Cia do Tijolo encerra a temporada “Corteja Paulo Freire” com apresentação no próximo sábado

 


O premiado grupo de teatro de São Paulo está promovendo uma série de apresentações intitulada “Corteja Paulo Freire” celebrando o centenário de Paulo Freire. O último cortejo tem saída da sede da A Próxima Companhia rumo ao Elevado Costa e Silva, o Minhocão.

Cia do Tijolo celebra Paulo Freire com cortejo da sede da A Próxima Companhia até o Minhocão

A Cia do Tijolo está realizando uma temporada de apresentações gratuitas da “Corteja Paulo Freire”, um trabalho musical poético agrupando integrantes do grupo e companhias parceiras, celebrando o centenário de Paulo Freire.

No dia 25 de março (sábado), com concentração às 14h30 e saída às 15h, o cortejo será realizado a partir da sede da A Próxima Companhia, seguindo até o Elevado Costa e Silva - o Minhocão.

Com bonecos gigantes de Patativa do Assaré, Federico Garcia Lorca, Ivone Gebara, Dom Helder Câmara e do próprio Paulo Freire, a Cia do Tijolo promove um coro para reabertura dos trabalhos depois de um longo inverno. 

“Como no carnaval de Olinda, no momento da saída do Homem da Meia-Noite que inaugura o carnaval, como nas saídas de santo ou nas procissões católicas, nos juntaremos aos nossos bonecos gigantes para abrir nossos trabalhos após o fim da Pandemia. Junto de nós, o aniversariante, nosso personagem principal, Paulo Freire”, comenta o grupo. 

A criação de uma Corteja, assim, no feminino, mistura do substantivo cortejo e do verbo cortejar conjugado na terceira pessoa do singular, ou na segunda pessoa do imperativo afirmativo (corteja!) busca promover a ideia de coletividade, respeito, caminhada, gentileza, cumprimentar- se, cuidado e galanteio.

A ação faz parte do projeto “A Cabeça Pensa onde os Pés Pisam - celebrando Paulo Freire no seu centenário” contemplado na 37ª  Edição do Programa de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo. Com este projeto, a Cia do Tijolo propõe um conjunto de ações articuladas para celebrar, homenagear e fazer justiça a Paulo Freire, às professoras e aos professores brasileiros. “Nosso patrono da educação é um dos pensadores brasileiros mais importantes, o mais reconhecido internacionalmente, um dos intelectuais mais citados em artigos acadêmicos, teses e dissertações mundo afora. Isso já seria motivo de sobra para cantarmos em verso e prosa a existência desse pernambucano eminente”, comenta a Cia do Tijolo. 


Sobre a Cia do Tijolo

A Cia do Tijolo nasceu do desejo de fazer um espetáculo a partir da obra de Patativa do Assaré. Assim foi criado o espetáculo “Concerto de Ispinho e Fulô”. Outro poeta, Federico Garcia Lorca, inspirou seu segundo espetáculo “Cantata para um Bastidor de Utopias” e o educador Paulo Freire inspirou a terceira criação do grupo: “Ledores no Breu”. O último espetáculo “O Avesso do Claustro”, convida o público para um encontro com uma das figuras mais importantes da história brasileira do século XX, Dom Helder Câmara, o bispo vermelho.

Com seus espetáculos a Cia do Tijolo recebeu indicações em importantes premiações, foi três vezes vencedora do Prêmio Shell, duas vezes vencedora do Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro e duas vezes indicada ao Prêmio Governador do Estado de São Paulo.

Informações: www.facebook.com/ciadotijolo,  www.instagram.com/ciadotijolo,  www.ciadotijolo.com.br

Ficha Técnica - Atuadores: Arce Correia, Dinho Lima Flor, Rodrigo Mercadante, Karen Menatti, Cris Raséc, Fabiana Vasconcelos Barbosa, Thais Pimpão, Lucas Vedovoto, Artur Mattar, João Attuy | Músicos: Marcos Coin, William Guedes, Jonathan Silva, Leandro Goulart, Maurício Damasceno, Clara Kok Martins | Direção: Rogério Tarifa, Dinho Lima Flor, Rodrigo Mercadante e Karen Menatti | Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini | Coordenação de Produção: Suelen Garcez

SERVIÇO: Corteja Paulo Freire

Com Cia do Tijolo

Sinopse: Trabalho musical poético que celebra o centenário de Paulo Freire. Como no carnaval de Olinda, no momento da saída do Homem da Meia-Noite que inaugura o carnaval, como nas saídas de santo ou nas procissões católicas, nos juntaremos aos nossos bonecos gigantes, Patativa do Assaré, Federico Garcia Lorca, Ivone Gebara, Dom Helder Câmara, num coro para reabertura dos trabalhos depois de um longo inverno. Junto de nós, o aniversariante, nosso personagem principal, Paulo Freire. 

Duração: 90 minutos

Classificação Livre - Grátis

Quando: 25 de março de 2023 (sábado) - Horário: Concentração às 14h30 - Saída às 15h

Itinerário do cortejo: Saída da sede da Próxima Companhia até o Minhocão

Realização: Cia do Tijolo, Cooperativa Paulista de Teatro e Secretaria de Cultura da Cidade de São Paulo. A Corteja Paulo Freire tem a parceria com os grupos Engenho Teatral, Pombas Urbanas, Cia dos Inventivos e A Próxima Companhia.


Comentários