Oficina Cultural Oswald de Andrade recebe temporada com espetáculo, debate e oficinas da Cia. Paulicea de Teatro


 Após estreia com sucesso de público no Teatro Arthur Azevedo, o espetáculo segue com apresentações gratuitas na Oficina Cultural Oswald de Andrade, mesa de debate com Johana Albuquerque, Natália Batista, Roberta Carbone e mediação de Valmir Santos, além de uma oficina de congado com Val Ribeiro, na Escola de Atores Nilton Travesso.


Oficina Cultural Oswald de Andrade recebe temporada de "Rio João” da Cia. Paulicea de Teatro



Até 18 de março de 2023, quarta, quinta e sexta-feira às 20h, e sábado às 18h, com entrada gratuita, a Cia. Paulicea de Teatro inicia nova temporada do espetáculo teatral “Rio João”, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, que fica na Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro, São Paulo.


A nova temporada do espetáculo que é inspirado na vida e obra do diretor e dramaturgo João das Neves, um dos grandes nomes do teatro latino-americano, contará também com uma mesa de debate no dia 14 de março, às 19h, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, com a participação da pesquisadora Roberta Carbone, que escreveu a tese “O trabalho crítico de João das Neves no jornal Novos Rumos em 1960: perspectivas sobre a construção de um fazer teatral épico-dialético no Brasil”, a doutora Natália Batista, pesquisadora de manifestações culturais de resistência às ditaduras latino-americanas e violações de Direitos Humanos e Johana Albuquerque, diretora teatral e professora doutora da UNIRIO. O evento terá a mediação do crítico teatral e jornalista Valmir Santos.


Outra ação que também compõe a temporada é a oficina de dança “Congado, a festa do Reinado”, ministrada pelo artista Val Ribeiro, nos dias 18 e 25 de março, das 13h30 às 15h30, com 25 vagas gratuitas, na Escola de Atores Nilton Travessos, em Pinheiros. A ação será realizada através da combinação de saberes rítmicos, corporais, vocais e poéticos presentes no reinado mineiro conhecido, popularmente como congado, manifestação tradicional que se refere a festividade do Reinado de Nossa Senhora do Rosário. O objetivo é promover espaços de reflexão e conhecimento corpo- orais, sobretudo ao que se refere às culturas negras e dos povos originários do Brasil.


Sobre “Rio João”

O espetáculo “Rio João” celebra um Brasil que canta, dança e recria universos que pulsam vida, fazendo da arte mola propulsora para um futuro mais igualitário e diverso. A obra junta também em sua correnteza outros afluentes que são as vozes, corpos e memórias de seus intérpretes, compartilhando suas trajetórias artísticas na mesma convicção de que o teatro pode e deve ser transformador e potência de vida e alegria. 


Com canções compostas especialmente para o espetáculo, a proposta é criar um espaço de celebração junto ao público, promovendo um encontro que conecte novamente a dor e a alegria de viver nesse Brasil, mas de forma intensa e criativa. “Assim como João fez e continua fazendo através de nós”, comenta a Cia. Paulicea de Teatro.

  

O espetáculo  é resultado de um intensa pesquisa e criação realizadas através do projeto “Missão João das Neves – Em Busca de uma Nação Imaginada”, contemplado no 38º Edital da Lei de Fomento ao Teatro, que foi estruturado a partir da vida e obra do dramaturgo, diretor, ator e poeta João das Neves (1934-2018). Com o objetivo de revisitar os caminhos artísticos trilhados por ele a partir de uma série de ações compostas por rodas de conversa, leituras dramáticas, oficinas, vivências e a produção de um espetáculo inédito, o grupo buscou encontrar pistas de como podemos nos posicionar estética e eticamente no atual momento de nossa história.


Inquieto e profundamente interessado nas diferentes realidades e identidades brasileiras, João foi a nascente e o condutor de criações memoráveis como “O Último Carro” e “Primeiras Estórias”, na busca de um teatro genuinamente popular. Ele imaginava um mundo em que coubessem todos os mundos. 


