Unity Warriors abre inscrições para a Residência Artística na Oficina Cultural Oswald de Andrade

 Unity Warriors abre inscrições para a Residência Artística na Oficina Cultural Oswald de Andrade 


Indicado ao Prêmio APCA Dança 2022 com o espetáculo “MANOfestAÇÃO”, o grupo Unity Warriors promove uma residência artística para compartilhar seu processo de criação e seu olhar para a produção cultural na linguagem da dança. 


Oficina Cultural Oswald de Andrade residência artística de breaking com o grupo Unity Warriors



Até o dia 10 de abril de 2023 (segunda-feira), estão abertas as inscrições para a Residência Artística Unity Class, uma vivência prática com a dança breaking a partir da experiência e processo de criação da Unity Warriors, grupo recentemente indicado ao Prêmio APCA Dança 2022 na categoria ‘Melhor Elenco’ com o espetáculo “MANOfestAÇÃO”.


A Residência Artística Unity Class será realizada gratuitamente na Oficina Cultural Oswald de Andrade, que fica na Rua Três Rios, 363, no Bom Retiro, em São Paulo - SP. Os encontros serão realizados nos dias 17, 19, 24 e 26 de abril, das 18h30 às 21h30. Serão disponibilizadas 30 vagas, para jovens e adultos com ou sem experiência em dança, e artistas periféricos. As inscrições podem ser realizadas no site das Oficinas Culturais e a seleção será por ordem de inscrição. 


Nos encontros, a Unity Warriors - grupo que tem como fundador o bailarino Igor Souza - compartilhará seu olhar para a produção cultural na linguagem da dança, com base em fundamentos da técnica breaking, jogos e diálogos estabelecidos sobre o pensar e fazer dança. 


Uma forma de conectar, trocar afetos e saberes, buscando provocar reflexões através dessas experiências vividas pelos integrantes dentro das periferias. 


Dentro da residência será compartilhado o processo de criação do espetáculo “MANOfestAÇÃO”, inspirando uma tradução e reflexão coletiva sobre esse fazer artístico que tem a dança e a técnica breaking como base norteadora dos estudos e pesquisas que Unity Warriors vem desenvolvendo. 


“Queremos dialogar indiretamente e diretamente com o cenário atual e as mazelas sociais que nos atravessam enquanto pessoas negras e periféricas”, comenta o grupo. 


A ação integra o projeto ‘EU E VOCÊS, SOMOS NÓS?’ do Grupo Unity Warriors, contemplado no edital PROAC 46/2022 - Cidadania Cultural – Produção e Realização de Projeto Cultural ou Manutenção de Corpo Artístico em Favelas e Periferias


Sobre a Unity Warriors

O grupo Unity Warriors é um dos importantes representantes da arte urbana brasileira no exterior e tem sua trajetória marcada por participações emblemáticas em muitos dos maiores eventos da cultura hip-hop e das artes urbanas do mundo. 


A Crew tem como principal característica o processo de ensino/aprendizagens em projetos sociais em São Paulo e as competições de dança, espaços onde o hip-hop age como mediador de ideias e de diálogo direto com a comunidade, pontos fundamentais para a criação de identidade do grupo. 


Bi-campeão do Festival Break The Floor América Latina (2017/2018), festival internacional de breakdance de Manaus-AM, a Unity Warriors foi o primeiro grupo brasileiro a chegar na final do Break The Floor, um dos maiores campeonatos de breaking do mundo, realizado em Cannes (França), chegando ao terceiro lugar no mundial (2018) e segundo lugar (2019). Em Lyon (França), participou como convidado para uma batalha show no evento “Rotary Breaking Dance". E em Paris – França, foi o primeiro grupo brasileiro a participar como convidado da competição “Fire Jam” chegando à semifinal. 


O grupo surgiu em 2015, a partir da união de jovens da periferia de Perus e São Miguel Paulista, com a proposta de celebrar a cultura hip-hop através do breaking. Desde então, o grupo participa de eventos importantes da cena e foi vencedor em vários deles, como Arena Caieira 2019, “The king Of The Night” (SP), “Boom BreakingFestival de dança breaking de Barueri – SP, Fast Battle 2016 (MG), “The Killers Jova Battle” na Fábrica de Cultura Jaçanã; e segundo lugar no “Brasil super Battle”, em Brasília – DF.




Mais informações: @unitywarriors_brwww.facebook.com/Unity-Warriors-2040426456226348


Teaser do espetáculo Manofestação: https://www.youtube.com/watch?v=q8i17jXNClc


SERVIÇO: Residência Artística Unity Class

Com Unity Warriors

Sinopse: Nos encontros serão abordados os fundamentos da técnica breaking, por meio de jogos e diálogos estabelecidos através do olhar da Unity Warriors no pensar e produzir dança. Dentro da residência será compartilhado o processo de criação do espetáculo ‘MANOfestAÇÃO’. O trabalho recebeu indicação ao Prêmio APCA Dança 2022 na categoria ‘Melhor Elenco’ e, neste primeiro semestre de 2023 tem sido apresentado por diversos espaços da cidade de São Paulo e também pelo interior paulista.

Quando: 17 a 26 de abril de 2023 - Horário: segundas e quartas-feiras - 18h30 às 21h30 - Serão 04 encontros presenciais com duração de 3 horas cada.

Onde: Oficina Cultural Oswald de Andrade - Endereço: Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro - São Paulo - SP

Público: Jovens e Adultos com ou sem experiência em dança; Artistas periféricos 

Inscrições: até 10 de abril de 2023 

Seleção: Por ordem de Inscrição

Vagas: 30

Link para inscrição: https://oficinasculturais.org.br/atividade/residencia-artistica-unity-class/


Comentários