Literatura Periférica - Escritor e poeta de Pirituba pede apoio para lançar livro sobre o futebol

 Michel Yakini-Iman, do Sarau Elo da Corrente, faz campanha para lançar livro sobre o futebol



Dos sonhos de crianças nos campos de várzea até histórias da Copa do Mundo de 2022, o livro transita pela relação entre o futebol e velhos tabus, arte, política, racismo, humor e a mercantilização do jogo, brindando o imaginário dos leitores com uma obra provocativa e urgente.


Escritor e poeta de Pirituba pede apoio para lançar livro sobre o futebol


Até o dia 10 de abril de 2023, é possível participar da campanha de financiamento coletivo para o lançamento do livro “Futebol não é coisa de menino”, de Michel Yakini-Iman (@michelyakiniiman). Quem apoiar com valores a partir de R$ 15,00 poderá ter acesso à recompensas como este e outros livros impressos entregues em casa, descontos na aquisição de outros títulos, entre outras. 


Autor de Pirituba que já foi traduzido para o espanhol, inglês e árabe, Michel Yakini-Iman faz parte do movimento de literatura das periferias de São Paulo. É co-idealizador do Sarau Elo da Corrente (Pirituba), colaborou como colunista no portal Na Galera F.C, dedicado ao futebol de várzea (2021), já participou de atividades literárias na Alemanha, Argentina, Chile, Cuba, Espanha, França, México, Egito e Paraguai e é autor de “Na medula do Verbo” (2021), “Amanhã quero ser vento” (2018), “Crônicas de um Peladeiro" (2014) e “Acorde um Verso” (2012). 


Futebol não é coisa de menino vem a campo sem patrocínios ou apoios prévios, por isso, a Editora Campo ou Bola, em parceria com a plataforma Catarse, promove esse financiamento coletivo que funciona também como pré-venda da obra. Com os recursos provenientes dessa campanha, o livro será editado e impresso. 


Se o futebol, dominado pelo universo masculino, não é coisa de menino, de quem é, então? Sem a pretensão de uma resposta simples, o autor Michel Yakini-Iman apresenta textos que contribuem com o imaginário desse jogo de contradições, a partir de uma proposta literária e reflexiva, somando no acervo de literatura de futebol publicado no país, que ainda ocupa o banco de reservas nas pelejas críticas e leitoras da literatura brasileira contemporânea.


Futebol não é coisa de menino” reúne um time de 22 (vinte e duas) prosas que estão divididas entre 1º Tempo e 2º Tempo. Na primeira parte, o autor narra histórias controversas de meninos que sonham em se tornar profissionais da bola, com enredos nutridos nas beiras de campo da várzea, nas arquibancadas, quadras de futsal e brincadeiras de rua.


O 2º Tempo é composto por textos escritos durante a Copa do Mundo de 2022, no Qatar. Essas prosas apresentam a relação entre o futebol e os tabus masculinos, a arte, a política, o racismo, o humor e a mercantilização do jogo, batizada por Yakini-Iman de "Futebol com código de barras". 


Este é o segundo livro do autor dedicado exclusivamente ao futebol. O primeiro a privilegiar o tema foi “Crônicas de um Peladeiro”, publicado em 2014, pelo selo Elo da Corrente Edições


O livro que pensa o futebol de forma provocativa e urgente, tem prefácio do escritor, poeta e cineasta de futebol de várzea Akins Kintê, que assina a direção do filme “Várzea, a bola rolada na beira do coração” (2010).

 

“O livro vasculha lembranças das épocas de ouro do futebol varzeano, mas também nos alerta sobre o tempo de agora, desse sistema capitalista que cada vez mais torna  jogadores robotizados. Vale notar também que Yakini-Iman nos traz temas relevantes sobre a sensibilidade desses jogadores: o choro, a paternidade, a presença das mulheres no futebol varzeano, a relação do escritor com sua filha Yakini, as várias vezes na arquibancadas, tirando onda, se divertindo, os apelidos quase raros hoje em dia, um livro de uma leitura suave, mesmo nos temas desconfortáveis que o escritor toca“, comenta Akins Kintê.


Ao contribuir com a campanha, que oferece várias modalidades de apoio, você garante seu exemplar e apoia os jovens escritores do Brasil, as pequenas editoras e a literatura sobre futebol.


Sobre a Editora Campo ou Bola

Criada em julho de 2020, a Editora Campo ou Bola (@editoracampooubola) veste a camisa dos livros sobre futebol, sobretudo narrados através de ficções, fazendo parcerias para publicar autores e autoras que discorrem sobre o esporte. 


“Somos uma editora pequena, porém aguerrida. Não temos cartolas por trás do nosso trabalho. Quem nos apoia são pessoas que amam o futebol e torcem para que ele dê certo, também nas páginas dos livros”, comenta o editor Rafael Alvarenga, responsável pela Editora Campo ou Bola.


Informações: www.michelyakini.com / www.instagram.com/michelyakiniiman / www.facebook.com/michelyakiniiman/


Serviço: Campanha de Pré-lançamento do livro “Futebol não é coisa de menino”

Com Michel Yakini-Iman

Sinopse: Dos sonhos de crianças nos campos de várzea até histórias da Copa do Mundo de 2022, o livro transita pela relação entre o futebol e velhos tabus, arte, política, racismo, humor e a mercantilização do jogo, brindando o imaginário dos leitores com uma obra provocativa e urgente.

Período: até 10 de abril de 2023 (segunda-feira)

Apoie o projeto: https://www.catarse.me/futebol_nao_e_coisa_de_menino_190d

Valores da Campanha: a partir de R$ 15,00 com recompensas de acordo com a participação

Comentários