O Bloco Afro Olodum vem a público demonstrar o seu repúdio, tendo em vista as declarações preconceituosas, xenofóbicas e fascistas proferidas pelo vereador Sandro Fantinel

 

                           Banda Olodum /Reprodução do Facebook 

O Bloco Afro Olodum vem a público demonstrar o seu repúdio, tendo em vista as declarações preconceituosas, xenofóbicas e fascistas proferidas pelo vereador Sandro Fantinel (Patriota) de Caxias do Sul – RS contra nordestinos, na última terça-feira, 28/2.

 

Em seus impropérios, o edil sulista se referiu aos mais de 200 trabalhadores submetidos em vinhedos da região a condição análoga à escravidão, como sendo culpados pelo estado em que os mesmos se encontravam. Para tanto bradou: “Agora o patrão vai ter que pagar empregada pra fazer limpeza todo dia pra os bonitos também?”. E o coach do atraso, aconselhou de forma insandecida: “Vou dar um conselho para os agricultores, produtores, empresas agrícolas: ... Não contratem mais aquela gente lá de cima!... Conversem comigo e vamos criar uma linha pra contratar os argentinos, porquê todos os agricultores que tem argentinos trabalhando hoje, só batem palmas. São limpos, trabalhadores, corretos, cumprem horário e mantem a casa limpa e no dia de ir embora ainda agradecem ao patrão.” E se referindo diretamente aos conterrâneos de Ruy Barbosa, Jorge Amado e Juliano Moreira, arrematou: “Agora, com os baianos que a única cultura que tem é viver na praia tocando tambor, era normal que se fosse ter esse tipo de problema... Deixem de lado aquele povo que é acostumado com carnaval e festa, pra vocês não se incomodar novamente”.

 

Nós baianos da cultura da praia e tambor só temos a nos orgulhar destas duas grandiosas referências mundiais que nos identifica enquanto povo e territorialmente. As nossas praias, de acordo com a plataforma TripAdvisor sempre ranqueiam entre as melhores do mundo, enquanto que o tambor é uma marca registrada do nosso povo, da nossa cultura e, em especial, do Olodum.

 

Os tambores do Olodum atraíram e sensibilizaram personalidades como Paul Simon, Jimmy Cliff e Michael Jackson, dando ao Brasil uma visibilidade só proporcionada por Pelé e pela Seleção Brasileira. Por isso, não apenas viajamos para tocar em mais de 40 países, mas, fomos laureados com diferentes prêmios, comendas e diplomas. Por isso o tambor nos orgulha e, a ele, dedicamos o tema do carnaval do Bloco Afro Olodum em 2023: Tambores, a batida do coração, os caminhos da eternidade.   

 

Nós do Olodum estamos atentos e comprometidos com o combate a atitudes discriminatórias contra a nossa cultura e o nosso povo e, por isso, exigimos da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul as devidas providências com relação decoro e, da polícia civil, do ministério público e do poder judiciário, as devidas apurações com vistas à punição exemplar do caso.

 

OLODUM NA AVENIDA

(Cado Silva e Zenilton Ferraz)

“O toque do tambor

É forte arrepia de dentro do peito

Quem faz a festa é o coração

Vou descer de Olodum amor

Olodum eu sei que vou

Vou descer de Olodum amor

Olodum de Salvador”.

 

 

Comentários