Sobre João das Neves

Um dos fundadores do Grupo Opinião, ao lado de Ferreira Gullar, Vianinha e outros nomes importantes do teatro brasileiro, João das Neves foi um encenador e pensador do teatro contemporâneo da América Latina, que deixou como legado uma importante contribuição para a formação intelectual e estética de grupos teatrais de várias partes do Brasil, provocando discussões em torno das múltiplas linguagens e da necessidade de realizar um teatro político sem perder de vista a dimensão da beleza e da estética.


Reconhecendo-se nas diversas lutas culturais e políticas do país, João das Neves realizou sua jornada dirigindo uma infinidade de espetáculos por todo o Brasil, e trabalhando em projetos especiais na Alemanha, onde escreveu uma peça radiofônica.

 

Sobre a Cia. Paulicea de Teatro

Com 28 anos de existência, a Cia. Paulicea de Teatro sempre norteou sua pesquisa e suas obras a partir de materiais que promovessem um diálogo profundo com a cultura do Brasil e da América Latina, buscando refletir questões artístico-poéticas como espaço de confronto social e  político. Para a Cia., a função do teatro se caracteriza como uma ressignificação poética de nossas mais ricas manifestações culturais, para afirmação de nossa identidade e reflexão sobre o Brasil que temos e o Brasil que queremos, em um campo de investigação efetivo às estratégias da cultura de dominação e poder, reinventando assim, uma subjetivação através de novas formas de existência e resistência, principalmente em suas últimas montagens -  “Relampião” (2012), espetáculo de rua criado em parceria com a Cia. do Miolo e “A Razão Blindada” (2016), texto de Arístides Vargas com tradução de João das Neves.


Mais informações: www.facebook.com/ciapauliceadeteatro e www.instagram.com/ciapauliceadeteatro


Ficha Técnica - Dramaturgia: Solange Dias |Direção: Alexandre Kavanji e Solange Dias |Artistas Criadores: André Pastore, Cassio Castelan, Denise Guilherme, Dudu Oliveira, Edi Cardoso e Érika Coracini |Direção Musical: Léo Nascimento |Músicos: Cleiton Pellado, João Rocha e Mauricio Pazze| Preparação Corporal e Direção de Movimento: André Pastore |Provocadores: Luís Alberto de Abreu (Dramaturgia), Titane (Voz e Canto), Maurício Tizumba (Interpretação) |Cenário e Figurinos: Guto Togniazzolo |Assistente de Figurino: Ana Griz|Iluminação, Op. de luz e Adereços: Mauro Martorelli |Registro Fotográfico: Arô Ribeiro | Registro Audiovisual: Léo Xymox |Registro do Processo Criativo/Publicação: Natália Batista|Designer gráfico: Pedro Penafiel |Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini |Registro fotográfico: Arô Ribeiro | Direção de Produção: Iarlei Rangel |Produção Executiva: Maju Tóffuli |Assistente de Produção: Bina Oliveira





SERVIÇO: Nova temporada de “Rio João”

Com Cia. Paulicea de Teatro 

Sinopse: Inspirada pela vida e obra de João das Neves, a Cia. Paulicea traz à cena o espetáculo “Rio João”, celebrando o teatro, o canto e a dança para recriar universos pulsantes de vida. “Rio João” junta também em sua correnteza, outros afluentes como as vozes, corpos e memórias  de seus intérpretes, que compartilham e recriam suas trajetórias artísticas em constante diálogo  com teatro libertário de João. Com canções compostas especialmente para o espetáculo, a proposta é criar um espaço de celebração junto ao público, promovendo um encontro que nos faça conectar com a dor e  a alegria de viver nesse Brasil de forma intensa e criativa, assim como João fez e continua fazendo através de nós. Duração: 80 minutos

Classificação Indicativa: 14 anos - Grátis

Espetáculo: 15 a 18 de março de 2023  – Horário: quarta, quinta e sexta-feira às 20h, e sábado às 18h

Onde: Oficina Cultural Oswald de Andrade  - Endereço: Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro, São Paulo - SP

Mesa de Debate: 14 de março de 2023 (terça-feira) - Horário: 19h 

Participação: Roberta Carbone, Natália Batista e Johana Albuquerque. Mediação: Valmir Santos.


