Roda da conversa com integrantes da DPU e Prefeitura marcam assinatura de termo de cooperação técnica entre o Museu Memorial Iyá Davina, do Ilê Omolu Oxum, de Mãe Meninazinha de Oxum e o Museu da República

 


Roda da conversa com integrantes da DPU e Prefeitura marcam assinatura de termo de cooperação técnica entre o Museu Memorial Iyá Davina, do Ilê Omolu Oxum, de Mãe Meninazinha de Oxum e o Museu da República

 

Na ocasião, haverá uma roda de conversa com a dra. Nathália Von Rondow,
do Grupo Nacional de Trabalho Políticas Etnorraciais da Defensoria Pública da União; Mario Chagas, diretor do Museu da República; Márcio de Jagun, coordenador de Diversidade Religiosa da Prefeitura do Rio; dr. Hédio Silva Júnior, coordenador executivo da Idafro (Instituto de Defesa dos Direitos das Religiões Afro-Brasileiras). Na programação estão também a abertura da exposição “Respeite o Meu Terreiro”, com 20 fotografias em grandes formatos feitas por Alex Ferro, e curadoria de Marco Antonio Teobaldo.  As fotografias retratam as sacerdotisas e sacerdotes mais velhos do Ilê Omolu Oxum, instalado há mais de 50 anos em São João de Meriti, Baixada Fluminense, as vivências da comunidade de candomblé, e os bastidores que normalmente não são conhecidos pelo público.  Desde de 8 de novembro de 2022, a exposição completa com mais de 60 imagens está na plataforma virtual Google Arts, na seção Consciências Negras.

 


Ilê Omolu Oxum, São João do Meriti, Grande Rio

24 de março de 2023, das 9h às 13h

Rua General Olímpio da Fonseca, 380, São Mateus

Entrada gratuita

 

O Ilê Omolu Oxum, de Mãe Meninazinha de Oxum, tem o prazer de convidar, no dia 24 de março de 2023, das 9h às 13h, para a roda de conversa com dra. Nathália Von Rondow, do Grupo Nacional de Trabalho Políticas Etnorraciais da Defensoria Pública da União; Mario Chagas, diretor do Museu da República; Márcio de Jagun, coordenador de Diversidade Religiosa da Prefeitura do Rio; dr. Hédio Silva Júnior, coordenador executivo da Idafro (Instituto de Defesa dos Direitos das Religiões Afro-Brasileiras).

 


O evento marca a assinatura do termo de cooperação técnica entre o Museu da República com o Museu Memorial Iyá Davina, no Ilê Omolu Oxum. O objetivo é a interação de conhecimentos e saberes acadêmicos e da tradição oral ligada às coleções de objetos sagrados de religiões de matriz africana, de modo a construir uma metodologia para a Museologia de Terreiro, inédita no Brasil.

 

O Museu da República abriga desde 2020, e definitivamente desde 2021, a Coleção Nosso Sagrado, com 519 objetos religiosos libertados da tutela da Polícia Civil, onde estavam após terem sido apreendidos no período entre 1989 e 1946. A gestão é compartilhada entre o Museu da República e lideranças religiosas.  

 


Na programação, haverá o lançamento do catálogo impresso “Moda de Terreiro”, produzido pelo Ateliê Obinrin Odara, do Ilê Omolu Oxum, e a abertura da exposição “Respeite o Meu Terreiro”, com 20 fotografias em grande formato feitas por Alex Ferro, e curadoria de Marco Antonio Teobaldo.  As fotografias retratam as sacerdotisas e sacerdotes mais velhos do Ilê Omolu Oxum, instalado há mais de 50 anos em São João de Meriti, no Grande Rio, e as vivências da comunidade de candomblé, com os bastidores que normalmente não são conhecidos pelo público.  Desde de 8 de novembro de 2022, a exposição está na plataforma virtual Google Arts, na seção Consciências Negras.

 


SOBRE O MUSEU MEMORIAL IYÁ DAVINA

Museu Memorial Iyá Davina foi criado por Mãe Meninazinha de Oxum, em 1997, em homenagem à matriarca Iyá Davina (1880-1964), sua mãe de santo e avó materna. O museu reúne um acervo de objetos sagrados e de uso rotineiro, fotografias e documentos guardados pela matriarca e configura-se também como uma importante coleção etnográfica para pesquisa e preservação da memória dos povos de matriz africana. Reconhecido como o primeiro museu memorial do gênero no estado do Rio de Janeiro, o Museu Memorial Iyá Davina possui um acervo com mais de 150 itens inventariados e recebe, desde então, a atenção das comunidades tradicionais afrobrasileiras das mais variadas partes do país, além de estudantes, pesquisadores e turistas. A instituição museológica é registrada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e se apresenta como uma das únicas opções de museus no município de São João de Meriti.

 


 

Comentários