26/4 “Lona Poética 25 Anos Depois” é atração na Areninha Carioca Hermeto Pascoal com vários nomes da atual literatura brasileira

 “Lona Poética 25 Anos Depois” é atração na Areninha Carioca Hermeto Pascoal

com vários nomes da atual literatura brasileira

 

Agendamento para escolas de ensino fundamental e médio pelo telefone 2437-2651, das 10h às 19h.


 

A arte da palavra para encantar o público de Bangu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, no próximo dia 26/4, quarta-feira, a partir de 9h30. O projeto “Lona Poética 25 Anos Depois” na Areninha Carioca Hermeto Pascoal volta à cena com novos e veteranos escritores da literatura brasileira contemporânea em três mesas e horários diferentes: Henrique Rodrigues e Sabrina Azevedo; Érico Braga Barbosa Lima e Elizabeth Manja; Suzana Vargas e Bruna Mitrano. Mediação do poeta e escritor Humberto Mello, idealizador do seminário.

 

A cada sessão, dois autores serão homenageados começando com Ivan Junqueira (3/11/1934–3/7/2014) e Bruno Tolentino (12/11/1940–27/6/2007), segue com Pedro Lyra 28/01/1945–23/10/2017) e Thiago de Mello (30/3/192614/1/2022) e fecha a programação do evento com Ferreira Gullar (10/9/19304/12/2016) e Neide Archanjo (15/ 09/1940 – 14/01/2022).

 

Entre todos, o poeta, escritor, jornalista e teatrólogo que ocupou a cadeira número 37 na ABL foi presença marcante na primeira edição do seminário em 1997 na então Lona Cultural Hermeto Pascoal, hoje “Areninha de Bangu”. Já Suzana Vargas, Henrique Rodrigues, Érico Braga Barbosa Lima e o próprio Humberto Mello, destaques da nova edição, participaram da estreia do projeto.

O público poderá participar presencialmente ou pela transmissão ao vivo no instagram da produtora @aoesteprojetos com tradução em Libras. Projeto e produção: Urbana Textos e Livros e A Oeste Projetos.

 

1ª edição da “Lona Poética”

Em 3 de novembro de 1997 iniciava o Lona Poética, na então Lona Cultural Hermeto Pascoal, hoje Areninha Carioca Hermeto Pascoal, em Bangu, com a presença do poeta Ferreira Gullar. Foram oito dias de intensa atividade literária para um público formado, principalmente, de alunos da rede de ensino da Zona Oeste. Participaram poetas de prestígio como Ivan Junqueira, Bruno Tolentino, Astrid Cabral, Neide Archanjo, Suzana Vargas, Claudio Murilo Leal, Pedro Lyra e Roberto Pontes. Também abriu-se a oportunidade para jovens poetas e estreantes de todas as idades como: Henrique Rodrigues, Érico Braga Barbosa Lima, Humberto Mello, Delayne Brasil, Rosa Born, Laura Esteves, entre outros. Homenageou-se poetas consagrados falecidos como Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Murilo Mendes, Cecília Meireles, Vinícius de Moraes, Augusto dos Anjos e Dante Milano, por meio de audição de gravações de poemas falados pelos próprios autores, canções e vídeos documentários.

 



Participantes:

HENRIQUE RODRIGUES

Publicou 20 livros, entre poesia, crônica e romance, infantil e juvenil, tendo sido finalista do Prêmio Jabuti por Rua do Escritor: crônicas sobre leitura (Malê). Seu romance “O próximo da fila”  (Record) foi adotado em escolas de todo o país e publicado na França. Já palestrou em espaços culturais no Reino Unido, França, Portugal, Espanha e Bélgica, onde coordenou a residência artística Cine Luso, em 2019. É colunista do portal PublishNews, onde escreve sobre a vida literária.

 



SABRINA AZEVEDO

É poeta, atriz, escritora, roteirista, compositora e produtora. Bicampeã do Slam RJ (Campeonato Estadual de Poesia Falada) por dois anos consecutivos. Em 2019, venceu o Torneio Nacional Singulares de Poesia. Já compôs música para as cantoras Pocah, Iza, Rebeca e Bianca. Participou de dois campings Musicais: um pela Sony Music e outro pela Universal Music. É também membro fundadora do coletivo NósdaRUA e coordenadora da rede de Slams do Rio de Janeiro.




 

ÉRICO BRAGA BARBOSA LIMA

O carioca é poeta, escritor, músico, compositor, aikidoista 2º dan, mestre e doutor em literatura brasileira, com experiência em formação  de leitores. Foi coordenador da Cátedra UNESCO de Leitura PUC Rio, pesquisador do Instituto Interdisciplinar de Leitura PUC-Rio e membro da RELER, professor de diversas universidades do Rio de Janeiro (USU, UGF, UniverCidade, PUC-Rio) de 2002 a 2018 e tem mais de 15 livros publicados em poesia e crítica. Atualmente é consultor e editor da Editora Antigo Leblon e da AL Consultoria Literária.




