Programa de Artes Cênicas NUGA chega às escolas públicas do Rio


Pautado na Lei 10.639/03 e 11.645/08, sobre a História Afro-Brasileira e Indígena, o projeto realiza atividades relacionadas ao racismo estrutural e bullying com objetivo de tornar os alunos multiplicadores de conhecimento na sociedade.

  

Levar Artes Cênicas às escolas públicas para discutir temas relacionados ao racismo estrutural e ao bullying é o que propõe o NUGA. Pautado na Lei 10.639/03, que determina que o ensino sobre a História e Cultura Afro-Brasileira seja obrigatório em instituições escolares tanto públicas quanto particulares, o projeto tem como objetivo levar técnicas teatrais e metodologias afrorreferenciadas.

 

Dessa forma, o NUGA inicia as suas atividades no Instituto de Educação Sarah Kubitschek, no dia 23 de março, às quintas-feiras, das 14h às 17h, para o grupo de até 40 alunos nos anos finais da formação de professores. O curso seguirá pelos meses de abril e maio com a proposta de fortalecimento da aprendizagem, mas o desenvolvimento de competências sociais.

 

O programa é uma iniciativa do ator-pesquisador, professor e diretor da Gudi Hud – Escola de Teatro, Hudson Batista, que desenvolve pesquisas sobre o Teatro Negro desde 2011 e atua principalmente em espetáculos educativos que atentam à importância do resgate da história. A intenção é que, a partir da aplicação dessa metodologia para esse grupo em Campo Grande, se multiplique para outras instituições da Secretaria Estadual de Educação para impactar mais escolas:

 

“Como estamos desenvolvendo o projeto em uma escola de formação de professores, é importante que esse aluno saia compreendendo que ele certamente vai se deparar com uma escola pública diversa, plural e com inúmeras questões que precisam ser resolvidas. Por isso, o NUGA é um projeto inovador, pois usa da criatividade para pensar temas espinhosos e importantes preparando seus multiplicadores”, explica.

 


Durante os meses de ação do Programa na escola serão abordados os dez valores afro civilizatórios aliados ao autoconhecimento, despertando a consciência corporal e crítica dos alunos; a aprendizagem da memória, oratória, concentração e disciplina; e a chamada para a ação, estabelecendo o grupo como um núcleo de força social. Ao final do projeto, o aluno que mais se destacar ganhará uma bolsa integral no curso de teatro Gudi In Cena. Acompanhem todas as informações através do Instagram: @gudihudoficial .


Comentários