Nova temporada do Sarau-VA volta a Praça da Bíblia, em Ceilândia, nesta sexta-feira (31)

 


Em homenagem ao aniversário de Ceilândia e ao encerramento da comemoração ao mês das mulheres, sarau reúne artistas potentes da cidade. Entrada gratuita


Nesta sexta-feira, 31, o Sarau-VA está de volta à praça da bíblia, em Ceilândia, trazendo a poesia marginal, viva, forte e pulsante que entrega há 10 anos. Fundado em 2013, o projeto deu às ruas da região administrativa a possibilidade de mostrar a sua arte poética, musical e dançante, com o objetivo de reunir amigos, de forma construtiva e incentivadora do potencial de cada morador da RA mais populosa do Distrito Federal.  


Nesta edição, o sarau completa 10 anos de resistência, servindo de palco para vozes e corpos, muitas vezes silenciados, e que encontraram no Sarau-VA um lugar seguro e receptivo para todas as formas de expressão. A novidade da temporada é que serão nove encontros itinerantes, desta vez, em pontos importantes da cena cultural da Ceilândia.  


Entre as atrações do Sarau-VA do próximo dia 31 estão o duo Margaridas, a DJ Jake e a poeta Ayoola, além da ativista e empreendedora Wemmia Anita como mestre de cerimônias. Toda a programação é em homenagem ao aniversário de Ceilândia e ao encerramento da comemoração do mês das mulheres. As artistas que participarão da abertura da edição são mulheres potentes que, através de suas artes, levam conscientização, empoderamento e questionamentos femininos de extrema importância.

Em 2023, o sarau celebra o amadurecimento de uma geração, realizando encontros musicais e poéticos e evidenciando o potencial da cidade mais pulsante e criativa do DF, valorizando suas raízes. O projeto vai de março até junho com uma programação recheada de diversidade cultural, mostrando toda a potencialidade das periferias. 

Sobre o Sarau-VA

Fundado em 2013 como uma ânsia de reunir amigos de uma forma construtiva e incentivar os potenciais de cada um, o Sarau-VA (Voz e Alma) nasceu depois de uma conversa com o dono de um bar, localizado na Praça da Bíblia, no bairro P. Norte. Foi decidido que aquele seria o local e que o sarau seria realizado todas às terças-feiras, a partir das 19 horas.

Os momentos sempre foram bem definidos, com um som rolando do início ao fim, atraindo, dessa forma, um público ligado também à área da dança. Sempre tinha alguém do graffiti fazendo algum rascunho ou expondo seu portfólio nas mesas do bar, mas o ápice acontece na hora das poesias. Quando o mestre de cerimônias anuncia o primeiro poeta e declara que “o silêncio é uma prece", o ambiente de descontração, vira ambiente de concentração.

O público se coloca atento para ouvir a próxima ideia, poesia, texto, conto, ou até uma letra de música que alguém achou interessante para compartilhar. Assim o palco do sarau se torna um templo da oralidade, onde cada Griô urbano traz sua carga e sua vivência para ser passada à frente e servir como inspiração para cada pessoa que frequenta e se sensibiliza com o que está sendo dito no microfone.

O Sarau-Vá mistura a complexidade da poesia escrita, corporal, ilustrada e musicada dentro do contexto urbano da periferia de Brasília, criando uma descentralização dos espaços de produção literária e os tornando acessíveis e interessantes para a juventude das cidades satélites.

Serviço

Sarau-VA (Voz e Alma)

Data: 31 de março

Local: Praça da Bíblia, P-Norte, Ceilândia - DF

Horário: 19h30

Entrada gratuita

Redes Sociais: @sarauvozealma 


Comentários