14/04 a 22/05 - TEATRO GRATUITO - Estreia A Exceção e a Regra

 Em comemoração aos seus 30 anos de resistência, a Companhia Ensaio Aberto lança o espetáculo A Exceção e a Regra. Obra de Bertolt Brecht, parceiro de longa data, estreia dia 14 de abril e oferece 24 sessões gratuitas disponíveis no Armazém da Utopia. 


Com direção de Luiz Fernando Lobo, entusiasta ao se tratar de Brecht, o espetáculo desperta a curiosidade do público ao passo que os espectadores aprendem algo, reforçando o legado do dramaturgo alemão.  


Em A Exceção e a Regra, contextualizado nos anos 30 na Alemanha, a trama busca uma comunicação direta com os trabalhadores. Seu objetivo principal é deter o nazismo, que desde o início dos anos 20 crescia de forma acentuada.


Bertolt Brecht buscava referências nas análises de Marx sobre o mundo contemporâneo e levava O Capital diretamente para os palcos. A princípio, o desejo do autor é que o público estranhe os mínimos detalhes e gestos do cotidiano em uma sociedade dividida em classes. 


Desde os anos 60, com a famosa montagem de Galileu Galilei pelo Teatro Oficina, o público brasileiro acolhe as principais montagens brechtianas, como o sucesso Na Selva das Cidades, do próprio Oficina, e Casamento do Pequeno Burguês, de Luiz Antônio Martinez Correa.


Esse espetáculo é viabilizado por parceria do Ministério da Cultura, da Fundação Nacional de Artes Espetáculo teatral Nova Criação - A Exceção e a Regra - Termo de Fomento - Plataforma + Brasil no 919341/2021. 




Mais sobre o espetáculo 


Um comerciante em busca de petróleo. Para tal, contrata um guia e um cule para atravessar o deserto. Como “o negócio é de quem chegar mais rápido”, o comerciante exerce enorme pressão sobre os dois contratados. Com medo que esta cobrança incite uma reação nos dois o deixando em condição de desvantagem, o comerciante demite o guia e força o cule a seguir em frente. Acabam se perdendo e ficando sem água.


O cule resolve partilhar a água de seu cantil com o comerciante, que não pode compreender um gesto destes depois de tudo que aconteceu. Apavorado, pensa que o cule vai matá-lo com uma pedrada e então mata-o com um tiro. O comerciante vai a julgamento e é absolvido. Os juízes entendem que ele agiu em legítima defesa. O comerciante não podia acreditar na solidariedade vinda de um explorado. O tribunal entende que pela regra o cule mataria o comerciante e, portanto, ele não poderia acreditar na exceção.


Sobre o diretor


Luiz Fernando Lobo é um estudioso da linguagem de Bertolt Brecht, um companheiro de trabalho inseparável para a pesquisa do seu teatro épico. Tambores da Noite, realizado na inauguração do Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, foi um dos mais importantes espetáculos de sua carreira; depois, na montagem de Um Céu de Asfalto, com Sérgio Britto e Marlene, visitou a obra poética do alemão. Evidentemente isso não é um acaso.


Além disso, é conhecido pela forte influência de Brecht nos seus métodos de trabalho e no seu repertório. O espetáculo A Mãe, Cabaré Youkali e Havana Café, demonstra o quanto o público carioca reconhece e aplaude esta influência, já que transformou estes espetáculos em grandes sucessos. A presença marcante do dramaturgo atesta como sua obra é viva.


Sobre a Companhia Ensaio Aberto


A Companhia Ensaio Aberto completa 30 anos em 2023, com a proposta de retomar o teatro épico no Brasil e fazer dos palcos uma arena de debate, resgatando sua vocação crítica e política, na busca de uma cena que atue na transformação da realidade. Um teatro onde o centro não está mais no indivíduo, mas no complexo das relações sociais.


Em seu repertório constam peças aclamadas pelo público e pela crítica como Cemitério dos Vivos, Missa dos Quilombos, Dez Dias Que Abalaram o Mundo, O Dragão e Morte e Vida Severina. Está sendo indicada em 6 categorias para o Prêmio Cesgranrio de Teatro e em 3 categorias para o Prêmio Shell de Teatro, tendo ganho o prêmio de Melhor Direção Musical.


45 artistas e técnicos compõem o atual coletivo da Companhia Ensaio Aberto, sediada no Armazém da Utopia, armazém de 5 mil metros quadrados, localizado na Zona Portuária do Rio.


Em 2022, Armazém da Utopia tornou-se patrimônio imaterial cultural do Estado e do Município do Rio de Janeiro. A Lei Estadual 9.441/2021 e a Lei Complementar 246/2022 tornam o Armazém da Utopia um espaço para uso restrito a atividades culturais e sociais e fortalecem a luta da Companhia Ensaio Aberto pela permanência no Armazém da Utopia.


www.armazemdautopia.com.br 

@companhiaensaioaberto - @armazemdautopia


Ficha Técnica

Bertolt Brecht

Tradução: André Vallias

Direção: Luiz Fernando Lobo

Cenografia: J.C.Serroni

Figurinos: Beth Filipecki e Renaldo Machado

Iluminação: Cesar de Ramires

Direção musical e trilha original: Felipe Radicetti

Direção de Produção: Tuca Moraes

Programação Visual: Marcos Apóstolo, Marcos Becker e Tatiana Rodriguez

Produção: Marina Gadelha

Preparação Vocal: Ana Calvente

Preparação Corporal: Luiza Moraes e Paulo Mazzoni


Serviço

A EXCEÇÃO E A REGRA

14 de abril a 22 de maio | 24 sessões gratuitas

Horário: Sessão às 20h

Local: Armazém da Utopia | https://www.armazemdautopia.com.br/como-chegar/

Classificação indicativa: 12 anos

Agendamento de grupos: (21) 98909-2402 - WhatsApp

Abertura da casa uma hora antes do início do espetáculo

Lotes de retirada de ingressos disponíveis a partir de 03/03 no Sympla.

Companhia Ensaio Aberto / Armazém da Utopia


Comentários