LaMínima encerra temporada d'A Divina Farsa com encontros de profissionais do espetáculo

 


 

“O palhaço é uma coisa que você nem sabe definir o que é, mas ele te leva à loucura!”.

(Alice Viveiro de Castro, para o documentário

Pagliacci – 2017).

 

Compondo o projeto "La Máxima história do LaMínima - 25 anos", a companhia promove cinco encontros abertos com profissionais da criação do espetáculo e convidados. Nesses encontros, os profissionais envolvidos na criação do espetáculo da companhia falarão sobre o processo de criação do espetáculo inédito, em particular, e sobre os elementos que compõem a criação de um espetáculo, em geral, como desenvolvimento de dramaturgia, criação e aproveitamento de cenas, concepção de trilha sonora, desenvolvimento de linguagem, entre outros temas que surgirão da interação com os participantes.

O acesso aos encontros é gratuito e os interessados precisam reservar ingressos por meio da plataforma INTI do Itaú Cultural (https://itaucultural-eventos.byinti.com/#/event/encontrocomprofissionais-processosdeconcepodadivinafarsa)

 

Abaixo, seguem as informações de cada um dos encontros:




DRAMATURGIA & PALHAÇARIA - 22/fevereiro, quarta - às 16h
Para garantir um espetáculo cômico é preciso o jogo intenso e sincero entre o artista e o público. Se o segundo não responde, por meio do riso, ao que é proposto em cena, é o primeiro que precisa se adequar. Ao final, o que realmente “deu certo” se torna dramaturgia em forma de texto, música ou gestos. O registro do trabalho artístico não é somente um exercício de memória, é também uma forma de preservar e dar continuidade ao processo de transmissão de informação, tão necessária à formação dos profissionais. Nesse encontro composto pelos artistas do LaMínima (Fernando Sampaio, Fernando Paz e Filipe Bregantim) e dramaturgos convidados - Alessandro Toller e Newton Moreno, falaremos do processo colaborativo de estruturação do espetáculo da companhia.



NOVAS FORMAS DE HUMOR - 23/fev, quinta às 16h
O embate entre o conservadorismo intolerante e o arquétipo do palhaço, envolve o espectador em sua plenitude. Nos últimos anos o conceito e técnicas do humor passam por revisões de representatividade em seus discursos e direcionamentos. O que antes era completamente aceitável como cômico envolvendo gênero, raça, política, sexualidade e outros temas e públicos da sociedade, hoje corre o risco de ser enquadrado como preconceituoso e depreciativo. Do que, ou de quem podemos rir hoje? Qual é o jogo que vale a pena jogar? Esta é a base de discussão deste encontro proposto neste projeto. Diferentes representações do humor questionando olhando para sua própria obra e sua adaptação na sociedade. Para esse encontro, a princípio contaremos com os artistas do LaMínima (Fernando Sampaio, Fernando Paz e Filipe Bregantim) e a cartunista Laerte.




MUSICALIDADE EXCÊNTRICA - 24/fev, sexta às 16h
A trilha sonora é um composto fundamental de nosso teatro. A cada encenação, novas propostas, instrumentos e elementos musicais são inseridos e agregados ao acervo da companhia. Geralmente com o interesse de extrair música onde antes não se imaginava. Neste encontro abordaremos como a musicalidade faz parte do aprimoramento e ampliação do palhaço e como aplicamos esses fundamentos em nosso repertório. Para este encontro convidamos Marcelo Pellegrini, autor da trilha de 11 dos 17 espetáculos do LaMínima, e os artistas do LaMínima (Fernando Sampaio, Fernando Paz e Filipe Bregantim).




DIREÇÃO ARTÍSTICA - 25/fev, sábado às 16h
Encontro entre artistas do LaMínima (Fernando Sampaio, Fernando Paz e Filipe Bregantim) e a diretora Sandra Corveloni sobre o processo de concepção e direção do espetáculo e o trabalho colaborativo do grupo.



MITOLOGIAS - 26/fev, domingo às 15h
São muitos os panteões e mitologias existentes e controlar e administrar este imaginário popular torna-se uma forma estratégia de poder e subjulgo de nações inteiras ao mesmo tempo que define a cultura de um povo. Propomos discutir os aspectos de construção de mitologias e/ ou mitos e suas implicações no cotidiano. Convidado confirmado: Eduardo Tolentino.

 

Este projeto foi contemplado pela 37ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo — Secretaria Municipal de Cultura

 

Serviço do espetáculo:
A Divina Farsa

LaMínima

Sala Itaú Cultural (Piso Térreo)

Capacidade: 224 lugares

Itaú Cultural

Av. Paulista 149 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01311-000

De 1 a 26 de fevereiro, de quarta-feira a domingo

Horário: quarta, quinta, sexta e sábado 20h e domingo e feriados 19h

Entrada gratuita

Reservas de ingressos na semana anterior às sessões através plataforma INTI – acesso pelo site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br

Essa temporada contará com acessibilidade em libras em todas as sessões.

 

Informações para a imprensa LaMínima:

Canal Aberto Assessoria de Imprensa

Márcia Marques - marcia@canalaberto.com.br - 11 99126 0425

Carol Zeferino - carol@canalaberto.com.br - 11 99425 1328

Daniele Valério - daniele@canalaberto.com.br - 11 98435 6614

 

Informações para a imprensa Itaú Cultural:

Conteúdo Comunicação

Cristina R. Durán - cristina.duran@conteudonet.com - 11 98860 9188

Larissa Corrêa - larissa.correa@terceiros.itaucultural.org.br - 11 98139 9786 / 99722 1137

Mariana Zoboli - mariana.zoboli@conteudonet.com - 11 98971 0773

Vinicius Magalhães - vinicius.magalhaes@conteudonet.com - 11 99295 7997

Comentários