Roberta Carbone: Atriz, arte-educadora, pesquisadora de teatro e jornalista. Possui Graduação em Educação Artística – Habilitação em Artes Cênicas pelo Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2009). É mestra em História do Teatro pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade de São Paulo (2014), com financiamento da FAPESP e dissertação intitulada «O trabalho crítico de João das Neves no jornal “Novos Rumos”: Perspectivas sobre a construção de um fazer épico-dialético no Brasil». Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade de São Paulo, sob a orientação da professora doutora Maria Silvia Betti e com financiamento da CAPES. Sua investigação, «O trabalho teatral de João das Neves no Grupo Opinião», dá continuidade histórica aos estudos realizados em seu mestrado, focalizando a atuação de João das Neves no pós-64.


Natália Batista: Doutora em história social pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em história e culturas políticas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Em 2020, realizou estágio pós-doutoral no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Tem como foco de suas pesquisas o período da ditadura civil-militar brasileira, investigando manifestações culturais de resistência ao regime e violações de direitos humanos. Autora de ‘Nos palcos da História: teatro, política e Liberdade, Liberdade’ (2017), editado pela Letra & Voz.


Johana Albuquerque é diretora, atriz, produtora e pesquisadora teatral. É pós-doutora pela ECA/USP e tem uma extensa pesquisa sobre Encenação no Brasil. Dirije a Bendita Trupe, que cria espetáculos adultos e infantis, na cidade de São Paulo. Atua também como professora, dando cursos sobre teoria e prática do teatro, em universidades e oficinas culturais; realiza curadorias e mediações em eventos, como também, ensaios críticos em publicações voltadas para a área teatral.


Valmir Santos: Jornalista, crítico, fundador e editor do site Teatrojornal – Leituras de Cena (2010). Repórter desde 1992, em publicações como Folha de S.Paulo, Valor Econômico, Bravo! e O Diário, de Mogi das Cruzes. Autor dos capítulos do livro Atos de existência: 30 anos do Núcleo de Artes Cênicas do Sesi-SP (2017) e da análise histórica constituinte do livro de fotografia O Tapa no Arena: repertório em imagens (Edições Sesc, 2015). Colaborador em curadorias ou consultorias de mostras, festivais ou enciclopédias. 

Mestre em artes cênicas pela USP. Ator amador na fundação do Grupo Pombas Urbanas (1989), em São Miguel Paulista, bairro onde nasce, décimo de doze filhos de migrantes baianos.





Oficina “Congado, a festa do Reinado”

Quando: 18 e 25 de março de 2023 - Horário: 13h30 às 15h30

Vagas: 25 vagas gratuitas

Onde: Escola de Atores Nilton Travessos - Endereço: R. Capote Valente, 667 - Pinheiros, São Paulo - SP, 05409-002 

Coordenação: Val Ribeiro é ator, dançarino, artista educador, cantor, brincante da cultura popular e graduando em Licenciatura no curso de Artes Visuais pela faculdade FMU, com formação técnica em Teatro pelo SENAC (2006) e pelo Núcleo Experimental de Artes Cênicas do SESI/SP. Em 2008 iniciou suas práticas em dança-teatro a partir da cultura Afro -brasileira e dos Povos originários do Brasil tendo-as como fonte referencial para processos criativos e pedagógicos. Nas Artes Cênicas compartilhou pesquisa e produções artísticas com Maria Thais na Cia Teatro Balagan, Caca Carvalho, Mestre Augusto Omolu, Vera Passos, FUNCEB-BA, Escola dos Doutores da alegria, Cia Trupé de Artes, CTI de TEATRO, Cia dos Inventivos, Carcaça de Poéticas Negras de Teatro, Cia Mundu Rodá e núcleo Manjarra, Coletivo Pretos’Soul, Cia Paulicéia de teatro, Cia do Miolo, Núcleo coletivo 22, Cia de Dança Antônio Nóbrega, atuando também no filme "BRINCANTE" com direção de Walter Carvalho, Cia Pia Fraus entre outras.

Comentários