Santa Maria da Serra, Areiópolis e São Manuel - Desembargadores do Furgão estreia temporada de apresentações de “O Ovo da Cuca”
Solo da atriz Ana Pessoa será apresentado em Santa Maria da Serra, Areiópolis e São Manuel, instigando o público a refletir se ainda temos liberdade para criar pensamentos próprios, mesmo diante de tantos monitoramentos, manipulação de notícias e mau uso de ferramentas tecnológicas.
Espetáculo “O Ovo da Cuca” será apresentado em Santa Maria da Serra, Areiópolis e São Manuel
De 25 a 27 de fevereiro de 2023 (sábado, domingo e segunda-feira), o grupo Desembargadores do Furgão realiza as primeiras apresentações da temporada de circulação do espetáculo “O Ovo da Cuca”, ação que faz parte do projeto “Povo das Caixas” contemplado no edital PROAC Nº02/2022.
As apresentações serão gratuitas e as primeiras cidades a receber o projeto serão Santa Maria da Serra, Areiópolis e São Manuel, no interior de São Paulo.
No dia 25 de fevereiro (sábado), às 10h, o grupo apresenta “O Ovo da Cuca” na Praça São Benedito, em Santa Maria da Serra. No domingo (26), às 15h, a apresentação acontece no Centro Comunitário de esporte e lazer do trabalhador (Clube), que fica no Centro de Areiópolis. E na segunda-feira, dia 27 de fevereiro, a apresentação acontece na sede do Projeto Sambavida, que fica na Vila São Geraldo, em São Manuel.
Embalada pela trilha sonora de um violoncelo, “O Ovo da Cuca” é uma peça que transita pelas linguagens do Teatro e da Dança. Bonecos alegóricos e máscaras formam uma sequência de imagens que retratam aspectos da liberdade, convidando o público a refletir sobre tantos processos complexos pelos quais a Humanidade passa na atualidade.
Como se fosse um portal de nascimento ou até uma passagem para um mundo paralelo, uma caixa artesanal de madeira e metal estacionada em um espaço vazio é o portal de onde irão emergir diversos seres simbólicos que, ao se relacionar com o público, irão surpreender através de imagens e sensações.
Um olho que tudo vigia observa as máquinas e prisões de um mundo regido pela alta velocidade, pelo consumo de imagens, pessoas, informações. A reprodução de discursos vazios e as opiniões formadas por tantas imposições, preconceitos, falsas informações. Humanos-massa, em massa.
“Em um mundo moderno, porém totalmente vigiado e monitorado, qual seria o significado da real liberdade? Diante de um cenário mundial repleto de discursos prontos, opiniões enlatadas, manipulação diária de notícias, robôs produtores de conteúdo e as tão faladas fake news, será que ainda possuímos a capacidade de distinguir verdadeiramente o que é um pensamento nosso e o que nos foi imposto a pensar?”, comenta Ana Pessoa, do grupo Desembargadores do Furgão.
O espetáculo lança mão de questionamentos que permeiam o cenário contemporâneo como o mau uso de ferramentas tecnológicas, o excesso de notícias falsas e a manipulação de dados, buscando entender como distinguir o que verdadeiramente se pensa e se ainda é livre o nosso pensamento.
O Ovo da Cuca é um espetáculo solo autoral de Ana Pessoa, desenvolvido de forma independente, durante meses de imersão em um processo artístico que instigou a atriz a inclusive construir, junto com a cenógrafa, Maria Zuquim, todos os objetos cênicos da montagem.
“A ideia inicial era refletir sobre a vida de uma mulher e suas etapas. Mas o mundo mudou e com ele minhas urgências. Deixei que as máscaras e os bonecos falassem e tomassem vida, e assim aprendi que LIBERDADE, mais do que uma palavra ou um conceito, é um ato contínuo”, comenta a atriz, que é formada pela UNICAMP e desenvolve uma pesquisa em máscaras desde 2012, quando estudou Kathakali na Índia com o mestre Gopalakrishna e Topeng em Bali, com o mestre I Made Djimat.
Em 2013, junto com outras três pessoas, a atriz fundou o Grupo Desembargadores do Furgão, no qual pesquisa a transposição das máscaras Balinesas para o contexto do teatro popular brasileiro.
O grupo já circulou por diversos festivais pelo Brasil, SESC’s, equipamentos de cultura, espaços públicos e participou de importantes circuitos culturais como o Circuito Municipal de São Paulo Circuito SESC de Artes e Circuito Tusp.
Informações: facebook/
Ficha Técnica: Realização: Grupo Desembargadores do Furgão | Concepção, direção e atuação: Ana Pessoa | Trilha sonora: Rafael Gandolfo | Cenário e figurino: Maria Zuquim | Operação de trilha: Aline Hernandes | Voz do Porco: Marcelo Moraes | Supervisão concepção de boneco: Rocio Paredes | Confecção de máscaras: Ana Pessoa | Pássaro de dedo: Azas.automatas | Fotografia: Ricardo Avellar | Cenotécnica: Marçal Justino | Costura: Rita de Cassia Martins Freitas | Assessoria de imprensa: Luciana Gandelini | Produção Executiva: Amanda Schmitz | Gerenciamento de mídias sociais: Mauriceia Rocha | Design Gráfico: Bruza Braza
Serviço: Temporada “O Ovo da Cuca”
Com grupo Desembargadores do Furgão
Sinopse: Uma caixa de madeira abre-se em um universo peculiar que se relaciona com o público. Máquinas-prisões. Olhos que tudo vigiam. Consumo de imagens, informações. Reprodução de discursos. Imposições, mentes censuradas, preconceitos. Homens e mulheres - massa, em massa. A peça é uma reflexão sobre diversos aspectos da liberdade por meio de máscaras, bonecos e objetos trazidos para cena, de forma simbólica e poética. Duração: 40 minutos
Classificação Livre
Grátis
Quando: 25 de fevereiro de 2023 (sábado) - Horário: 10h
Onde: Praça São Benedito - Santa Maria da Serra - SP
Quando: 26 de fevereiro de 2023 (domingo) - Horário: 15h
Onde: Centro Comunitário de esporte e lazer do trabalhador (Clube) - Endereço: Rua Dr. Pereira de Resende s/n - Centro - Areiópolis - SP
Quando: 27 de fevereiro de 2023 (segunda-feira) - Horário: 15h30
Onde: Projeto Sambavida - Endereço: R. Evaristo Albino Fabro, 147 - Vila São Geraldo - São Manuel- SP
Comentários
Postar um comentário