Sucesso de público e crítica, espetáculo “Pressa” reestreia na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, com direção de João Fonseca e Nello Marrese

 Com texto de Otávio Martins e direção de João Fonseca e Nello Marrese, peça aborda as contradições de uma sociedade esmagada pelo imediatismo, em temporada às terças e quartas, de 4 a 19 de abril

 

As relações humanas afetadas pela insanidade perversa da urgência. Esse é o ponto de partida de “Pressa”, espetáculo que retorna aos palcos em 4 de abril, com apresentações às terças e quartas até o dia 19, sempre às 20h, na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema. A peça é encenada por uma das mais conceituadas e consagradas companhias cariocas, Os Fodidos Privilegiados, com direção artística de João Fonseca e Nello Marrese, texto de Otávio Martins e apoio institucional da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (FUNARJ).

 

Pressa estreou pela primeira vez no Rio de Janeiro em agosto de 2017 no SESC Tijuca, com mais duas temporadas de sucesso, nos teatros Glaucio Gill e Dulcina. Quase seis anos depois da estreia, continua tão ou mais atual do que na época da montagem. Moderna, provocadora, não linear e fragmentada, fala, com humor ácido e cruel, de personagens marcados pela brutalidade e o achatamento imposto pela sociedade e seus costumes. Descortina um Brasil que se convém esconder. 

 

Espelho da sociedade brasileira

 

Os personagens vivem aprisionados na lógica absurda do imediatismo alienante que encobre a amoralidade, a corrupção e a falta de escrúpulos nas relações e nos discursos da vida cotidiana. São quatro histórias com onze personagens que têm suas trajetórias cruzadas por questões que demandam uma solução de curto prazo. 

 

A Companhia Os Fodidos Privilegiados, sob direção artística de João Fonseca, optou por este texto inédito de Otávio Martins por encontrar nele um espelho da sociedade brasileira. Nesta montagem, João Fonseca divide a direção com Nello Marrese, que também é responsável pela cenografia. O elenco conta com Diogo Camargos, Filomena Mancuzo, Isley Clare, João Fonseca, Katia Sassen, Mariah Viamonte, Marta Guedes, Paula Sandroni, Rafaela Amado, Rafael Coimbra, Reiner Tenente, Roberto Lobo e Thiago Marinho.

 

Três décadas em prol da cultura

 

Fundada por Antônio Abujamra, a Cia. Os Fodidos Privilegiados desenvolve, desde 1991, mesmo sem subsídio permanente, oficinas, seminários, grupos de estudos e pesquisa, leituras dramáticas, tributos e montagens de textos clássicos e contemporâneos de autores nacionais e estrangeiros. Sempre com foco na investigação de linguagem e ampliação de plateias no teatro, horizontes que pautam sua linha de atuação no mercado cultural brasileiro.




 

Serviço:

Local – Casa de Cultura Laura Alvim

Temporada – De 4 a 19 de abril

Dias e horário – Terças e quartas, às 20h

Endereço – Av. Vieira Souto, 176 - Ipanema, Rio de Janeiro - RJ

Ingressos a partir de R$ 10, vendas e mais informações pelo site: https://funarj.eleventickets.com/  

Classificação etária - 16 anos

 

Ficha Técnica: 

Autor: Otavio Martins 

Direção: João Fonseca e Nello Marrese 

Elenco: Diogo Camargos, Filomena Mancuzo, Isley Clare, João Fonseca, Katia Sassen, Mariah Viamonte, Marta Guedes, Paula Sandroni, Rafaela Amado, Rafael Coimbra, Reiner Tenente, Roberto Lobo e Thiago Marinho

Direção de Movimento: Johayne Hildefonso 

Cenário: Nello Marrese 

Figurino: Victor Guedes 

Iluminação: Luiz Paulo Nenen e Tiago Mantovani 

Trilha Sonora: João Fonseca 

Programação Visual: Mauricio Tavares 

Coordenação de Produção: Filomena Mancuzo 

Assessoria de imprensa: Carlos Pinho


Comentários