Regiões de Sorocaba, Vale do Paraíba e Litoral recebem apresentações gratuitas do espetáculo "O Ovo da Cuca"

 Desembargadores do Furgão apresenta “O Ovo da Cuca” nas regiões de Sorocaba, Vale do Paraíba e Litoral 


Solo da atriz Ana Pessoa instiga o público a refletir se a Humanidade ainda tem liberdade para criar pensamentos próprios, mesmo diante de tantos monitoramentos, manipulação de notícias e mau uso de ferramentas tecnológicas.


Natividade da Serra, Pilar do Sul e Peruíbe recebem apresentações gratuitas de “O Ovo da Cuca”


O grupo Desembargadores do Furgão está realizando uma temporada de circulação do espetáculo “O Ovo da Cuca”, ação que faz parte do projeto “Povo das Caixas” contemplado no edital PROAC Nº02/2022.


No dia 20 de março de 2023 (segunda-feira), às 13h, o grupo realiza uma apresentação gratuita de “O Ovo da Cuca” na EMEF Professora Isabel Cristina Rodrigues de Menezes Menecucci, em Natividade da Serra, na região do Vale do Paraíba


No dia 23 de março (quinta-feira), às 15h, o grupo realiza uma apresentação gratuita no Centro Comunitário de Pilar do Sul, que fica na Rua Euzébio Moraes Cunha, 297, região metropolitana de Sorocaba. 


E no dia 25 de março (sábado), às 15h, a apresentação será realizada em Peruíbe, na Praça Matriz.


Embalada pela trilha sonora de um violoncelo, “O Ovo da Cuca” é uma peça que transita pelas linguagens do Teatro e da Dança.  Bonecos alegóricos e máscaras formam uma sequência de imagens que retratam aspectos da liberdade, convidando o público a refletir sobre tantos processos complexos pelos quais a Humanidade passa na atualidade.


Como se fosse um portal de nascimento ou até uma passagem para um mundo paralelo, uma caixa artesanal de madeira e metal estacionada em um espaço vazio é o portal de onde irão emergir diversos seres simbólicos que, ao se relacionar com o público, irão surpreender através de imagens e sensações. 


Um olho que tudo vigia observa as máquinas e prisões de um mundo regido pela alta velocidade, pelo consumo de imagens, pessoas, informações. A reprodução de discursos vazios e as opiniões formadas por tantas imposições, preconceitos, falsas informações. Humanos-massa, em massa.


“Em um mundo moderno, porém totalmente vigiado e monitorado, qual seria o significado da real liberdade? Diante de um cenário mundial repleto de discursos prontos, opiniões enlatadas, manipulação diária de notícias, robôs produtores de conteúdo e as tão faladas fake news, será que ainda possuímos a capacidade de distinguir verdadeiramente o que é um pensamento nosso e o que nos foi imposto a pensar?”, comenta Ana Pessoa, do grupo Desembargadores do Furgão.


O espetáculo lança mão de questionamentos que permeiam o cenário contemporâneo como o mau uso de ferramentas tecnológicas, o excesso de notícias falsas e a manipulação de dados, buscando entender como distinguir o que verdadeiramente se pensa e se ainda é livre o nosso pensamento. 


O Ovo da Cuca é um espetáculo solo autoral de Ana Pessoa, desenvolvido de forma independente, durante meses de imersão em um processo artístico que instigou a atriz a inclusive construir, junto com a cenógrafa, Maria Zuquim, todos os objetos cênicos da montagem.


“A ideia inicial era refletir sobre a vida de uma mulher e suas etapas. Mas o mundo mudou e com ele minhas urgências. Deixei que as máscaras e os bonecos falassem e tomassem vida, e assim aprendi que LIBERDADE, mais do que uma palavra ou um conceito, é um ato contínuo”, comenta a atriz, que é formada pela UNICAMP e desenvolve uma pesquisa em máscaras desde 2012, quando estudou Kathakali na Índia com o mestre Gopalakrishna e Topeng em Bali, com o mestre I Made Djimat


Em 2013, junto com outras três pessoas, a atriz fundou o Grupo Desembargadores do Furgão, no qual pesquisa a transposição das máscaras Balinesas para o contexto do teatro popular brasileiro. 


O grupo já circulou por diversos festivais pelo Brasil, SESC’s, equipamentos de cultura, espaços públicos e participou de importantes circuitos culturais como o Circuito Municipal de São Paulo, Circuito SESC de Artes e Circuito Tusp.

 

Informações: facebook/desembargadoresdofurgao ou www.instagram.com/desembargadoresdofurgao


Ficha Técnica: Realização: Grupo Desembargadores do Furgão | Concepção, direção e atuação: Ana Pessoa | Trilha sonora: Rafael Gandolfo | Cenário e figurino: Maria Zuquim | Operação de trilha: Aline Hernandes | Voz do Porco: Marcelo Moraes | Supervisão concepção de boneco: Rocio Paredes | Confecção de máscaras: Ana Pessoa | Pássaro de dedo: Azas.automatas | Fotografia: Ricardo Avellar | Cenotécnica: Marçal Justino | Costura: Rita de Cassia Martins Freitas | Assessoria de imprensa: Luciana Gandelini | Produção Executiva: Amanda Schmitz | Gerenciamento de mídias sociais: Mauriceia Rocha | Design Gráfico: Bruza Braza 





Serviço: Temporada “O Ovo da Cuca”

Com grupo Desembargadores do Furgão

Sinopse: Uma caixa de madeira abre-se em um universo peculiar que se relaciona com o público. Máquinas-prisões. Olhos que tudo vigiam. Consumo de imagens, informações. Reprodução de discursos. Imposições,  mentes censuradas, preconceitos. Homens e mulheres - massa, em massa. A peça é uma reflexão sobre diversos aspectos da liberdade por meio de máscaras, bonecos e objetos trazidos para cena, de forma simbólica e poética.

Duração: 40 minutos

Classificação Livre - Grátis


Quando: 20 de março de 2023 (segunda) - Horário: 13h

Onde: EMEF Professora Isabel Cristina Rodrigues de Menezes Menecucci - Endereço: R. Prof. Cesídio Ambrogi, 123 - Natividade da Serra, SP, 12180-000


Quando: 23 de março de 2023 (quinta-feira) - Horário: 15h

Onde: Centro Comunitário - Endereço: Rua Euzébio Moraes Cunha, 297 - Pilar do Sul - SP


Quando: 25 de março de 2023 (quinta-feira) - Horário: 15h

Onde: Praça Matriz - Endereço: Peruíbe - SP


Comentários