Cufa DF e SESI Lab promovem ação em celebração ao Dia Internacional das Mulheres


 Por cerca de 1h30, jovens estudantes da rede pública visitaram as diferentes galerias do museu e participaram de um e bate-papo com a embaixadora de Barbados no Brasil

                Para celebrar o Dia Internacional das Mulheres, 8 de março, alunas da rede pública e moradoras da Estrutural, Região Administrativa amplamente atendida pelas ações sociais da Central Única das Favelas, no DF, foram presenteadas com uma visita educativa no SESI Lab.  A ação, que aconteceu durante a manhã, teve como objetivo proporcionar conhecimento a partir de experiências interativas com ciência, tecnologia e arte.

                Ao todo, cerca de 30 meninas entre 8 e 14 anos participaram do passeio que contou com um tour mediado pela equipe do museu, oficina maker e bate-papo com Tonika Sealy-Thompson, embaixadora de Barbados na República Federativa do Brasil.

                “Primeiro eu gostaria de agradecer ao SESI Lab por me dar essa oportunidade. Hoje completo quatro anos como embaixadora e ser uma embaixadora é ser alguém que inspira a mudança no mundo, eu acho que o futuro está nas mãos das pequenas mulheres, futuras líderes”, afirmou Sealy-Thompson.

                Segundo a embaixadora, ações que levam conhecimento e inspiram jovens mulheres em formação são fundamentais para a construção de um futuro melhor.

                “A liderança feminina é muito importante para o nosso futuro. Uma liderança que tenha acesso a informação, será uma liderança muito potente e cheia de empatia. Poder compartilhar a minha experiência e ver a inteligência que elas já têm é um presente. Iniciar o Dia Internacional das Mulheres com elas foi uma delícia, uma benção total. O que eu recebi aqui hoje foi muito mais do que eu entreguei, então, preciso seguir compartilhando o que me foi dado”, celebra.



                Para a Gerente-executiva de Cultura do SESI, Claudia Ramalho, na manhã desta quarta-feira o museu cumpriu uma importante missão: a de inspirar.  

                “Comemorar o Dia da Mulher com a participação dessas meninas, de 8 a 14 anos, da Cufa DF, foi muito importante. Abrimos a porta para pensar no futuro com oportunidade. A fala da Tonika foi muito inspiradora para que elas percebam o potencial que têm. Essa é a nossa missão aqui no SESI Lab: fazer com que as pessoas saiam daqui inspiradas, vislumbrando um futuro melhor”, pontua.

                De acordo com o presidente da Cufa DF, Bruno Kesseler, a ação em parceria com o SESI Lab é o início de muitas iniciativas que estão por vir em 2023.

                “Para a Cufa DF é uma grande alegria firmar uma parceria tão significativa com o Sesi Lab. Proporcionar experiências agregadoras, afirmativas e que gerem conhecimento prático e teórico para as jovens das quebradas de Brasília é parte da missão que temos como instituição. Neste 8 de março, vamos incentivar o conhecimento e enaltecer o protagonismo das mulheres em nossa sociedade”, pontua Kesseler.

Visitas educativas no Sesi Lab

A partir de março, o SESI Lab oferece visitas educativas para escolas, organizações não governamentais, empresas e outros grupos. As visitas são organizadas mediante agendamento prévio e conduzidas pela equipe do museu. Os temas de cada visita são selecionados conforme o perfil do grupo, e com abordagem customizada para cada público.

                Com duração média de 1h30, os visitantes exploram as diferentes galerias do SESI Lab e finalizam com uma oficina mão na massa. No caso das visitas escolares, os temas abordados têm conexão com o currículo e podem ser previamente selecionados pelos professores. Além das visitas, o SESI Lab oferece uma programação multidisciplinar orientada por uma abordagem educativa criativa e inovadora, inclui exposições temporárias e permanentes, festivais, seminários, workshops, oficinas, residências artísticas, cinema, além de atividades orientadas à cultura maker.

                “É possível potencializar o conhecimento e ampliar as visões de mundo quando saímos do ambiente comum de aprendizado e damos espaço ao lúdico e ao estímulo à mão na massa. No SESI Lab é possível entrar em contato com diversos temas curriculares a partir da interatividade”, ressalta o diretor de Operações do SESI, Paulo Mól.

                Mariana Trindade, de 10 anos, uma das jovens que participou da visita, garante que não faltou aprendizado: “eu achei muito legal e divertido! Fizemos várias coisas diferentes, aprendemos coisas novas”, comenta a aluna.

                Já para a colega Brenda Macedo, também de 10 anos, a manhã foi de muito incentivo.

                “Eu achei a nossa visita muito legal, não conhecia o museu. Também gostei muito de conhecer a Tonika. Achei ela muito legal e acho que consigo ser como ela e fazer muitas coisas importantes”, assegura.

               


SESI Lab: arte, cultura, ciência e tecnologia no coração do Brasil

Visita Guiada Cufa DF: 08 de março, das 9h às 11h.

Onde fica: Setor Cultural Sul - Brasília, DF.

Pontos de referência: Antigo edifício Touring Club, em frente ao Conic Brasília e ao lado da Plataforma Superior da Rodoviária do Plano Piloto.

Horário de atendimento Sesi Lab: de terça a sexta-feira, das 9h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h. Toda 1ª quinta-feira do mês, o horário de funcionamento será estendido, das 9h às 21h.

Conheça a programação completa e reserve seu ingresso em www.sesilab.com.br

--

Comentários