Nova parceria - Luta antimanicomial - Polos Hub + UFRJ IPub


 

Colaboração reúne uma série de ações entre março e maio deste ano

O Polos Hub, iniciativa de intercâmbio cultural museológico do Oi Futuro e da Coeficiente Artístico, promove parceria com projeto de extensão do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, o “Arautos do Mundo”. Cerca de 12 participantes vão envolver-se em uma série de atividades realizadas tanto no Oi Futuro quanto no IPUB, entre março e maio deste ano.

Em prol da luta antimanicomial, movimento de reforma psiquiátrica e ressocialização do paciente com doença mental, o programa fará rodas de conversa, exposições de trabalhos, visitas mediadas e estações educativas, assim como oficinas.  

Rosa Oliveira, psicóloga da UFRJ e coordenadora do projeto “Arautos no Mundo”, conta que a parceria surgiu logo após uma visita guiada e um painel de acessibilidade realizado no Museu das Comunicações e Humanidades - MUSEHUM, localizado no Centro Cultural Oi Futuro, no Rio: “Nossa proposta foi organizar, junto a equipe do Polos Hub, atividade para ampliar habilidades sociais e o acesso a cidade, a informação e recursos de comunicação e socialização diversos” 

A expectativa do projeto continuado é construir, junto com os participantes, uma exposição dos trabalhos de isogravura, adaptação da técnica de xilogravura, usada para ilustrar as capas dos livros de cordel, durante o intercâmbio. “Nosso desejo é organizar esta exposição e ter um espaço de trocas entre estas duas equipes que certamente têm muito o que aprender sobre acessibilidade, inclusão social, arte e cultura e diversidade, uma com a outras.” finaliza, a coordenadora do projeto “Arautos no Mundo”

A parceria fortalece o compromisso do projeto Polos Hub com a diversidade ao pensar e desenvolver atividades dinâmicas para inserir o museu na vida desse público, segundo Rafaela Zanete, idealizadora da iniciativa. “Pela inclusão e diversidade, buscamos trazer reflexões sobre o papel das instituições e artistas no desenvolvimento de atividades e experiências integradas voltadas “para e com" públicos diversos, bem como discutir sobre os processos artísticos inclusivos e como pensar a acessibilidade a partir e através da arte.”

Mais sobre “Arautos do Mundo”

Arautos do Mundo é um Projeto de Extensão da UFRJ que trabalha com práticas antirracistas e anticapacitistas desde 2017. Na sua coordenação estão duas servidoras negras da UFRJ, formadas em psicologia e pedagogia. São usadas ferramentas de educação em direitos humanos e da comunicação participativa junto a usuários dos Instituto de Psiquiatria da UFRJ (IPUB), servidores desta universidade e equipes antirracistas indígenas e negras. Busca-se favorecer o empoderamento, a saúde mental e o compromisso social com o público-alvo. Desde 2019, produzem conteúdos audiovisuais para as redes sociais e realizam oficinas de literatura de cordel e visitas a espaços históricos e culturais da cidade com cerca de 12 usuários do IPUB. 

O Projeto de Extensão Arautos do Mundo é um desdobramento do convênio entre a Superintendência Geral de Atenção à Saúde dos Trabalhadores da UFRJ (SUPERAST) e o Instituto de Psiquiatria UFRJ (IPUB -UFRJ).

Mais sobre o Instituto de Psiquiatria da UFRJ - Ipub 

Desde 1938 o Instituto de Psiquiatria da UFRJ tem marcado sua atuação como uma unidade de referência em assistência, pesquisa, ensino de pós-graduação e especialização e como centro gerador de estudos multidisciplinares. Em regime de internação, o Instituto de Psiquiatria dispõe hoje de 191 leitos psiquiátricos, divididos em 101 leitos para internação e 90 leitos cadastrados na modalidade Hospital Dia.

https://www.ipub.ufrj.br/ 

Sobre o Polos Hub

O Polos Hub é um projeto de intercâmbio e de qualificação de profissionais de museus e instituições culturais do estado do Rio de Janeiro. Baseado no Museu das Comunicações e Humanidades - MUSEHUM, localizado no Centro Cultural Oi Futuro, no Rio, o projeto reúne especialistas para compartilhar saberes e atividades com outros cinco museus selecionados em dezembro de 2022: o Museu Histórico da Cidade, o Museu Histórico de Campos, o Museu Casa Santos Drumont, a Casa Museu Scliar e a Casa Cultural de Paraty. O programa proporcionará aos cinco museus polos um período de assessoramento técnico, compartilhamento de ideias, construções colaborativas e práticas culturais em seus respectivos pólos.

 “Os museus e casas POLO convidados estão localizados em diversas regiões do território fluminense, evidenciando a abrangência que buscamos com o projeto, de forma mais ampliada e descentralizada. Os museus de forma geral vivenciam questões e desafios em comum, independente de sua tipologia, tamanho ou estrutura, porém necessitam ter um olhar ainda mais alinhado à realidade de seus territórios e suas práticas para o aprofundamento e promoção de melhorias e uma maior integração de suas atividades com seus públicos e profissionais e reverberação com seus territórios, disse Rafaela Zanete, idealizadora e coordenadora do projeto. 

Durante o ciclo, também são ofertados cursos à distância em plataforma de ensino remoto, distribuídos em módulos e fóruns de discussão; workshops online, em formato de videoaulas com conteúdo acessível em Libras e audiodescrição e legendas. De autoria da Coeficiente Artístico em correalização com o Oi Fututo e Musehum, o projeto tem o patrocínio da Oi e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Lei de incentivo, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

https://poloshub.com/ | https://www.instagram.com/poloshubprojeto/ 

Serviço

Polos HUB

Arautos do Mundo 

Projeto de Extensão da UFRJ 

Período: Março a maio de 2023

Comentários