As Matriarcas do Samba Paulistano: Lançamento de livro resgata a história das cinco agremiações mais tradicionais de São Paulo em projeto cultural


 No próximo dia 01 de abril, o livro “Matriarcas do Samba Paulistano” é lançado como o décimo segundo título do selo Carnavalize. A obra faz parte de um projeto que inclui um centro de memória virtual e uma série documental que mapeiam a história de cinco agremiações pioneiras nos cortejos carnavalescos da capital de São Paulo: Lavapés, Vai-Vai, Camisa Verde e Branco, Nenê de Vila Matilde e Unidos do Peruche.


Em cada um dos capítulos do site e do livro, o time de nove autores se dedica a fazer um ensaio biográfico sobre cada agremiação, recordando as suas histórias de fundação, exaltando os seus mais emblemáticos desfiles e narrando a trajetória dos seus grandes baluartes. Assim, o projeto busca dar uma contribuição para a cultura paulistana como um todo, percorrendo mais de cem anos de história de uma tradicional manifestação popular.

O grupo de autores é formado por pesquisadores do samba paulistano, jornalistas, historiadores e escritores com outros títulos já publicados, como Emerson Porto Ferreira, Leonardo Antan, Beatriz Freire e Juliana Yamamoto. Completam o time Felipe Tinoco, Flávio Ismerim, João Vitor Silveira, Ladislau Almeida e Thomas Reis. Além dos textos, o livro conta com um designer assinado por Vitor Melo e obras visuais inéditas criadas por carnavalescos e artistas ligados ao universo do carnaval, como Caio Araújo e Roberto Monteiro.

 Desde 2017, o Carnavalize se dedica a pensar a memória da folia brasileira e valorizar os seus aspectos culturais e artísticos. Ao longo dos últimos anos, o coletivo realizou eventos como exposições, palestras, seminários, oficinas, intervenções urbanas e rodas de conversa. Dessa vez, o projeto “Matriarcas do Samba Paulistano” conta com o patrocínio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

 O lançamento oficial do livro será realizado no dia 01 de abril, no Ateliê 397, em São Paulo, às 14h. Os autores dos cinco capítulos biográficos sobre as escolas estarão presentes. O evento ainda terá uma roda de conversa e palestra com os pesquisadores do projeto e uma homenagem aos baluartes do samba paulistano Os exemplares serão vendidos na hora, pelo valor de 60 reais.

 Para quem não puder comparecer ao evento, o livro já está disponível para pré-venda e pode ser adquirido na lojinha do selo literário, com broche, marcador de livro e frete grátis:

 https://carnavalize.lojaintegrada.com.br/matriarcas-do-samba-paulistano-pre-venda.


 


 Serviço

Lançamento do livro “Matriarcas do samba paulistano”, 364 páginas com caderno de imagens coloridas

Dia: 01/04

Horário: 14h às 17h

Local: Ateliê 397 - Rua Cruzeiro, 802 - Barra Funda, São Paulo/SP

 Projeto contemplado pelo Proac Expresso Direto - Edital 29/2021| Patrocinado pelo Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.


Comentários