodologia, que envolve criação, pesquisa, planejamento estratégico e direção de arte. Desde 2013, a economista Larissa Victorio faz parte da sociedade. Os projetos do grupo são únicos, focados na criação de experiências relevantes, que geram conhecimento e valor para seus públicos.

 

Realizador e idealizador do projeto

Estúdio M’Baraká (UM-BA-RA-KÁ)

Comentários