Instrumental Sesc Brasil reúne diferentes estilos da música instrumental em abril

 Os shows são gratuitos e acontecem de forma híbrida: presencialmente, no Teatro Anchieta,

e on-line, com transmissão ao vivo no canal do YouTube

No mês de abril, o Instrumental Sesc Brasil apresenta quatro shows de diversas vertentes da música instrumental, com atrações que transitam na cena internacional e dialogam com o jazz e a música brasileira, de concerto, experimental, contemporânea e tradicional. O público é convidado a viver essa experiência musical, presencialmente, no Teatro Anchieta do Sesc Consolação, e on-line, no canal do YouTube do ISB, a partir das 19h.
 

Os convidados são o contrabaixista Nilson Matta (4/4), radicado nos EUA e um dos principais representantes do gênero musical Brazilian Jazz no mundo; a violoncelista Erica Navarro (11/4), lançando seu primeiro álbum autoral em peças solo e em grupo; o trompetista Ulisses Luciano (18/4), vencedor do BDMG Instrumental, apresentando seu septeto, e Cristina Azuma (25/4), violonista de destaque no mundo da música instrumental brasileira e internacional.

 

Instrumental Sesc Brasil é um projeto do Sesc São Paulo que há mais de 40 anos atua como referência na música instrumental brasileira; suas apresentações são um polo difusor de grupos e músicos consagrados e novos talentos.  

 

Acompanhe a programação completa: 

 

Instrumental Sesc Brasil 

Terças-feiras, 19h, Teatro Anchieta (Sesc Consolação)

Grátis

Retirada de ingressos no portal, às 12h, e nas bilheterias do Sesc São Paulo, às 14h, no dia da apresentação. 

4/4 
Nilson Matta - Viagem Brasileira Através da Música 

O contrabaixista, compositor e produtor brasileiro Nilson Matta, radicado nos Estados Unidos desde 1985, apresenta composições autorais e músicas brasileiras em versões jazzísticas, incluindo clássicos como "Asa Branca", de Luiz Gonzaga, "Manhã de Carnaval", de Luis Bonfá, "A Felicidade", de Tom Jobim, além de "Boogie Stop Shuffle", de Charles Mingus. Nilson conquistou reconhecimento tanto da cena musical norte-americana quanto internacional e acumula parcerias com grandes nomes do Jazz, como Lee Konitz, Don Pullen e Paul Winter. Foi premiado com o Grammy em gravações com Yo Yo Ma, Joe Henderson e Nancy Wilson. Líder da banda Brazilian Voyage, participa de festivais de jazz importantes dos EUA e da Europa. Também é diretor musical dos workshops "Samba meets jazz", dedicados a ensinar e promover a música brasileira, afrocubana e jazz em Massachusetts e Bar Harbor-Maine. Com Nilson Matta (contrabaixo), Nelson Ayres (piano), Daniel D'Alcantara (trompete) e Mauricio Zotarelli (bateria).
 

 Foto: Divulgação

 

 

11/4 
Erica Navarro 

Erica Navarro, violoncelista, rabequeira, compositora e produtora musical, apresenta seu primeiro álbum autoral para violoncelo solo, intitulado “Aqui”, com composições criadas entre 2020 e 2021. No show, Erica convida um septeto para interpretar suas composições autorais em diversas formações. O grupo é composto por Gui Braz (guitarra e violão), Priscila Brigante (bateria e percussão), Raphael Franco (didgeridoo) e as integrantes do Risco Quarteto de Cordas, Mathilde Fillat (violino), Mica Marcondes (violino) e Carla Raiza (viola). Sua carreira inclui performances em orquestras, incursões na música brasileira e experimental, além de composições de trilhas sonoras para teatro, vídeos, filmes e dança.
 


 Foto: José de Holanda 

 

 

18/4

Ulisses Luciano 

O trompetista, vencedor do BDMG Instrumental 2021, apresenta seu trabalho autoral inspirado em sons do Nordeste, além de novos arranjos, que valorizam a sonoridade dos sopros para composições de grandes mestres da música brasileira, incluindo Djavan, Moacir Santos e Tom Jobim, entre outros. Com mais de 20 anos de carreira na música instrumental, Luciano é reconhecido por sua habilidade técnica e criativa no instrumento, e tem se destacado na cena musical brasileira e internacional pela integração de diferentes estilos e gêneros musicais em seu trabalho, combinando elementos do jazz, música brasileira e afro-cubana. Em formação de septeto, Luciano (trompete) lidera André "Limão" Queiroz (bateria), Bruno Vellozo (baixo), Danilo Mendonça (trombone), Wesley Silveira (sax) e participação especial de Cléber Alves (sax).
 


