Oficina Gratuita - 25/03 - Oi Futuro




Estação educativa comemora o Dia do Contador de Histórias e faz

homenagem ao Dia Internacional da Mulher


 25 de março


Inspirado no Dia Internacional da Mulher e do Contador de História, o projeto Polos Hub realiza a estação educativa de março com uma roda de literatura para todas as idades. A atividade gratuita narra Alafiá, a princesa guerreira de Sinara Rubia que resgata o espírito combatente das mulheres, principalmente as africanas. 


Alafiá é símbolo de resistência e resiliência, e traz consigo a beleza e a força das mulheres negras na luta por sua liberdade. As estações educativas do Centro Cultural Oi Futuro em parceria com o projeto Polos Hub acontecem uma vez por mês aos sábados, com inscrição local por ordem de chegada.


Sobre o Polos Hub


O Polos Hub é um projeto de intercâmbio e de qualificação de profissionais de museus e instituições culturais do estado do Rio de Janeiro. Baseado no Museu das Comunicações e Humanidades - MUSEHUM, localizado no Centro Cultural Oi Futuro, no Rio, o projeto reúne especialistas para compartilhar saberes e atividades com outros cinco museus selecionados em dezembro de 2022o Museu Histórico da Cidade, o Museu Histórico de Campos, o Museu Casa Santos Drumont, a Casa Museu Scliar e a Casa Cultural de Paraty. O programa proporcionará aos cinco museus polos um período de assessoramento técnico, compartilhamento de ideias, construções colaborativas e práticas culturais em seus respectivos pólos.

 

“Os museus e casas POLO convidados estão localizados em diversas regiões do território fluminense, evidenciando a abrangência que buscamos com o projeto, de forma mais ampliada e descentralizada. Os museus de forma geral vivenciam questões e desafios em comum, independente de sua tipologia, tamanho ou estrutura, porém necessitam ter um olhar ainda mais alinhado à realidade de seus territórios e suas práticas para o aprofundamento e promoção de melhorias e uma maior integração de suas atividades com seus públicos e profissionais e reverberação com seus territórios, disse Rafaela Zanete, idealizadora e coordenadora do projeto. 

 

Durante o ciclo, também são ofertados cursos à distância em plataforma de ensino remoto, distribuídos em módulos e fóruns de discussão; workshops online, em formato de videoaulas com conteúdo acessível em Libras e audiodescrição e legendas. De autoria da Coeficiente Artístico em correalização com o Oi Fututo e Musehum, o projeto tem o patrocínio da Oi e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Lei de incentivo, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

 

Serviço

Polos HUB

OFICINA GRATUITA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA

Data: 25/03

Local: Centro Cultural Oi Futuro

Como participar: Ordem de chegada

Capacidade máxima: 20 participantes

Horário: 15h

Classificação: Livre

Comentários