Ministro Silvio Almeida assinará convênio com o Museu da República, no Rio de Janeiro, e participará do lançamento do catálogo impresso Moda de Terreiro, coordenado por Mãe Meninazinha de Oxum

 


Crédito Alex Ferro

O Ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, participará do lançamento de “Moda de Terreiro” após assinar um acordo de cooperação técnica com a Defensoria Pública da União e o Museu da República – que abriga a Coleção Nosso Sagrado, formada por peças de religiões de matriz africana apreendidas pela polícia entre 1890 e 1946.

 

O convênio tem como um dos objetivos ampliar o material de pesquisa da Coleção Nosso Sagrado – formada por 519 objetos sagrados de religiões de matriz africana que foram apreendidos neste período (1989 a 1946) pela polícia fluminense – que está desde 2020 sob a guarda do Museu da República, em uma Gestão Compartilhada com lideranças religiosas. 

 



Em seguida, o Ministro Silvio Almeida visitará a Coleção Nosso Sagrado, na reserva técnica do Museu, e participará do lançamento do catálogo impresso “Moda de Terreiro”, com coordenação de Mãe Meninazinha de Oxum, que traz fotografias das indumentárias sagradas confeccionadas pelas mulheres integrantes do Ateliê Obirim Odara, do Ilê Omolu Oxum. O catálogo tem patrocínio do Fundo de Investimento Social – ELAS, e apoio da UNFPA Brasil – Fundo de População das Nações Unidas.

 

LANÇAMENTO DO CATÁLOGO MODA DE TERREIRO

 

Produzido e financiado por mulheres, será lançado no dia 20 de março de 2023, às 14h, no Museu da República, o catálogo Moda de Terreiro, coordenado por Mãe Meninazinha de Oxum, no Ilê Omolu Oxum, tradicional e respeitada casa de axé instalada no bairro de São Mateus, em São João do Meriti, região metropolitana do Grande Rio. A publicação de 40 páginas, formato de 23cm x 23cm, e tiragem de mil exemplares, traz fotografias das indumentárias sagradas confeccionadas pelas mulheres integrantes do Ateliê Obirim Odara, do Ilê Omolu Oxum, coordenado por Mãe Nilce de Iansã.

 


“Buscamos ampliar o nosso campo de trabalho para além do estilo tradicional e religioso, desenvolvendo também a nossa marca para criações de roupas contemporâneas com influência afro-brasileira”, diz Mãe Nilce de Iansã. “Atualmente, temos peças exclusivas femininas, masculinas e infantis, além de adereços que podem ser utilizados em qualquer ocasião social”.

 

“Moda de Terreiro” tem patrocínio do Fundo de Investimento Social – ELAS, e apoio da UNFPA Brasil – Fundo de População das Nações Unidas.

 

As vestimentas religiosas de “Moda de Terreiro” seguem a tradição oral da Bahia trazida por Iyá Davina (1880-1964), mãe de santo e avó materna de Mãe Meninazinha de Oxum (18 de agosto de 1937), matriarca do Ilê Omolu Oxum. Composto por mulheres da região – costureiras, aderecistas, engomadeira, artesã – o Ateliê Obirim Odara fica dentro da casa de axé, e surgiu dentro do programa de combate à misoginia e à violência doméstica e familiar, do Ilê Omolu Oxum, que faz um trabalho de acolhimento das mulheres, também coordenado por Mãe Nilce de Iansã.

 

No catálogo “Moda de Terreiro”, os modelos são as próprias mães, filhas e filhos de santo do terreiro, começando pelos mais velhos, encabeçados pela matriarca Mãe Meninazinha de Oxum.

 


As criações são exclusivas, e podem ser encomendadas pela página do Instagram @atelierobinrimodara. “Moda de Terreiro” pode ser encontrado, gratuitamente, no Ilê Omolu Oxum, e a versão digital no site www.ileomolueoxum.org.

 

Comentários