Oficina de teatro gratuita para crianças em Perus tem inscrições abertas até 30 de março

 Grupo Pandora de Teatro abre inscrições gratuitas para a “Oficina de Teatro - Brincantes em Ação”


Realizada na Ocupação Artística Canhoba, em Perus, a oficina de teatro é gratuita e destinada a crianças a partir de 08 anos que tenha interesse em adentrar o universo do teatro. 


Oficina de teatro gratuita para crianças em Perus tem inscrições abertas até 30 de março



Até o dia 30 de março de 2023, estão abertas as inscrições para a Oficina de Teatro - Brincantes em Ação, uma oficina de iniciação teatral gratuita ministrada pelo Grupo Pandora de Teatro, coletivo que atua há quase vinte anos no bairro de Perus, Zona Noroeste de São Paulo. A atividade tem como público alvo crianças a partir de 08 anos, moradoras dessa região, que tenham interesse em conhecer o fazer teatral. 


Serão oferecidas 20 (vinte) vagas gratuitas. A oficina será realizada presencialmente na Ocupação Artística Canhoba, que fica na Rua Canhoba, 299 - Vila Fanton, Perus, Zona Noroeste, São Paulo - SP.


As inscrições serão realizadas por meio de formulário virtual disponível no LINK e a seleção será feita por ordem de inscrição. As aulas serão realizadas de 02 de abril a 04 de junho de 2023 (02 meses), sempre aos domingos das 09h às 12h.


Coordenado pelas artistas educadoras Caroline Alves (atriz e pesquisadora vocal) e Thalita Duarte (atriz e produtora cultural), o curso será composto de 10 encontros, com 03 horas de duração cada, no período de 02 meses. 


Sendo direcionada ao público infantil, a oficina busca uma iniciação na linguagem teatral, sendo composta principalmente por jogos teatrais e exercícios para a construção de cenas e narrativas coletivamente, introduzindo ao longo dos encontros noções básicas relacionadas ao fazer teatral, como consciência e expressão vocal/corporal, improvisação e estímulo a criação em conjunto de forma leve e lúdica, utilizando jogos, brincadeiras populares, cantigas, parlendas, além de criação e narração de histórias.


Esta formação é uma continuidade do projeto “Brincantes em Ação”, idealizado por artistas educadores que atuam na Ocupação Artística Canhoba em Perus e que visa promover atividades envolvendo lazer e cultura para o público infantil e infanto juvenil desta região, valorizando o protagonismo de crianças e jovens, buscando integrá-las aos espaços públicos, criando condições favoráveis ao brincar livre e propiciando o contato da criança com diversas linguagens artísticas. 


Oficina coordenada pelas artistas educadoras Caroline Alves e Thalita Duarte


Caroline Alves é atriz, arte-educadora e gestora cultural. Pós-graduanda no curso “Formação das infâncias em territórios periféricos” pela UFABC. Graduada em Licenciatura em Artes-Teatro pela FPA. Formada pelo curso “Agentes do Brincar” da IPA Brasil. Integrante do Grupo Pandora de Teatro e do núcleo gestor da Ocupação Artística Canhoba desde 2016. Arte-educadora nos projetos “Brincantes em Ação” desde 2018 e “Curso de Teatro Pandora” desde 2019.


Thalita Duarte é atriz e gestora cultural, bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela UNIP e formada no Técnico em Teatro pelo SENAC, integra a equipe gestora do espaço cultural comunitário “Ocupação Artística Canhoba". Desde 2018 integra o projeto “Brincantes em Ação” e desde 2019 atua como Articuladora de Equipe do Programa de Iniciação Artística – PIÁ. É integrante do Grupo Pandora de Teatro desde 2011.


A ação faz parte do projeto "Firmeza Permanente – Hoje tem Teatro em Perus” realizado com apoio do Edital ProAC n° 46/2022 - Cidadania cultural Produção e realização de projeto cultural ou manutenção de corpo artístico em favelas e periferias.





Sobre o Grupo Pandora de Teatro


Em 2023 o Grupo Pandora de Teatro comemora 19 anos de trabalho de pesquisa e criação teatral no bairro de Perus. Fundado em julho de 2004, a partir do Projeto Teatro Vocacional da Secretaria de Cultura do Município de São Paulo, o grupo desenvolve um trabalho contínuo de pesquisa e criação, fortalecendo parcerias com polos culturais e artistas da região. 


Desde fevereiro de 2016, o grupo ocupa um espaço ocioso que estava abandonado e que nunca havia cumprido função social. Propondo, ao longo de 06 anos de ocupação, a revitalização e ressignificação do mesmo, inaugurando um novo espaço cultural no bairro de Perus: a Ocupação Artística Canhoba.


Informações: www.facebook.com/grupopandora.deteatro e @grupo_pandora_de_teatro


SERVIÇO: Oficina de Teatro - Brincantes em Ação

Com Grupo Pandora de Teatro

Descrição: Uma oficina de iniciação a linguagem teatral para crianças que busca, de forma leve e lúdica, introduzir noções básicas de teatralidade como expressão e consciência corporal/vocal, utilizando jogos teatrais, exercícios de composição de cena, narração e criação de histórias, cantigas, parlendas e brincadeiras tradicionais. Construindo um ambiente favorável para criação coletiva, fruição artística, experimentação, descobertas e muita diversão no bairro de Perus-SP.

Duração: De 02 de abril a 04 de junho de 2023 (02 meses)

Dias/horários: Domingos das 09h às 12h

Inscrições abertas: Até 30 de março de 2023

Presencial e gratuito

Quantidade de vagas: 20 vagas / Atividade gratuita

Link para inscrição: https://forms.gle/Vf3NA7eoqfPadAHA9

Processo de seleção: Ordem de inscrição

Faixa etária: De 08 à 13 anos

Público alvo: Crianças moradoras da região noroeste da cidade de São Paulo principalmente do bairro de Perus, interessadas no fazer teatral.

Onde: Ocupação Artística Canhoba - Endereço: Rua Canhoba, 299 - Vila Fanton, Perus, Zona Noroeste de São Paulo - SP 

Comentários