"O REMÉDIO É O SAMBA" com os cantores Paulo Luiz e Márcia Pacheco

 


Tradicional bloco de Copacabana - fundado há 23 anos por um grupo de médicos e por integrantes da Velha Guarda da Mangueira e da Velha Guarda do Salgueiro - leva samba para Duque de Caxias. Além do bloco, o evento gratuito conta com a participação especial do grupo de samba gospel “Chega mais pra Cristo”

 

O que a saúde tem a ver com o samba? Tudo!

 

Parte do poder da música resulta da capacidade de reduzir a ansiedade, desvia a atenção que a pessoa coloca no sofrimento e alivia a tensão. É por esse motivo que tanta gente fala que música é remédio.

 

No dia, 25 de fevereiro de 2023, (sábado), o tradicional bloco de carnaval “O REMÉDIO É O SAMBA” com os cantores Paulo Luiz e Márcia Pacheco (Xerém), levará a alegria do Carnaval para a FAZENDA PARAÍSO, o maior centro de recuperação de dependentes químicos do país, localizado em Xerém, Duque de Caxias. A apresentação gratuita na Fazenda Paraíso será realizada para 65 internos, os funcionários do local e o público em geral.

 

Durante a ação carnavalesca que conta com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através dos Editais Folia RJ 2023 – Bloco nas Ruas, os integrantes do bloco “O REMÉDIO É O SAMBA” com o sambista Paulo Luiz e a cantora Márcia Pacheco (Xerém), além do grupo de samba gospel “Chega mais pra Cristo”.

 

“Os integrantes estão sempre atentos aos acontecimentos da cidade, ano após ano, de forma natural, os integrantes buscam por novas interações musicais. Exemplo disso é a atual união do samba raiz com o movimento cultural cristão do samba gospel, especialmente pensada para a apresentação na Fazenda Paraíso”, destaca Márcio Marques, Museólogo e idealizador do projeto.

 


Elo entre a Saúde e a Cultura

Fundado no ano 2000 com apoio de médicos e pessoas apaixonadas pelo samba raiz, especialmente integrantes da Velha Guarda da Mangueira e do Salgueiro, o tradicional bloco de rua sempre arrastou milhares de foliões em Copacabana.

 

Mas, para além da folia de rua, o bloco “O REMÉDIO É O SAMBA” prima por construir pontes entre a saúde e a cultura, ao som do nosso samba e abraçando temas relacionados à saúde e ao bem-estar, sempre cumprindo uma agenda de cidadania.

 

Desse modo, levar neste ano à Fazenda Paraíso uma experiência diferente de alegria só reforça o compromisso do grupo com a cultura e a saúde mental e emocional das pessoas.

 

Só para exemplificar, em carnavais anteriores ao longo de seus 23 anos de história, o bloco “O REMÉDIO É O SAMBA” fez shows em benefício de desabrigados, distribuição de milhares de preservativos, foi o único bloco parceiro do HEMORIO ao lado das grandes escolas de samba em campanha de doação de sangue e realizou ações de conscientização em defesa do ciclista no trânsito e de prevenção ao câncer de pele.

 

Nesse sentido, “O Remédio é o Samba” firmou-se como um ponto de cultura do Ministério da Cultura (MinC), ao ter oferecido a crianças da rede pública de ensino, oficinas e aulas de audiovisual. Uma experiência em parceria com o Studio Escolas de Atores

 

Neste ano, soma-se à apresentação para os dependentes químicos em tratamento de reabilitação na Fazenda Paraíso, a realização de uma palestra na primeira semana de março, na Escola Municipal Joaquim da Silva Peçanha, também em Duque de Caxias.

 

O tema da conversa com os estudantes e profissionais de educação abordará a importância do carnaval carioca com a exibição do documentário "Para Onde vai o Carnaval Carioca?" – produzido pelo Bloco em 2021, com recursos da Lei Aldir Blanc.   A produção é da Vibe Agency.

 

SERVIÇO

Shows: Bloco Carnavalesco “O Remédio é o Samba” com os cantores Paulo Luiz e Márcia Pacheco (Xerém), além do grupo de samba gospel ‘Chega mais pra Cristo’.

Data: 25 de fevereiro (Sábado)

Local: Fazenda Paraíso – Duque de Caxias

Evento Gratuito

 

Comentários