O novo presidente da Fundação Palmares volta às terras paulistas com o seu bloco e aproveita para visitar o quilombo carnavalesco a Agremiação Sociedade Recreativa Beneficente e Esportiva do Lavapés Pirata Negro - Escola de Samba Lavapés Pirata Negro, fundada por Madrinha Eunice, situada na zona sul, no bairro Vl. Encontro, é uma das mais antigas que aniversariou no último sábado 11.03.23, comemorando 86 anos de história.
A chuva não impediu o ensaio final da escola e a comemoração. À frente da presidência Aílton Graça, ator, criado no samba, nacionalmente conhecido por seus personagens como o traficante Majestade, no filme "Carandiru", que recebeu o pavilhão da escola em 2019, desde então, tem se empenhado em manter as narrativas pretas da tradição e cultura afro-brasileira.
João Jorge parabenizou Graça pela escola, o compromisso com a cultura e o trabalho desenvolvido à frente de sua comunidade. Na conversa convergente, entende-se que a escola de samba é lugar de fortalecimento de saberes e de valores, mas também é de geração de renda e inclusão produtiva, onde a indústria criativa da folia deve ser trabalhada com objetivo de não perder sua essência identitária. Preservar e fortalecer as manifestações culturais é um desafio por trás das escolas e agremiações à serem alcançadas por todos nós.
Privilégio de fazer parte deste encontro que sela o novo momento que irá passar à CULTURA do nosso país que sofreu nos últimos anos com a desfaçatez de quem não respeita à cultura afro brasileira e atualmente tem a frente uma aguerrida mulher à Ministra Margareth Menezes e na nossa Fundação Palmares João Jorge o produtor cultural, nosso comandante advogado e mestre em Direito pela Universidade de Brasília (UnB).
@ailton_graca_oficial
@lavapespiratanegrooficial
imagens créditos: @pcesarlima74
@fundaçãopalmares
Comentários
Postar um comentário