Casa de Cultura da Vila Guilherme - Casarão recebe oficina de acrobacia do Bando Goliardis

 


Bando Golíardis estreia novo projeto com Oficina gratuita de Acrobacia e Movimento na Zona Norte


A oficina ministrada pela acrobata Lu Pamplona é gratuita e qualquer pessoa maior de 14 anos pode participar, sem necessidade de qualquer tipo de experiência ou condicionamento físico. 


Bando Golíardis promove oficina de acrobacia e movimento na Casa de Cultura da Vila Guilherme - Casarão


Até o dia 21 de abril de 2023, estão abertas as inscrições para a Oficina de Acrobacia e Movimento, com a artista Lu Pamplona, promovida pelo Bando Golíardis (@bandogoliardis) como parte das ações do projeto “Cansei de Ser Partner”, contemplado pela 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Circo para a cidade de São Paulo, da Secretaria Municipal de Cultura e Prefeitura de São Paulo.  


Serão disponibilizadas 20 vagas gratuitas e a oficina será realizada presencialmente na Casa de Cultura da Vila Guilherme - Casarão que fica localizada na Praça Oscar Silva, s/n - Vila Guilherme, Zona Norte de São Paulo - SP.


Os encontros acontecerão de 26 de Abril a 14 de Junho, sempre às quartas feiras, das 10h às 14h, sendo 08 (oito) encontros de 4 (quatro) horas cada, totalizando 32 (trinta e duas) horas.


Podem participar todas pessoas interessadas, com idade a partir de 14 anos e não é necessário ter qualquer tipo de experiência prévia. As inscrições são via formulário digital  e o grupo entrará em contato com as pessoas inscritas por e-mail confirmando a participação até o dia 24 de Abril. Em caso de exceder o número de pessoas inscritas, a seleção será feita a partir dos critérios: mulheres pretas, indígenas, trans e periféricas. Ao final será disponibilizado um certificado para os participantes com frequência acima de 75% (setenta e cinco por cento) das aulas. 


A atividade formativa será ministrada pela artista Lu Pamplona, que é acrobata desde 2010. Especialista em aéreos (trapézio, tecido, lira) e acrobalance, além de uma variedade de modalidades circenses como pirofagia, handstand, trampolim e mini tramp, a artista é formada pelo projeto social Clube Escola da Prefeitura de São Paulo, atuou em diversas montagens como o “Cabaret da Nina” que ficou em cartaz por 4 anos no Bar Brahma e outros palcos e ruas da cidade. Em 2014, iniciou-se no Pole Dance e suas nuances, agregando também essa ferramenta ao seu repertório.


Sobre o Projeto ‘Cansei de Ser Partner’

Tendo como premissa um trabalho artístico coletivo, horizontal e sem hierarquias, o Bando Golíardis constrói no projeto ‘Cansei de Ser Partner’ um meio de sedimentar a pesquisa teórico-prática sobre a arte circense e a desconstrução dos padrões heteronormativos e patriarcais dentro do circo tradicional, fomentando também a continuidade da arte circense de rua. 


As ações do projeto contemplam de forma acessível e gratuita: Oficina de Acrobacia e Movimento, Oficina de Palhaçaria para Mulheres, Oficina de Malabares para Mulheres, a criação e circulação do novo espetáculo do Bando Golíardis pela cidade de São Paulo, Debates online com os temas “Autonomia Feminina no Trabalho Circense”, “Tradição e Contemporaneidade” e “Vida cotidiana e a Artista Circense”, o show de variedades circense 'Mana's Show' e por fim a primeira edição da revista 'Revisitar - 8 Anos em Bando'. 





Sobre o Bando Golíardis

O Bando Golíardis é um coletivo artístico popular de teatro de rua e circo que surgiu em 2015. Foi contemplado em 2018 pelo edital Território SESI de Arte e Cultura; em 2019 pelo edital de Residência de Teatro de Grupo da zona norte do grupo Refinaria Teatral; no ano de 2020 pela 17a edição do Programa para Valorização de Iniciativas Culturais do município de São Paulo (Programa VAI 2) e em 2022 pela 7a edição do Fomento ao Circo da cidade de São Paulo.


O grupo possui em seu repertório os espetáculos “O incrível número final” (2017) e “Rei na Rua” (2021), além da realização de atividades formativas como oficinas presenciais e online e da descoberta audiovisual através do perfil do Bando Golíardis nas redes sociais.


Informações: @bandogoliardis e www.bandogoliardis.com


FICHA TÉCNICA: Realização: Associação Cultural Sinfonia de Cães - @‌sinfoniadecaes | Secretaria de Cultura - @‌smcultura | Bando Golíardis @bandogoliardis @‌danmduran @roya.marcelo @‌sabrinamottap @ticintra | Apoio: Casa de Cultura da Vila Guilherme, Casarão - @‌cc.casarao | Oficineira: Luciana Pamplona | Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini | Designer: Roberta Monteiro


Serviço: Oficina de Acrobacia e Movimento

Com Lu Pamplona

Sinopse: Feita para todos os corpos, independente de sua experiência e da sua idade, a oficina visa trabalhar áreas específicas do corpo e aprimorar as técnicas de acrobacias e movimentos em grupo. Nela teremos exercícios, alongamentos, técnicas corporais e experimentos com os corpos disponíveis.

Inscrições: até 21 de abril de 2023

Período de oficina: de 26 de Abril a 14 de Junho - Todas as quartas feiras, das 10h às 14h

Vagas: 20

Classificação etária: acima de 14 anos
Link para inscriçõeshttps://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdVn_GGQCuA3w_gi7ZM5SINAQqePgm8pJTzfDesDrGEp45WZQ/viewform  .
Onde: Casa de Cultura da Vila Guilherme - Casarão - Endereço: Praça Oscar Silva, s/n - Vila Guilherme-SP
Público Alvo: Todas as pessoas interessadas, a partir de 14 anos, sem necessidade de experiência prévia
* Será emitido certificado após a finalização da oficina
Resultado: a partir de 24 de abril de 2023 via email

Comentários