 

ELIZABETH MANJA

É professora, poeta, curadora e gestora cultural/ fundadora do Instituto Territórios Diversos e Biblioteca Estação 67. Graduada em letras, possui especialização em Literatura Brasileira/ UERJ, cursou Produção Cultural UQ/ PACC/ UFRJ. Foi eleita Conselheira Municipal de Cultura representando a Zona Oeste na cadeira de Economia Criativa. Tem poesias, textos e prefácios publicados em jornais, revistas, sites, antologias, exposições e livros. Seu ativismo social atravessa questões como democratização dos acessos culturais à Zona Oeste da cidade do RJ, livro, leitura, literatura e o combate ao racismo. Recentemente recebeu da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura a maior honraria cultural da cidade, a Medalha da Ordem do Mérito Cultural Carioca 2022.

 


 

SUZANA VARGAS

É poeta, autora de literatura infantil e juvenil, ensaísta, professora de literatura, Mestre em Teoria Literária pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especializou-se na área de leitura e viaja pelo país ministrando oficinas de leitura para professores e agentes de leitura. Há mais de 20 anos, faz a curadoria de importantes projetos literários para feiras e eventos nacionais e internacionais como as Bienais do Livro do Amazonas, do Rio de Janeiro e de São Paulo, a Primavera dos Livros, a Campanha Paixão de Ler e os Encontros com a Literatura Latino-Americana do Centro Cultural do Banco do Brasil. É curadora do projeto Estação Pensamento & Arte da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro. Há 18 anos criou e coordena o espaço de oficinas de criação literária Estação das Letras – único no país. Em 2012, foi nomeada Coordenadora Nacional do Projeto Caravanas de Escritores, do Ministério da Cultura/ Fundação Biblioteca Nacional. Possui 16 livros publicados, entre eles, Caderno de Outono, indicado ao Prêmio Jabuti e o ensaio Leitura: uma aprendizagem de prazer. Tem poemas traduzidos na Itália, EUA, Espanha, Alemanha e França entre outros países.

 


BRUNA MITRANO

Filha de camelô, neta de lavadeira, escritora, editora, professora e mestre em Literatura Portuguesa pela UERJ. Tem poemas publicados em jornais, revistas e antologias no Brasil e no exterior. Foi autora convidada do Arte da Palavra e dos Encontros Literários, do Sesc; do festival Que Legado, no Sérgio Porto; da III Festa Literária do Pelourinho; dentre outros projetos, festivais e eventos. Idealizou e ministrou os cursos “Poesia de Denúncia” e “Poesia, Periferia e Embate”, no Centro de Apoio ao Escritor (CAE) do Museu Casa das Rosas. Sua poesia  foi tema do documentário “A 70 km do mar”, de Alberto Pucheu. É autora do livro Não (Editora Patuá, 2016).




 

HUMBERTO MELLO (mediador)

 

Idealizador e produtor do projeto Lona Poética. O poeta, escritor, produtor e designer têm mais de 25 anos de experiência em produção cultural e design gráfico, incluindo produções no exterior e participações em festivais internacionais de poesia. Trabalhou por dez anos na Arco Arquitetura e Produções, tendo sido responsável pela arte de dezenas de livros, exposições no Brasil e no exterior, entre outros projetos gráficos. A partir de 2011 produziu vários shows na Zona Oeste : 90 anos de Dona Ivone Lara, Zeca Pagodinho, Martinho da Vila, Mart’nália, Fundo de Quintal, Diogo Nogueira, Almir Guineto, João Bosco, entre outras produções.

 

Serviço:

Lona Poética 25 Anos Depois”. Entrada franca.

O encontro literário visa formar novos leitores na zona oeste. Participação presencial ou pela transmissão ao vivo no instagram da produtora @aoesteprojetos com tradução em Libras.

 

Dia: 26 de abril, quarta-feira, com 3 sessões

Horários: 9h30 | 13h | 15h

 

Programação:

Mediação: Humberto Mello (poeta e escritor)

 

·       9h30 - Henrique Rodrigues e Sabrina Azevedo

Homenageados: Ivan Junqueira e Bruno Tolentino

·       13h - Érico Braga Barbosa Lima e Elizabeth Manja

Homenageados: Pedro Lyra e Thiago de Mello

·       15h - Suzana Vargas e Bruna Mitrano

Homenageados: Ferreira Gullar e Neide Arcanjo

 

Local: Areninha Carioca Hermeto Pascoal

Endereço: Praça 1º de Maio, s/nº - Bangu – RJ

Telefone: 2437-2651

Capacidade: 300 lugares (arquibancadas)

Duração: 1h30 por sessão

Entrada: gratuita

Classificação etária: livre

Comentários