HOJE NA ZONA NORTE - Unity Warriors faz apresentação gratuita de espetáculo indicado ao Prêmio APCA na Zona Norte

 


Indicado ao Prêmio APCA Dança 2023 na categoria melhor Elenco, o espetáculo “MANOfestAÇÃO” é inspirado nas festas de rua que deram origem à cultura hip-hop.  


CEU Paz recebe apresentação gratuita do espetáculo “MANOfestAÇÃO” do grupo Unity Warriors


No dia 13 de março de 2023 (segunda-feira), às 14h30, com entrada gratuita, o grupo Unity Warriors - que tem como fundador o bailarino Igor Souza - apresenta “MANOfestAÇÃO” no CEU Paz, que fica na Rua Daniel Cerri, 1549 - Jardim Paraná, Zona Norte de São Paulo - SP. 


Indicado na edição 2022 do Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) na categoria Melhor Elenco de Dança, o espetáculo celebra a cultura hip-hop e reflete sobre questões sociais urgentes, como a desigualdade e o racismo.


“MANOfestAÇÃO” é um manifesto através da dança breaking, inspirado nas "Block Parties", as originais festas de rua da cultura hip-hop que, em meio ao descanso e o caos, eram pontos de encontro entre jovens que encontraram na dança um refúgio e espaço de protesto.


De acordo com Vinicios Silva, diretor artístico, “MANOfestAÇÃO” traz à tona aquilo que nos "aprisiona", buscando (re)apresentar artisticamente a desigualdade social, o racismo estrutural que molda o imaginário social e atravessa nosso fazer, enquanto cidadãos e artistas periféricos, que no meio de tantas adversidades, barreiras invisíveis e visíveis continuam (re)existindo.”


A ação integra o projeto ‘EU E VOCÊS, SOMOS NÓS?’ do Grupo Unity Warriors, contemplado no edital PROAC 46/2022 - Cidadania Cultural – Produção e Realização de Projeto Cultural ou Manutenção de Corpo Artístico em Favelas e Periferias


Além da circulação do espetáculo “MANOfestAÇÃO” com apresentações e bate-papos abertos ao público na cidade de São Paulo e outras três cidades do estado; o projeto prevê a criação de um espetáculo inédito e sua circulação por São Paulo e outras cidades, e a realização da Residência Artística Unity Class, uma vivência prática com a dança breaking, que proporcionará um espaço de encontro, de pesquisa e estudos, de acordo com a experiência e processo de criação da Unity Warriors





Sobre a Unity Warriors

O grupo Unity Warriors é um dos importantes representantes da arte urbana brasileira no exterior e tem sua trajetória marcada por participações emblemáticas em muitos dos maiores eventos da cultura hip-hop e das artes urbanas do mundo. 


A Crew tem como principal característica o processo de ensino/aprendizagens em projetos sociais em São Paulo e as competições de dança, espaços onde o hip-hop age como mediador de ideias e de diálogo direto com a comunidade, pontos fundamentais para a criação de identidade do grupo. 


Bi-campeão do Festival Break The Floor América Latina (2017/2018), festival internacional de breakdance de Manaus-AM, a Unity Warriors foi o primeiro grupo brasileiro a chegar na final do Break The Floor, um dos maiores campeonatos de breaking do mundo, realizado em Cannes (França), chegando ao terceiro lugar no mundial (2018) e segundo lugar (2019). Em Lyon (França), participou como convidado para uma batalha show no evento “Rotary Breaking Dance". E em Paris – França, foi o primeiro grupo brasileiro a participar como convidado da competição “Fire Jam” chegando à semifinal. 


O grupo surgiu em 2015, a partir da união de jovens da periferia de Perus e São Miguel Paulista, com a proposta de celebrar a cultura hip-hop através do breaking. Desde então, o grupo participa de eventos importantes da cena e foi vencedor em vários deles, como Arena Caieira 2019, “The king Of The Night” (SP), “Boom BreakingFestival de dança breaking de Barueri – SP, Fast Battle 2016 (MG), “The Killers Jova Battle” na Fábrica de Cultura Jaçanã; e segundo lugar no “Brasil super Battle”, em Brasília – DF.


Mais informações: @unitywarriors_br e  www.facebook.com/Unity-Warriors-2040426456226348


Teaser: https://www.youtube.com/watch?v=q8i17jXNClc


Ficha Técnica: Direção artística: Vinicios Silva | Intérpretes-criadores: Hebrom Rodrigues, Gabriel Oliveira, Gilson Silva, Igor Souza, Leandro Cazão, Thiago Silva e Vinicios Silva | Trilha Sonora: Tulio Crepaldi | Figurino: Unity Warriors | Técnico de Som: Elias Soares | Técnico de Luz: Rafael Oliveira | Fotografias: Pablo Araripe | Designer Gráfico: Lucas Reis | Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini | Produção: Junior Cecon





SERVIÇO: Espetáculo “MANOfestAÇÃO”

Com Unity Warriors

Sinopse: Um manifesto através da dança breaking, inspirado nas "Block Parties", originais festas de rua da cultura hip-hop que, em meio ao descanso e o caos, eram pontos de encontro entre jovens que buscavam na dança um refúgio e espaço de protesto. MANOfestAÇÃO trás a tona aquilo que “aprisiona” tantas pessoas periféricas que, no meio de tantas adversidades, barreiras invisíveis e visíveis, continuam (re)existindo. Duração: 40 minutos. Classificação Livre - Grátis


Quando: 13 de março de 2023 (segunda-feira) - Horário: 14h30

Onde: CEU Paz - Endereço: Rua Daniel Cerri, 1549 - Jardim Paraná, Zona Norte de São Paulo - SP. 

Comentários