Universidades dos EUA de olho em alunos brasileiros com projetos voltados para a comunidade negra

 Crescem as oportunidades para alunos com diversidade de perfis no ensino superior norte-americano

 

Camila Pereira, 26 anos, filha de um operário e uma operadora de caixa de supermercado está com um grande desafio nas mãos: decidir para qual das três renomadas universidades americanas ela irá. Após um ano de dedicação ao processo de candidatura, Camila foi aceita com bolsa integral na Stanford University, na Califórnia; Stony Brook University, em Nova Iorque, e Northeastern University, Boston. Camila vai fazer pós-graduação nos Estados Unidos.

 

Moradora da Tijuca, no Rio de Janeiro, mas é de Alvorada, no Rio Grande do Sul. Camila foi a primeira da família a ingressar na faculdade. Mestre em Educação e professora substituta do Departamento de Atendimento Educacional Especializado, do Colégio Aplicação da UERJ, ela deseja usar seu conhecimento para facilitar a vida de outros jovens com histórias parecidas:

“Quero estudar as relações entre educação, questões étnico-raciais, gênero e sexualidade. Eu sou uma mulher negra de sexualidade dissidente, na área da sociologia. Produzir uma pesquisa comparativa entre Estados Unidos e Brasil falando de universidade, é algo que tem muito a ver com a minha história. As oportunidades que eu encontrei na universidade foram essenciais para a minha vida e deve ser para outros como eu,” completa Camila.

 

Camila conta que conseguiu essa conquista através de um trabalho integrado com o EducationUSA, a rede oficial do Departamento de Estado norte-americano, que se dedica a disseminar informações sobre as mais de 4.700 universidades a nível de graduação e 1.700 programas de mestrado e doutorado. Seus orientadores especializados atendem no Brasil todo os interessados em estudar nos Estados Unidos. O trabalho é focado no objetivo de cada aluno, seja através da pesquisa de opções, oportunidades de bolsas de estudos e também oferecendo todas as dicas para a qualificação  no processo de candidatura.

 

“ O EducationUSA além de orientar, procura descobrir talentos e apoiar estudantes em seus projetos acadêmicos e profissionais. Sabemos a importância da diversidade de perfis e atendemos pessoas de qualquer lugar do Brasil, com os mais variados interesses e condições financeiras, na realização de seus “applications” para universidades norte-americanas," afirma Marina Martins-Ide, orientadora da instituição.




 

Também foi através dos plantões realizados pelo EducationUSA, que Daniel da Silva, de 23 anos, começou a acreditar que poderia estudar nos EUA. Agora, duas universidades  nas quais foi aceito com bolsa integral, aguardam a resposta dele: University of Southern Califórnia e Utah State University. Da zona rural de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, Daniel conta que conquistar uma vaga nas universidades dos Estados Unidos, era algo fora da realidade, já que o desafio da educação vem desde a infância:

“No ensino fundamental, lutei para aprender a ler e a escrever. Apesar dessas dificuldades, conquistei meu objetivo, a alfabetização. Algo tão simples é uma realização, porque as pessoas que vêm de onde eu venho não sabem ler, escrever e sonham em fazer uma faculdade,” ele fala.

 

Hoje, além de exercer a profissão de psicólogo, ele almeja dar aulas e fundar um instituto de pesquisa em Psicologia no Brasil, que trabalhe, principalmente, com saúde mental da população negra:

“Um aluno brasileiro negro nos EUA, demonstra representatividade de um grupo historicamente excluído. Acredito que devemos preencher esses espaços evidenciando a importância da diversidade. Além disso, aprender em um ambiente culturalmente diverso é enriquecedor. Meu objetivo é promover inovações e benefícios com o desenvolvimento de pesquisa para fornecer soluções para problemas enfrentados pela comunidade negra, especialmente questões psicológicas,” conta Daniel.

 

Com ofertas de bolsas, presença de recrutadores e participação de representantes de 45 universidades, a IX edição da Feira EducationUSA ocorre do dia 11 ao dia 19 de abril, em cinco capitais brasileiras. O evento gratuito e aberto ao público desembarca em: São Paulo, Fortaleza, Salvador, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas através do link: bit.ly/FeiraEdusaBR2023




 

Programação

São Paulo 11 de abril | 17h às 20h

Universidade Presbiteriana Mackenzie | Rua da Consolação, 930

Link: bit.ly/FeiraEdusaBR2023

Fortaleza

13 de abril | 17h às 20h

Hotel Gran Marquise | Av. Beira Mar, 3980 - Mucuripe

Link: bit.ly/FeiraEdusaBR2023

Salvador

15 de abril | 16h às 19h

Fiesta Bahia Hotel| Av. Antônio Carlos Magalhães, 741, Itaigara

Link: bit.ly/FeiraEdusaBR2023

Belo Horizonte

17 de abril | 17h às 20h

Hotel Fasano | R. São Paulo, 2320 - Centro

Link: bit.ly/FeiraEdusaBR2023

Rio de Janeiro

19 de abril | 17h às 20h

JW Marriott Hotel | Av. Atlântica, 2600 - Copacabana

Link: bit.ly/FeiraEdusaBR2023

 

 

Comentários