23/4 O espetáculo “Saga de Jorge” celebra no RJ o “Prêmio Shell de Teatro” da Companhia Mystérios e Novidades, em seus 40 anos

 O espetáculo “Saga de Jorge” celebra no RJ o

“Prêmio Shell de Teatro” da Companhia Mystérios e Novidades, em seus 40 anos

 

Apresentação 23/4 após o tradicional cortejo da Cia pelas ruas da Pequena África



Vencedora no Rio de Janeiro do 33º Prêmio Shell de Teatro, na categoria “Energia que Vem da Gente”, Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades apresenta o espetáculo teatral “Saga de Jorge” ao ar livre na Praça da Harmonia, na Gamboa, Zona Portuária.  Patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro através da Secretaria Municipal de Cultura. Parceria: Museu do  Amanhã.

Antes da peça, o tradicional cortejo da companhia tem início às 16 horas, saindo da Praça Mauá com chegada à Praça da Harmonia.

 

Os textos da “Saga de Jorge” são de Ligia Veiga e Bado Todão, todos cantados e narrados, seguindo a métrica cordel dos poetas populares. Músicas inéditas de Lelena Anhaia, Zeca Baleiro, Moacyr Luz e Emerson Boy. O elenco é formado por atores, bailarinos e músicos que utilizam técnicas do teatro de rua, técnicas circenses - perna de pau - e danças populares para contar a história do santo guerreiro. Os figurinos e adereços são de Luciana Buarque e Milton Biazi.         

No Brasil, São Jorge é apresentado como mártir da igreja católica e como orixá da corrente do candomblé e umbanda. A “Saga de Jorge” é um espetáculo teatral baseado na versão alagoana da Folia de Reis – “O Guerreiro” – narrado em forma de folguedo, semelhante aos reisados, com seus dançadores e cantores multicoloridos. A história de São Jorge contra os dragões da maldade e do caos, reconstitui nesta celebração a figura mítica que se preservou nas mais diferentes culturas.

 

GRANDE COMPANHIA BRASILEIRA DE MYSTÉRIOS E NOVIDADAES  

Por Ligia Veiga

Afirmando o Teatro de Rua como importante veículo de intervenção urbana e transformação, a Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades está dedicada à pesquisa e à criação de um teatro praticado nas ruas, praças e espaços alternativos.

Somos uma companhia que trabalha há 40 anos com práticas cruzadas como as da tradição e do contemporâneo; do rito e do mito; do sagrado e do profano; da memória e dos sonhos; da invenção de si e do mundo. Buscamos um teatro potencial marcado pela diversidade e multiplicidade de tudo aquilo de que somos feitos.

Sob a tônica do imaginário cultural das matrizes milenares e raízes brasileiras, o teatro é nossa trincheira, nosso veículo para estar e fazer mundo ao inaugurar conexões improváveis. Ele abre espaços para nos deslocar de uma vida simplesmente funcional e abre para o imaginário e o simbólico.

 


 

Serviço:

TEATRO

 

Dia: 23 de abril, domingo

Cortejo e apresentação do espetáculo teatral Saga de Jorge com a Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades.

Cortejo: concentração às 15h30, saindo da Praça Mauá às 16h, pela Rua Sacadura Cabral, até a Praça da Harmonia.

Apresentação do espetáculo Saga de Jorge: Praça da Harmonia, na Gamboa, às 17h

Duração: 2 horas e 30 minutos (Cortejo + espetáculo)

Classificação: Livre

Mais informações: no instagram @ciademysterios

Comentários