Grátis| Curso "As cineastas pioneiras no Brasil" no Sesc Consolação

 


O curso pretende resgatar a trajetória das diretoras, fomentar o contato com os filmes e contribuir com a análise da linguagem audiovisual empregada 

No período de 11 de março a 1º de abril, a pesquisadora, doutora em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP) e professora do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som da UFSCar Margarida Adamatti ministra o curso “As cineastas pioneiras no Brasil”, aos sábados, das 10h30 às 12h30, no Sesc Consolação.  

 

O principal objetivo é oferecer aos interessados o conhecimento histórico detalhado da produção feita por mulheres na primeira metade do século XX, no Brasil, e, ao mesmo tempo, aprofundar o estudo específico da obra de cada cineasta. Traz também como proposta habilitar os participantes a analisar os filmes de maneira crítica em relação à linguagem cinematográfica e às temáticas do feminino. 

 

Nos encontros, serão abordados a presença das mulheres no meio cinematográfico brasileiro entre o cinema silencioso e os anos 1950 e o trabalho feminino na atuação, montagem, roteiro e direção.  

 

O curso oferece, ao mesmo tempo, a análise da obra das cineastas pioneiras no Brasil e um estudo comparativo com o contexto cinematográfico nacional e com os filmes das diretoras de outros países. 

 

Os temas abordados em cada aula são: “O mistério de Cleo de Verberena: a primeira diretora do cinema silencioso brasileiro”; “Carmen Santos: entre o estrelismo e a realização”; “A trajetória intermidiática de Gilda de Abreu pelas artes” e “O cinema paulista dos anos 1950 – Carla Civelli e Maria Basiglia”. 

 

Para participar, os interessados podem se inscrever no aplicativo Credencial Sesc SP ou no site centralrelacionamento.sescsp.org.br. As vagas são limitadas. 

 

Sobre Margarida Adamatti 

Margarida Adamatti é pesquisadora de cinema com pós-doutorado pela Universidade Federal de São Carlos. Trabalha como professora do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som da UFSCar e integra os Grupos de Pesquisa CNPQ: História e Audiovisual: circularidades e formas de comunicação (ECA-USP); Cinemídia - Grupo de Estudos sobre História e Teoria das Mídias Audiovisuais (UFSCar); e CineArte - Cinema, análise fílmica e experiência intelectual (UAM). É autora do livro Crítica de Cinema e repressão: estética e política no jornal alternativo Opinião (Ed. Alameda/Fapesp, 2019) e uma das co-organizadoras dos livros Cinema e História: circularidades, arquivos e experiência estética (Sulina/CNPq, 2017); Cinema, estética, política e dimensões da memória (Sulina/Fapesp, 2019); Cinema, estilo e análise fílmica (Appris, 2020). 

 

Serviço 

As cineastas pioneiras do Brasil 

Com Margarida Adamatti 

De 11/3 a 1/4, sábados, das 10h30 às 12h30 

Sala Ômega (8º andar) 

16 anos.  

Grátis 

 

Inscrições a partir das 14h do dia 7/3, enquanto houver vagas, no aplicativo Credencial Sesc SP ou no site centralrelacionamento.sescsp.org.br. 

 

Sesc Consolação     

Rua Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, São Paulo       

600 metros do Metrô Higienópolis-Mackenzie     

Informações: (11) 3234-3000     

sescsp.org.br/consolacao      

Facebook, Instagram e Twitter: /consolacao     

Transmissão ao vivo em: youtube.com/instrumentalsescbrasil          

  

Horário de Funcionamento       

Terça a sexta, das 10h às 21h30       

Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h       

   

Assessoria de Imprensa | Sesc Consolação     

Andréa Oliveira      

(11) 3234-3061     

Imprensa.consolacao@sescsp.org.br


Comentários