[Dança] Festival Dança em Trânsito - Cia . Étnica de Dança Carmem Luz apesenta "Sankofa" no Palco Carioca - 8 e 9 de abril

 

(foto:Claudia Ferreira e Adriana Medeiros)

O Festival Dança em Trânsito está realizando o Palco Carioca até o fim de abril, e, desde fevereiro, vem contando com apresentações de relevantes companhias e grupos cariocas de dança, sempre aos sábados e domingos, às 20h, na Sala de Espetáculos Maria Thereza Tápias, situada no Espaço Tápias, na Barra da Tijuca.


No próximo fim de semana será a vez da Cia. Étnica de Dança , de Carmem Luz, mostrar Sankofa, dias 8 e 9 de abril. A obra gira em torno do que a palavra representa: um símbolo e um provérbio africanos. No símbolo, um pássaro mítico voa para a frente com a cabeça para trás e carrega no seu bico um ovo, o futuro. O provérbio, pode ser traduzido como: “nunca é tarde demais para voltar e buscar o que se esqueceu”. Símbolo e provérbio inspiram um retorno ao repertório da Cia. Étnica de Dança e guiam sua apresentação no Festival Dança em Trânsito 2023.

 

Ficha técnica

Concepção, Direção e Coreografia e Vídeos: Carmen Luz

Bailarinas-criadoras: Amanda Corrêa, Camila Molina Moreno, Claudia Martins, Kley Hudson

Ensaiadora: Amanda Corrêa

Preparação Corporal: Claudia Martins, Helena Matriciano Lima, Amanda Corrêa, Valéria Monã

Figurinos: Carolina Casarin, Danielle Conceição e Karmina Dellaluccia

Iluminação: Fernanda Mantovani

Música original: Rodrigo Brayner

Trilha Sonora: Carmen Luz e - FNS

Fotos: Claudia Ferreira e Adriana Medeiros

Assistente de Produção e Administração: Larissa Ferreira 

Produção: Cia.Étnica de Dança

 

Em Tempo: Carmem Luz também fará a oficina Dança e Ancestralidade, de forma gratuita no dia 7 de abril, das 13h às 14h30, dentro das Aulas de Manutenção para Profissionais do Espaço Tápias. A oficina abordará com os participantes as técnicas, metodologias e temas que suportam o trabalho da Cia.Étnica de Dança. Informações pelo WhatsApp: (21) 97279-9684.

 

Sobre a Cia. Étnica de Dança

A Cia. Étnica foi criada na cidade do Rio de Janeiro em 1994 por um desejo de intervenção na cena contemporânea da dança carioca: colocar foco em corpos e pessoas historicamente negadas. A pesquisa artística e teórica desenvolvida por sua coreógrafa, fundamenta o trabalho da companhia, se desdobrando na realização de obras inter e multidisciplinares que abordam, especialmente, as existências africanas, as pessoas e os imaginários afrodescendentes e a centralidade do racismo na cultura ocidental.

 

Palco Carioca em abril

O Palco Carioca segue com a Laso Cia. de dança/ Carlos Laerte (15 e 16/4), a Esther Weitzman Cia. de dança (22 e 23/4) e encerra com Regina Miranda, Atores&Bailarinos (29 e 30/4).

 

Dança em Trânsito

Em 2023, o Dança em Trânsito circulará, durante o ano inteiro, por aproximadamente 33 cidades brasileiras e uma cidade estrangeira. Vai selecionar artistas e companhias brasileiras de norte a sul do Brasil para compor a programação das cidades, e receber artistas e companhias internacionais.


Há 20 anos, o projeto Dança em Trânsito reúne apresentações artísticas, formação, capacitação, reflexão e intercâmbio entre grupos de dança de diversas cidades do Brasil e do mundo. O festival, realizado em circuitos, possibilita trocas de experiências entre artistas nacionais e internacionais convidados, e incentiva o desenvolvimento das linguagens da dança.


Em Tempo: O projeto de aulas de manutenção para profissionais de dança, que acontecem todas as sextas-feiras no Espaço Tápias, das 13h às 14h30, de forma gratuita para participação de profissionais de dança e artes cênicas, também conta com artistas cariocas em parceria com o Dança em Trânsito. 

 

(foto: acervo pessoal) Sala de Espetáculos Maria Thereza Tápias- Espaço Tápias 

 

Sobre o Espaço Tápias  

O novo Espaço Tápias inaugurado em 30/4/2022 na Barra da Tijuca, bairro da zona oeste do Rio de Janeiro, nasce com o propósito de transformar vidas, dar oportunidades e realizar sonhos.

 

O Espaço Tápias disponibiliza salas para aulas e uma sala para espetáculos e outros encontros envolvendo arte – a Sala Maria Thereza Tápias. É uma organização que tem como proposta favorecer, divulgar e oportunizar a dança, com foco na dança contemporânea e em seus segmentos.


A disposição para incentivar a criação, para promover performances, estimular talentos, e fomentar pesquisas são posturas e projetos valiosos para quem se dedica à dança, e permeiam todas as ações do espaço. Com a nova sede, contribui para o desenvolvimento e a expansão da dança, com ênfase na dança contemporânea, no Brasil e no mundo.


A nova sede inaugurou uma etapa inovadora da jornada do Espaço Tápias, abarcando o que já é realizado até agora, e lançando-o em novas empreitadas, para que, todos os amantes de dança e de outras artes, possam trilhar novos caminhos e oferecer mais espaço à arte.

 

Programação Palco Carioca – primeiro circuito do projeto Dança em Trânsito

 ABRIL:

8 e 9/4 – Cia Étnica de Dança - Carmen Luz com “Sankofa”

15 e 16/4 – Laso Cia de Dança - Carlos Laerte com “Dança que atravessa a pele”

22 e 23/4 - Esther Weitzman Companhia de Dança com “O que imagino sobre a morte”

29 e 30/4 - Regina Miranda e Atores Bailarinos com "NAITSU- NOITES COM MURAKAMI"

 

Serviço:

Palco Carioca - Temporada11 de fevereiro a 30 de abril

SANKOFA com a Cia. Étnica de Dança – Carmem Luz

Data: 8 e 9 de abril – sábado e domingo

Horário: 20h

Local: Espaço Tápias - Sala de espetáculos Maria Thereza Tápias

Endereço: Av. Armando Lombardi, 175 – 2º andar – Barra da Tijuca

80 lugares

Ingressos: Inteira R$30,00 / Meia R$15,00 - *pela plataforma SYMPLA

Classificação etária: 10 anos

Duração: 45 minutos

 

 

Comentários