 Foto: Elcio Paraiso Bendita 

 

 

25/4 

Cristina Azuma 

Cristina Azuma é uma violonista brasileira radicada na França e um dos principais nomes do violão brasileiro contemporâneo. Sua contribuição para a música inclui um domínio técnico refinado do violão e uma abordagem musical sofisticada, que permite que ela explore uma ampla gama de sons e estilos, desde a música brasileira tradicional até o jazz e a música contemporânea. No ISB, ela apresenta um repertório solo composto por músicas autorais e obras que transitam entre a música popular e a de câmara. Desde os 16 anos, como solista. excursiona em diversos países das Américas, Europa e Ásia, e tem conexões profundas entre diferentes tradições musicais.

 

Cristina Azuma também realiza masterclass, no dia 26, quarta, às 20h, pelo Centro de Música do Sesc Consolação, destacando aspectos musicais vinculados à sua técnica instrumental, escolha de repertório e o uso de diversos instrumentos de corda dedilhada em suas apresentações. Os ingressos podem ser retirados com 30 minutos de antecedência, no Centro de Música, com entrada franca.

 


 Foto: Francis Thery 

 

 

Transmissão ao vivo e interação com o público         

Para aqueles que preferirem, as apresentações são transmitidas ao vivo no canal do YouTube do Instrumental Sesc Brasil. Além disso, os internautas têm a possiblidade de fazer perguntas aos artistas, que são respondidas com a mediação da jornalista Patrícia Palumbo durante o show.         

       

Inscreva-se também no canal Link e fique por dentro de toda a programação que acontece nas unidades do Sesc no estado de São Paulo. Basta ter uma conta gratuita no Google.       

       

Instrumental no SescTV          

Aos domingos, às 21h30, no canal do SescTV, são transmitidos os shows do ISB que aconteceram nos últimos anos. Nessas transmissões, o público tem a oportunidade de acompanhar diversos artistas que fizeram parte do projeto.         

       

Assista aos shows gravados do Instrumental Sesc Brasil e ao programa Passagem de Som, todo domingo, às 21h30 em SescTV. A programação também está disponível em operadoras de TV por assinatura e via satélite, em todo o Brasil.       

        

Para sintonizar o SescTV:       

Assista em sesctv.org.br, via satélite ou consulte sua operadora de TV paga.     

Nas redes sociais: @sesctv      

       

Teatro Anchieta        

Considerado o melhor teatro da cidade pela VEJA SP em 2008, o Teatro Anchieta localiza-se no Sesc Consolação, primeira unidade construída do Sesc São Paulo. Foi projetado pelo arquiteto Aldo Calvo e pelo paisagista Roberto Burle Marx, que também assina a bela cortina do proscênio. É conhecido por memoráveis apresentações teatrais, em especial produções do CPT (Centro de Pesquisas Teatrais), criado por Antunes Filho (1929-2019) e sediado no Sesc Consolação, além de espetáculos de dança e de música, como o concerto da pianista Guiomar Novaes (1894-1979) em 1967, na inauguração do Teatro, e as centenas de shows do Instrumental Sesc Brasil já realizados em seu palco. O Anchieta possui 280 lugares, inclusive com assentos para pessoas com necessidades especiais; em seu foyer há uma cafeteria e banheiros acessíveis.       

    

Sesc Consolação       

Rua Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, São Paulo         

600 metros do Metrô Higienópolis-Mackenzie       

Informações: (11) 3234-3000       

Site Sesc Consolação  

Facebook, Instagram e Twitter: /consolacao       

Transmissão ao vivo em: YouTube ISB      

    

Horário de Funcionamento         

Terça a sexta, das 10h às 21h30  

Sábados, 10h às 20h

Domingos e feriados, das 10h às 18h

Comentários