Grupo Seu Estrelo circula pelo DF com sua moderna e tradicional sambada

 


Grupo Seu Estrelo circula pelo DF

com sua moderna e tradicional sambada

 

As apresentações acontecem durante todo o mês de março em diferentes unidades do SESC-DF

 

O grupo Seu Estrelo parte em circulação pelo Distrito Federal, no mês de março, em parceria com o SESC-DF, promovendo a divulgação do mais novo álbum do Grupo: Exu Monumental. Serão quatro apresentações no formato ensaio aberto de sua Moderna Sambada, em quatro unidades dos Teatros SESC:  Gama (09/03), Asa Sul (16/03)Taguatinga Norte (23/03) e Ceilândia (30/03)sempre às 19:30h, propondo ao público apresentações gratuitas de uma brincadeira genuinamente candanga. A circulação dos ensaios abertos do grupo faz parte do projeto de manutenção do Centro Tradicional de Invenção Cultural, (sede do grupo) fomentado pelo Fundo de apoio à cultura da SECEC-DF.

Há 18 anos, o Grupo Seu Estrelo mistura nossos sotaques, instiga nossos mistérios e revela uma tradição candanga e cerratense. Criou uma moderna tradição para Brasília, amarrando elementos do Cerrado na vista e no imaginário popular, brincando o Mito do Calango Voador, história que narra, de forma singular, o surgimento do mundo, do cerrado e de Brasília. Oferece à música popular brasileira um novo e singular ritmo: o Samba Pisado. É por meio dele, desse novo samba com alma de velho, que Seu Estrelo nos apresenta, em sua Sambada, uma Brasília encantada, arrodeada das misteriosidades do cerrado. Reverenciando as gentes que pisaram e pisam este chão, trazendo suas referências e bênçãos, nos faz lembrar que esta terra é feita de memórias e mistérios bem mais antigos que nossa cidade.

 

Seu Estrelo e o Exu Monumental

 

Em 2021, o grupo Seu Estrelo lançou seu mais novo álbum: Exu Monumental. Nome esse dado como forma de homenagear TT Catalão, encantado poeta da cidade. Exu Monumental era a forma como o poeta se referia ao Eixo Monumental. O disco conta com diversas participações especiais como Mestre Nico (PE), Ellen Oléria (DF) e Marcus Moraes (DF). O álbum tem a produção musical de Dinho Lacerda e de Ricardo Pontes, ganhador do Grammy Latino de melhor disco de rock em língua portuguesa de 2016. Está disponível nas principais plataformas de streaming digital.

A primeira faixa do álbum “Coroa Vermelha”, composta por Isabella Meneses, é uma homenagem a Santo Antônio e ao Orixá Exu, a única música do disco tocada no ritmo ijexá (ritmo musical que tem origem Iorubá), abrindo caminhos para as outras faixas. Todas as outras músicas são tocadas no ritmo criado pelo Grupo, o Samba Pisado, que dá corpo e presença à inovadora tradição proposta pelo grupo Seu Estrelo para o DF. As músicas do Grupo são compostas por seus próprios integrantes, mas o disco conta com duas releituras: “Balão” de Júlia Carvalho (DF) e Maísa Arantes (DF) e “Preta” do Cordel do Fogo Encantado (PE).

O Fuá de Seu Estrelo está em vias de se tornar Patrimônio Imaterial de Brasília, mostrando que a nossa capital está aberta e comprometida com a missão de renovar a cultura popular brasileira.




 

Serviço Circulação Grupo Seu Estrelo:

 

09/03 – quinta-feira – 19:30h Teatro Paulo Gracindo SESC Gama 

16/03 – quinta-feira – 19:30h Teatro Garagem SESC 913 sul

 

23/03 – quinta-feira – 19:30h Teatro Paulo Autran SESC Taguatinga Norte 

30/03 – quinta-feira – 19:30h Teatro Newton Rossi SESC Ceilândia 

 

Entrada gratuita.

Classificação livre.

 

Informações: www.instagram.com/@seuestrelo


Comentários