*Boi Garantido recebe crianças autistas para visita no curral Lindolfo Monteverde*

 


O Boi Garantido recebeu nesta terça-feira (28/03), a visita de um grupo de crianças do Instituto Autismo de Parintins “Isadora Tupinambá” (IAPIN). Foram duas turmas, sendo uma pela manhã e outra pela tarde. Na ocasião participaram a coordenadora do instituto e instrutores, que junto a visitação se jogaram na alegria contagiante das crianças e no ritmo das toadas do Garantido, além da participação das itens Lívia Christina (porta-estandarte), Edilene Tavares (rainha do folclore) e o tripa do Boi Garantido Arnaldo Barbosa (Buba).


A presidente do IAPIN, Bruna Teixeira, informou que o contato das crianças com o meio social é o que engradece o aprendizado ao longo da vida educacional. “Por mais que para nós seja algo simples e repetitivo, para as crianças que são autistas ou até mesmo adultos, é algo grandioso e precisamos sempre motivá-las às maravilhas coloridas que é a nossa cultura de Parintins”, afirmou Bruna.


Segundo a coordenadora do instituto, Cíntia Rodrigues, a visitação ocorre devido a homenagem ao dia do autismo que será no dia 02 de abril e em comemoração a este dia foi elaborada a Semana de Conscientização do Autismo que visa apresentar as associações bovinas, e pontos turísticos da cidade, buscando promover a inclusão social e a valorização da cultura local. “A criança autista tem esse direito de respeito garantido, e é importante as nossas crianças e nossas famílias valorizarem aquilo que é nosso, da nossa terra”, defendeu.


Rodrigues ressaltou que o contato direto com o curral do Boi Garantido fortalece o leque de conhecimento e intimidade dos alunos com a arte. “Precisamos fortalecer, precisamos viver intimamente aquilo que é raiz. O Instituto na semana do autismo propõe unir as politicas publicas sociais na área da cultura e lazer para a pessoa com autismo”, finaliza.



Para a diretora social do Boi Bumbá Garantido, Jucilei Santos, “o cuidado com as crianças foi supervisionado pelos próprios supervisores da instituição, mas a nós como instituição, tivemos o apoio dos seguranças da Cidade Garantido e equipe de bombeiros. O som ambiente foi trabalhado para que as crianças se sentissem bem e felizes por estarem visitando a Cidade Garantido”, destacou a diretora.


*Fotos:* Paulo Expedito/ Yasmin Miranda

Comentários