24.04 a 12.06 - CCBB RJ - 60 anos Quinteto Villa-Lobos de Sopros

 


Idealizado pela Caseiras Produções Culturais e com patrocínio da Eletrobrás, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Centro Cultural Banco do Brasil  Rio de Janeiro (CCBB RJ) recebe uma série de shows em comemoração aos 60 anos do Quinteto Villa-Lobos de Sopros. A programação acontece entre os dias 24 de abril e 12 de junho de 2023 e conta com convidados especiais, bem como atividades educativas.


Celebrando esta efeméride, um dos grupos de câmara mais importantes do Brasil recebe a presença de Água de Moringa, Marcello Gonçalves, Henrique Cazes e Guinga, entre outros. No repertório das apresentações estão músicas que fizeram parte da trajetória do grupo até aqui, além de composições próprias dos convidados especiais.


Junto à programação, haverá ainda uma masterclass de flauta, clarineta e trompa no dia 15 de maio, às 19h, e um concerto didático com o Quinteto Villa-Lobos no dia 22 do mesmo mês, às 15h, ambos na sala 26 do Centro Cultural Banco do Brasil. São cerca de 150 lugares disponíveis para os concertos presenciais, 40 vagas para a masterclass e 80 para o concerto didático. As ações formativas serão gratuitas e os ingressos para os concertos podem ser adquiridos pelo site (aqui) ou na bilheteria física do CCBB RJ.  


Mais sobre o Quinteto Villa-Lobos


O Quinteto Villa-Lobos foi criado com a proposta de divulgar a Música brasileira, especialmente de câmara. Com 60 anos de existência, o grupo é de extrema relevância sociocultural e histórica para a música brasileira instrumental e já se apresentou em diversas salas de concerto, além de festivais no Brasil e no exterior



Sobre o CCBB RJ


Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o CCBB está instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva. Marco da revitalização do centro histórico do Rio de Janeiro, o Centro Cultural mantém uma programação plural, regular e acessível, nas áreas de artes visuais, cinema, teatro, dança, música e pensamento. Em 33 anos de atuação, foram mais de 3 mil projetos oferecidos ao público, e, desde 2011, o CCBB incluiu o Brasil no ranking anual do jornal britânico The Art Newspaper, projetando o Rio de Janeiro entre as cidades com as mostras de arte mais visitadas do mundo. O prédio dispõe de 3 teatros, 2 salas de cinema, cerca de 2 mil metros quadrados de espaços expositivos, auditórios, salas multiuso e biblioteca com mais de 200 mil exemplares. Os visitantes contam ainda com restaurantes, cafeterias e loja, serviços com descontos exclusivos para clientes Banco do Brasil. O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro funciona de segunda a sábado, das 9h às 21h, no domingo, das 9h às 20h, e fecha às terças-feiras. Aos domingos, das 8h às 9h, o prédio e as exposições abrem em horário de atendimento exclusivo para visitação de pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes, conforme determinação legal (Lei Municipal nº 6.278/2017). 


Sobre o Caseiras Produções Culturais 


A proposta da Caseiras Produções Culturais está no próprio nome: a realização de projetos de forma artesanal. Em seus projetos, busca-se especialmente a brasilidade, inovação e atualização de conteúdos relevantes e históricos. Tem como missão difundir as culturas brasileiras e democratizar o acesso a todos os tipos, linguagens e gêneros artísticos.





A Caseiras atua em diversos ramos culturais, principalmente teatro, música e audiovisual e seus projetos sempre contam com forte presença de módulos de formação e oficinas.


@caseirasproducoes  | canal no YouTube

caseirasproducoes.art.br


O Quinteto Villa-Lobos

Rodrigo Herculano - Oboé

Aloysio Fagerlande - Fagote

Paulo Sérgio Santos - Clarineta

Philip Doyle - Trompa

Rubem Schuenck - Flauta


Serviço

Quinteto Villa-Lobos: 60 anos de música brasileira 

Data: de 24 de abril a 12 de junho de 2023

Horário: 19h (concertos)

Classificação indicativa | 12 Anos

Duração | 60 min


Local: Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro

Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro/ RJ

Tel. (21) 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br

bb.com.br/cultura

Ingressos: R$30,00 (inteira) e R$15,00 (meia)

À venda na bilheteria física ou no site do CCBB (bb.com.br/cultura)

Estudantes, maiores de 65 anos e Clientes Ourocard pagam meia entrada


Confira a programação completa também nas redes sociais:

twitter.com/ccbb_rj | facebook.com/ccbb.rj | instagram.com/ccbbrj


Assessoria de imprensa do CCBB RJ:

Giselle Sampaio (21) 3808-2346 | gisellesampaio@bb.com.br


Programação Concertos

24/04: MÚSICA BRASILEIRA REVISITADA

Com Quinteto Villa-Lobos 


01/05: OS CHORÕES E O CHORO: A PRIMEIRA MÚSICA INSTRUMENTAL BRASILEIRA

Com Quinteto Villa-Lobos e Água de Moringa


08/05: VILLA LOBOS E SUAS INFLUÊNCIAS

Com Quinteto Villa-Lobos, Henrique Cazes e Marcelo Gonçalves


Comentários