Cia. Lúdica estreia temporada gratuita do espetáculo “A Professora” em homenagem aos educadores

 


A montagem é inspirada na observação da relação cuidadosa de determinadas educadoras com seus alunos e como isso influi no processo artístico do grupo e no drama que enfrentam. O espetáculo será apresentado gratuitamente nas cidades de São Bernardo, Suzano, Mauá, Guarulhos, Barueri e Osasco.

Cia. Lúdica apresenta peça que reflete sobre a arte em um grupo de estudantes

No mês de março de 2023, a Cia. Lúdica (@cialudica), companhia de teatro paulistana fundada por Marcya Harco e Paulo Drumond, inicia a temporada de circulação do espetáculo “A Professora”, que integra as ações do projeto A Professora contemplado pelo Edital ProAC n° 02/2022, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, do Governo do Estado de São Paulo.

No dia 17 de março (sexta-feira), às 20h, com entrada gratuita, a Cia. Lúdica apresenta “A Professora” no Teatro Lauro Gomes, em São Bernardo do Campo. Em 22 de março (quarta-feira), a apresentação acontece às 14h, como parte da programação do Festival Mulheres (IN) CENA, no Teatro Dr. Armando de Ré, em Suzano. Na quinta-feira, dia 23, às 10h, o espetáculo será apresentado dentro da programação da Mostra de Teatro de Mauá, no Teatro Municipal de Mauá

Na semana seguinte, no dia 29 de março (quarta-feira), às 20h, a apresentação será no Teatro Adamastor, em Guarulhos. Dia 30 de março (quinta-feira), em Barueri, às 20h, na Sala Ruy Ohtake – Praça das Artes. Dia 31 de março, às 20hs, no Teatro Glória Giglio, em Osasco.

O espetáculo “A Professora” é inspirado na observação de algumas educadoras que participaram de uma temporada realizada pela Cia. Lúdica em 2019, com a ideia de promover um espetáculo imersivo, propondo trocas e reflexões sobre a relação sensível que se estabelece entre estudantes e professores em sua convivência artística e existencial.

A história gira em torno da personagem Cícera, uma professora de educação artística de uma escola pública que também coordena um grupo de performance com algumas alunas. Dedicada e inventiva, ela instiga os estudantes com atividades artísticas dentro e fora da escola, mediando e facilitando o diálogo entre a classe, inspirando-os a descobrir outras formas de sentir, de lidar com o mundo e com a realidade que os cerca, sendo capazes de discernir sobre as escolhas em suas vidas futuras.

 

Cícera torna-se uma confidente pessoal dos mais próximos, até que um grave acontecimento interfere na realidade do grupo, provocando riscos e ameaças a todo o seu círculo de convivência, fazendo com que a professora e sua turma tenham que tomar decisões cruciais para resolverem o infortúnio.

 

No espetáculo mesclam-se imagens das cenas entre os estudantes em suas performances artísticas e dos impasses de familiares e figuras chave da trama, diante do enfrentamento de perigo iminente, vividos pelo grupo que envolve a professora. 

Com direção de Marcya Harco e dramaturgia de Paulo Drumond, o espetáculo conta com um elenco de dez integrantes e uma estética minimalista.

A Cia. Lúdica é conhecida por, através de suas obras, propor experiências que propiciam múltiplas percepções sobre o teatro e outras linguagens artísticas, incitando reflexões acerca da condição humana ante a sociedade e o meio ambiente.

Informações: www.instagram.com/cialudica, www.facebook.com/cialudica e https://cialudica.com.br

Ficha Técnica: Encenação - Marcya Harco | Dramaturgia / Roteiro – Paulo Drumond | Coordenação de Pesquisa Dramatúrgica – Carlos Meceni | Elenco: Marcya Harco, Paulo Drumond, Érica Franze, Victor de Seixas, Camila Donadão, Zu Aguiar, Cássia Carvalho, Roberto Lopes, Natália Camilo, Pitter Guimarães | Coreografia da performance de dança (Jennifer) – Érica Franze | Texto da performance (Sofia) – Natália Camilo | Performance atuação / poesia (Clarice) – Camila Donadão | Trilha sonora – Marcya Harco | Operador de som performer – Alex Nogueira | Assessoria de Imprensa – Luciana Gandelini |Produção executiva – Joyce Nogueira | Produção / Administração - Cia. Lúdica / Sonhos de Uma Noite Produções Artísticas 




Serviço: Espetáculo “A Professora”

Com Cia Lúdica

Sinopse: O espetáculo narra circunstâncias em torno da professora Cícera, que junto ao seu grupo de estudantes criou um coletivo de performance, no qual desenvolvem atividades artísticas como teatro, dança e música. Por detrás do universo da arte, onde florescem os sonhos desses jovens, a busca por conhecer e transformar o mundo, o desejo de realização profissional e liberdade de viver, são surpreendidos por uma condição de vulnerabilidade que gera risco de perigo ao grupo e aos seus familiares. Duração: 60 minutos

Classificação: 14 anos

Quando: 17 de março de 2023 (sexta-feira) - Horário: 20h

Onde: Teatro Lauro Gomes - Endereço:  Rua Helena Jacquey, 171 - Rudge Ramos, São Bernardo do Campo - SP

Quando: 22 de março de 2023 (quarta-feira) - Horário: 14h

Onde: Teatro Dr. Armando de Ré - Endereço: R. Gen. Francisco Glicério - Centro, Suzano - SP

*O espetáculo integra a programação do Festival Mulheres (IN) CENA

Quando: 23 de março de 2023 (quinta-feira) - Horário: 10h

Onde: Teatro Municipal de Mauá - Endereço: Rua Gabriel Marques, 353, 02051-020 - Mauá - SP

*O espetáculo integra a programação do Mostra de Teatro de Mauá

Quando: 29 de março de 2023 (quarta-feira) - Horário: 20h

Onde: Teatro Adamastor - Endereço: Av. Monteiro Lobato, 734 – Macedo - Guarulhos - SP

Quando: 30 de março de 2023 (quinta-feira) - Horário: 20h

Onde: Sala Ruy Ohtake - Endereço: Rua Ministro Rafael de Barros Monteiro 225 - Barueri - SP

Quando: 31 de março de 2023 (sexta-feira) - Horário: 20h

Onde: Teatro Glória Giglio - Endereço: Av. dos Autonomistas, 1533. Vila Campesina, Osasco - SP

Comentários